Muitas pessoas, com o desejo de ficar com o sorriso brilhante, usam métodos para deixar os dentes mais claros. O clareamento dental é uma técnica bastante procurada, já que consegue trazer resultados estéticos efetivos em pouco tempo, dependendo do método escolhido. Entretanto, muitos que procuram esse tratamento têm receios e questionam: o clareamento dental dói?
Neste conteúdo, vamos responder a essa pergunta, além de explicar alguns benefícios do clareamento e formas de lidar com possíveis desconfortos. Fique com a gente e confira mais a seguir!
O clareamento dental dói?
Sim, mas é uma dor suportável e temporária. Há certa sensibilidade nos dentes porque o gel aplicado neles alcança a parte mais profunda, ultrapassando o esmalte e alcançando a dentina. Esse interior contém terminações que ficam sensibilizadas pelo contato com o produto.
Quando a substância é manipulada de modo preciso, por um especialista, na medida correta e pelo tempo exato de exposição, não causa danos aos dentes, sejam visíveis ou não.
De maneira geral, a sensibilidade e a dor duram cerca de duas semanas. Se o incômodo ultrapassar esse período ou ficar insuportável, a ponto de impossibilitar tarefas do dia a dia, como comer e falar, o paciente deve procurar o dentista responsável pelo clareamento.
Como amenizar a dor após o clareamento dental?
A sensibilidade não é algo incomum nos dentes e não acontece somente por causa do clareamento. Há algumas medidas que podem reduzi-la ou até fazer com que desapareça, dependendo da sua intensidade. Nos tópicos a seguir, vamos apontar algumas delas. Confira!
Faça uma boa higienização
Isso é básico, mas é sempre bom lembrar: limpe com disciplina os dentes. A formação de placa bacteriana pode causar cáries, tártaro, gengivite, periodontite, lembrando que um dos sintomas de algumas dessas doenças bucais é justamente a sensibilidade dentária. Ou seja, se você já está com dor e sensibilidade, não cuidar dos dentes só vai piorar mais esses desconfortos. Por essa razão, é indispensável:
- escovar os dentes depois das refeições (ou seja, pelo menos três vezes ao dia) com uma escova de cerdas bem macias;
- passar o fio dental antes de ir para a cama;
- usar enxaguante bucal pelo menos antes de dormir;
- não exagerar nos doces e sempre escovar os dentes após consumi-los.
Use um creme dental específico
Complementar à dica anterior, esta diz respeito ao tipo de creme dental que você deve usar na escovação. Há categorias próprias para dentes sensíveis, que ajudam a reduzir esse incômodo e, por consequência, a dor.
É sempre necessário que o produto contenha flúor, pois essa substância é imprescindível para o esmalte dos dentes, tornando-o mais resistente ao processo de perda de minerais. Nesse caso, você pode pedir uma indicação ao seu dentista.
Siga as recomendações do profissional
Procedimentos estéticos e de saúde sem o acompanhamento adequado de um especialista podem ser muito danosos ao paciente. Além disso, no caso de um clareamento dental, não basta visitar o dentista; é imprescindível seguir as recomendações do profissional.
Há um tipo de clareamento feito em casa, pelo próprio interessado, a partir das instruções do dentista. Nesse caso, a atenção deve ser dobrada, pois é o próprio paciente quem vai colocar um determinado volume de gel clareador sobre os dentes, durante um tempo e por um número específico de dias. Não seguir tais ordens corretamente, além de ser prejudicial aos resultados, pode ser perigoso.
Por exemplo, a aplicação exagerada do gel clareador é capaz de queimar a mucosa da boca, gengiva, lábios e língua, além de danificar o esmalte dos dentes. Logo, siga os conselhos do dentista com cuidado.
Não faça o procedimento sem procurar uma clínica odontológica
Primeiro, é preciso lembrar que o clareamento caseiro ao qual nos referimos não é uma receita nem uma técnica não especializada. Para realizá-lo, você tem que consultar um dentista.
Muitas pessoas acreditam em métodos domésticos que encontram na internet achando que são seguros e eficazes. Apesar de alguns procedimentos serem até efetivos no que diz respeito ao clareamento, eles não são seguros, pois desgastam o esmalte dos dentes.
Consequentemente, isso vai gerar dor e sensibilidade mais intensas do que as causadas por uma técnica executada pelo dentista. Além disso, pode acarretar outros problemas, como queimaduras no interior da boca e nos lábios e intoxicação.
Após o clareamento profissional, também não é indicado usar qualquer tipo de substância ou receita caseira para tratar a sensibilidade ou a dor, apenas um creme dental específico para dentes sensíveis, e o ideal é pedir a recomendação do produto ao responsável pelo tratamento.
Evite alguns alimentos e maus hábitos
Alguns alimentos, como os ácidos, podem causar mais dor graças ao seu pH, que potencializa o estado de sensibilidade dos dentes. Logo, não coma frutas nem tome sucos cítricos. Bebidas e comidas muito quentes ou geladas também são capazes de aumentar o desconforto durante a sensibilidade dental elevada, então é bom evitá-las.
De modo geral, o dentista já vai contraindicar bebidas e comidas com corantes ou colorações muito fortes devido à possibilidade de manchar os dentes. Alguns itens que devem ser evitados são:
- café;
- beterraba;
- molho de tomate;
- chocolate e derivados;
- sucos, iogurtes e refrigerantes de uva ou vinho tinto.
Além disso, não consuma temperos muito fortes e alimentos muito duros, como pé de moleque, uma vez que também vão provocar bastante incômodo.
Por fim, existem hábitos muito nocivos, mas comuns, como:
- roer unhas;
- morder tampas de caneta;
- fumar cigarros, charutos ou cachimbos.
Essas práticas são muito prejudiciais aos dentes, porque podem causar fraturas, o desgaste do esmalte, manchas, entre outros danos. Portanto, livre-se delas!
O clareamento dental pode ser realizado de modo efetivo e seguro, mas, para isso, é importante que seja feito em um consultório conceituado. Nós, da Sorridents, temos mais de 170 unidades espalhadas pelo país e, com certeza, podemos oferecer esse tratamento perto de você.
Em nossas clínicas, é possível encontrar dentistas graduados em diferentes especialidades da odontologia e equipamentos com tecnologia sofisticada. Além disso, nossa recepção e as áreas comuns são confortáveis, com profissionais treinados para atender de forma humanizada.
Agora que já descobriu se o clareamento dental dói, pode marcar uma consulta para o dentista examinar a sua saúde bucal e explicar sobre o melhor procedimento para você!
Entre em contato conosco e conheça nossos procedimentos dentários!