Blog Saúde Bucal

Envelhecimento precoce dos dentes: quais são as causas e como evitar?

Com o passar dos anos, enfrentamos muitas mudanças — na vida e no nosso corpo. Para evitarmos os problemas comuns da idade, precisamos cuidar da nossa saúde. Uma situação que nem todo mundo presta atenção é o envelhecimento dos dentes.

Neste texto, contamos um pouco do efeito do tempo sobre os dentes, como ocorre esse processo, de que modo evitar um envelhecimento precoce e alguns sinais de que isso está acontecendo. Continue a leitura do post e saiba como manter a sua saúde bucal em dia!

O que é o envelhecimento dos dentes?

Os dentes são constituídos de uma polpa interna, da dentina e do esmalte. Esses elementos são ligados pelos odontoblastos, células importantes e responsáveis por produzirem a dentina.

Os odontoblastos envelhecem naturalmente, mas isso também pode acontecer precocemente, devido à ingestão de alguns alimentos e bebidas ou de hábitos ruins. Isso causa o envelhecimento não natural dos dentes, que pode ser evitado.

Quais são os sinais do envelhecimento dos dentes?

Assim como a pele demonstra traços de envelhecimento, os dentes também apresentam características que apontam seu desgaste e envelhecimento. Isso é comum nas pessoas idosas, pois elas já passam por um processo natural, mas se indivíduos mais novos sofrerem com tais aspectos, pode ser um envelhecimento precoce. 

Confira alguns sinais disso:

  • alterações na cor;
  • dentes mais curtos;
  • movimentações nos dentes;
  • margens perceptivelmente desgastadas;
  • aparecimento da raiz, devido à retração gengival.

Como evitar o envelhecimento precoce dos dentes?

Como mencionado antes, o envelhecimento não natural pode ser impedido com hábitos bucais saudáveis e outras medidas. Falaremos delas a seguir. Confira!

Beba bastante água

A água é fundamental para diversas funcionalidades do organismo e evita inúmeros problemas em diferentes sistemas do corpo.

Ingerir água regularmente estimula a produção de saliva. Essa substância é composta por cerca de 95% de água e equilibra o pH da boca. Além disso, ambos os líquidos contribuem para uma limpeza superficial dos dentes durante o dia.

Preste atenção na sua alimentação

As comidas afetam diretamente os dentes, afinal, elas entram em contato com eles. Além do clichê “mantenha uma dieta saudável, com vegetais, legumes, frutas e uma variedade de alimentos não industrializados”, é importante evitar ou reduzir a ingestão de açúcar, gordura e sódio, pois esses nutrientes causam cáries, gengivite e mau hálito. Alimentos cítricos também podem provocar uma erosão nos dentes, quando consumidos em exagero.

Invista em um cardápio rico em cálcio, fibras e vitamina, pois esses nutrientes conseguem manter os dentes mais fortes e saudáveis, prevenindo o envelhecimento precoce deles.

Escove os dentes corretamente

Sabemos que é indispensável escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as refeições, mas muita gente não conhece o tempo de espera necessário para fazer isso.

É preciso aguardar 30 minutos depois de comer para escovar os dentes. Antes disso, a boca ainda está muito ácida, e os dentes ficam desprotegidos contra bactérias. A saliva produzida nesse intervalo vai equilibrar o pH e proteger os dentes das bactérias espalhadas na escovação.

Vá ao dentista regularmente

O ideal é visitar o dentista, no mínimo, uma vez a cada seis meses. Nessa consulta de rotina, ele avalia os dentes, faz procedimentos básicos, como a profilaxia, observa se há cáries — em caso positivo, faz o tratamento — e solicita exames de imagem, caso considere necessário. O profissional verifica, ainda, se seus dentes passam por um envelhecimento precoce, orientando a respeito das melhores práticas para evitar a situação.

Quais são as consequências do envelhecimento precoce dos dentes?

O envelhecimento dos dentes provoca um desgaste no esmalte, e essa parte não se regenera. O esmalte é crucial para os dentes, pois os protege de cáries e da sensibilidade excessiva — já que recobre a dentina e os nervos, componentes sensíveis dos dentes.

Além disso, o envelhecimento precoce gera desgastes exagerados, não naturais para a idade da pessoa, que tornam a saúde bucal suscetível a diversos problemas e patologias, levando até à perda de dentes.

Agora, você já sabe mais sobre o envelhecimento dos dentes e pode se cuidar para impedir que isso aconteça. Siga as nossas dicas, faça a higiene bucal corretamente e visite o dentista com regularidade.

Se você gostou de saber mais sobre o assunto, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Dicas

Conheça 8 causas do ressecamento labial

O ressecamento labial, comum em diversas pessoas, é uma sensação incômoda. Ele pode aparecer por diferentes motivos – devido a mudanças climáticas, por exemplo –

Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada