Blog Saúde Bucal

Conheça as diferenças entre clareamento e branqueamento dental

Você acha que clareamento e branqueamento são exatamente a mesma coisa? Para a odontologia, não são. Apesar de muitas pessoas confundirem os dois, ambos são procedimentos diferentes voltados para cuidar da estética e também da funcionalidade dos dentes.

Neste texto, nós vamos explicar as principais diferenças entre o clareamento e o branqueamento dental, o que é cada um deles, além de dar dicas de como escolher a melhor opção. Fique com a gente e descubra mais a respeito.

Qual a diferença entre clareamento e branqueamento?

Os nomes parecidos enganam muita gente, mas cada técnica usa recursos diferentes para alcançar, também, finalidades distintas. Por isso, é crucial conhecê-las para saber qual delas escolher de acordo com as suas necessidades. Explicamos as diferenças nos tópicos a seguir. Confira!

Branqueamento

Este procedimento consiste em branquear os dentes, isto é, mudar o aspecto deles com substâncias e/ou próteses, como as lentes de contato e as facetas. O branqueamento realmente controla a cor dos dentes, além de interferir no formato deles, quando são aplicadas as lentes e facetas. Por isso, é um procedimento mais invasivo que o clareamento.

Clareamento

Já este método trata-se de clarear os dentes, ou seja, remover as manchas e o amarelamento da dentina e do esmalte. Nesse caso, não ocorre a alteração da cor e apenas os pigmentos extremamente impregnados nos dentes são retirados. Isso pode ser feito por meio de diferentes técnicas:

  • Clareamento dental a laser: é usado um gel clareador especial nos dentes e, sobre ele, um laser, o qual intensifica o efeito abrasivo e clareador da substância;
  • Clareamento dental caseiro: com um molde dentário, criado pelo dentista, e o gel clareador, o próprio paciente insere o creme nos dentes por um determinado período até eliminar as manchas e o amarelado;
  • Fita de clareamento dental: é uma fita com um produto abrasivo que remove as pigmentações dos dentes frontais. Essa técnica é mais simples, rápida e acessível, ideal para momentos urgentes, mas o efeito dura menos tempo.

Como optar pela alternativa ideal?

De modo muito geral, se você apenas demonstra insatisfação em relação às manchas e ao amarelamento dos dentes, isso pode ser sanado com o clareamento. De qualquer forma, é preciso ir ao dentista para ver a melhor técnica, já que entre o clareamento a laser e o caseiro pode haver contraindicações, além da diferença de valores. O profissional vai solicitar exames e avaliar sua saúde bucal antes de indicar o tipo de clareamento adequado.

Já o branqueamento é mais invasivo, então esse é outro aspecto para entrar na balança na hora de escolher. Ainda, quando tal procedimento é realizado por meio de facetas e lentes de contato, ele pode modificar a forma dos dentes. Logo, se você tem algum problema relacionado ao formato deles, essas próteses podem ser uma solução. Nesse caso, além da estética, o branqueamento influencia na funcionalidade dos dentes, que, por vezes, não apresentam uma mordedura ideal.

Independentemente da sua dúvida entre clareamento e branqueamento, a visita ao dentista é indispensável. Ele é a melhor pessoa para lhe apontar uma solução efetiva para o seu problema, pois vai examinar sua situação bucal detalhadamente e indicar o procedimento ideal.

Caso você tenha se interessado pelo clareamento dental, confira mais informações sobre cada tipo!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Dicas

Conheça 8 causas do ressecamento labial

O ressecamento labial, comum em diversas pessoas, é uma sensação incômoda. Ele pode aparecer por diferentes motivos – devido a mudanças climáticas, por exemplo –

Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada