A articulação temporomandibular (ATM) é uma região do corpo onde podem ocorrer as disfunções temporomandibulares (D-ATM). Essas, por sua vez, são um grupo de condições que causam incômodo na região facial, como dificuldades para abrir ou fechar a boca, dor no maxilar e zumbidos no ouvido.
Neste post, falamos sobre o que é ATM, quais problemas podem surgir nessa região, quais são suas características, seus sintomas, suas causas e como é seu tratamento. Ficou interessado? Então, continue a leitura para saber mais!
Afinal, o que é ATM?
A ATM (considerada uma das articulações mais complexas do corpo humano) é responsável pelos movimentos da mandíbula. Ou seja, é ela que permite a abertura e o fechamento da boca.
Como ela liga a mandíbula ao osso temporal, permite a fala, a mordida, a mastigação e até o ato de engolir. O problema ocorre quando surgem disfunções nessa articulação, as D-ATM.
Quais são as características das D-ATM?
As D-ATM são modificações da ATM. Elas representam, portanto, os problemas relacionados ao funcionamento desse sistema — que se relaciona com os ossos, os ligamentos, os músculos e os discos.
Com isso, os simples atos de abrir a boca, mastigar, bocejar ou até sorrir tornam-se ações doloridas e difíceis de serem realizadas. Entre os principais sintomas do problema estão:
- um estalo ao abrir ou fechar a boca, com a sensação de desencaixe do maxilar;
- dores de ouvido;
- dores de cabeça;
- pressão atrás dos olhos;
- travamento das mandíbulas;
- inchaço na lateral do rosto;
- zumbido no ouvido;
- maleabilidade dos músculos da mandíbula;
- alteração no encaixe entre as arcadas dentárias superior e inferior.
Como surgem as D-ATM?
As causas para as D-ATM são diversas. Geralmente, elas estão relacionadas a traumas na mandíbula, fatores emocionais (como ansiedade, tensão muscular e estresse), algum deslocamento e até hábitos inadequados, como morder tampas de caneta, roer unhas e ranger os dentes.
Existem, ainda, outras causas que podem ser associadas ao problema, além de fatores de risco que contribuem para o seu surgimento. São eles:
- problemas nas articulações;
- artrite na articulação temporomandibular;
- falta de sono;
- postura inadequada, que atinge os músculos do rosto e do pescoço;
- uso excessivo e incorreto de aparelhos ortodônticos.
Como tratar o problema?
O tratamento para as D-ATM depende do diagnóstico. É o profissional, dentista ou cirurgião bucomaxilar, que analisa cada situação, examina exames e indica o melhor método para cuidar da condição.
Em algumas situações, como traumas ou tensão causada por estresse, os sinais podem ser amenizados sem tratamento específico. Todavia, caso os sintomas persistam, o médico deve fazer as recomendações necessárias. Entre elas, é possível:
- usar medicamentos para aliviar as dores;
- adotar terapias diversas, como fisioterapia nos músculos do maxilar e terapia psicológica;
- optar pela cirurgia.
Agora que você já sabe o que é ATM, o que causa as D-ATM e quais sinais devem ser observados, fique atento e procure um profissional se sentir os sintomas. Não se esqueça de que uma clínica odontológica pode relacionar a saúde bucal à estética do sorriso.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem atentos aos sintomas do problema.