Quando um dente sofre algum dano devido à cárie, por desgaste do bruxismo ou por conta de um trauma é preciso realizar uma restauração dentária. No entanto, existem diferentes tipos de restauração de dente, como a direta ou indireta. Além disso, o dentista pode usar diferentes materiais nesse procedimento.
A escolha do tipo do tratamento vai depender da gravidade da lesão, seu local no dente e na arcada. Sem contar que é possível escolher um material pensando ainda nas questões estéticas.
Quer descobrir os principais materiais utilizados na restauração dentária? Não deixe de conferir as informações reunidas neste post!
Qual é o objetivo da restauração dentária?
O principal objetivo do procedimento de restauração dentária é devolver ao dente sua forma e função. Dentes quebrados, trincados ou com cáries podem ter a anatomia alterada e, portanto, precisam ser restaurados.
A vantagem é que a restauração é um procedimento rápido e realizado de forma a desgastar o elemento dental o mínimo possível.
Quais materiais são utilizados na restauração direta?
A restauração direta é indicada para casos mais leves, em que o desgaste do dente é menor. Desse modo, os materiais são inseridos diretamente nos dentes do paciente, preenchendo a área afetada.
A ideia é que o sorriso fique natural e que não haja incômodos na mastigação. Entre os materiais utilizados na restauração direta estão:
- resina composta — é o material mais utilizado para fazer a restauração do dente. Apresenta diferentes tonalidades, é durável, fácil de manipular e fixa muito bem. No entanto, pode manchar mais facilmente;
- amálgama — é uma liga metálica que tinha um amplo uso nas restaurações antigamente. Tem como vantagem a alta resistência, mas seu ponto negativo é quanto à estética, pois tem uma tonalidade cinza metálica.
Quais materiais são utilizados na restauração indireta?
Entre os tipos de restauração de dente, temos a indireta, que é o tratamento indicado para lesões maiores na estrutura dental, como no caso dos tratamentos de canal radicular ou quando a coroa é muito afetada.
Realizar essa restauração pode ser interessante para os dentes anteriores, que são aqueles que aparecem ao falar ou sorrir. Pode também ser uma alternativa para pacientes que têm a restauração de resina que manchou ou de amálgama e quer trocá-la por um material mais estético.
Nesse caso, a peça que será utilizada é feita em laboratório protético depois que o dentista faz a moldagem na boca do paciente. Depois de pronta, o dentista fixa o material na área afetada com um cimento odontológico.
Nesse tratamento, a porcelana tem amplo uso, apresentando como vantagem um resultado estético superior. Além disso, é um material cerâmico que tem alta durabilidade, resistência e um acabamento de melhor qualidade. Apresenta ainda um risco menor de fratura, trazendo mais tranquilidade para o paciente.
Há ainda diversas outras opções de materiais, como o cerômero que mistura porcelana e resina, podendo deixar o custo do tratamento menor. É um material que tem boa durabilidade e estética.
Como você viu, os materiais utilizados nos tipos de restauração de dente podem ser diferentes. É preciso que o paciente entenda como será o resultado com cada um e receber a orientação do dentista para que o preenchimento utilizado seja o ideal.
Quer saber mais sobre saúde bucal? Descubra os prejuízos da perda óssea para o seu sorriso!