Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Aprenda como limpar a escova de dente e evitar contaminações!


como limpar a escova de dente e evitar contaminações

A higiene bucal é uma medida muito importante para a saúde do corpo como um todo. Existem diversos tipos de contaminações que podem ser contraídas ao ignorar a higiene dos dentes e da boca. Por isso, é muito importante saber como limpar a escova de dentes apropriadamente.

Neste texto, você vai aprender uma série de dicas para higienizar o material. Apenas lavar a escova com água depois da escovação não é o suficiente para livrá-la da ação das bactérias. Há maneiras muito mais eficazes de limpar o dispositivo, seja com cerdas comuns, seja o produto elétrico.

Além disso, descubra no conteúdo por que é importante fazer a limpeza (que remove até 900 tipos de bactérias), saiba com que frequência repetir a higienização e qual o melhor modo de armazenar o produto. Comece a leitura e conheça como manter a escova de dente limpa e melhorar a sua saúde bucal!

Qual a importância de limpar a escova de dentes?

Antes de explorar o assunto, é importante entender que a escova dental não serve apenas para deixar uma sensação de frescor e limpeza na boca. As cerdas do produto, com o creme dental orientado pelo dentista, conseguem desorganizar a placa bacteriana, composta por organismos que levam à cárie, à gengivite e à periodontite.

Remover o biofilme na região da gengiva é considerado por especialistas como principal prevenção a essas e outras doenças sérias na boca. Por outro lado, após a remoção do biofilme, uma mistura de saliva, restos alimentares e bactérias podem ficar retidos no meio das cerdas da escova, servindo como verdadeiros criadouros.

De maneira geral, existem mais de 900 tipos de bactérias que podem sobreviver durante um dia inteiro no meio das cerdas das escovas. Elas passam esse tempo todo esperando a primeira oportunidade de voltar para o seu ambiente mais favorável: a nossa boca. 

O local onde guardamos a escova, o banheiro, também traz preocupação, pois há presença de diversas bactérias, inclusive de coliformes. Esse é mais um motivo que mostra a importância de se limpar o utensílio de escovação dos dentes. Por isso, é essencial usar produtos com ação antimicrobiana para limpeza das escovas.

Com que frequência devo trocar a escova de dentes?

A dúvida que fica nesse momento é: com que frequência trocar a escova? Para responder à pergunta, saiba que o ideal é substituir o produto a cada 3 meses, assim, é possível evitar o acúmulo de bactérias, manter a segurança microbiológica e restaurar as propriedades de limpeza da mesma.

Além disso, as cerdas são fundamentais para a limpeza da boca e, não à toa, elas têm que estar em boas condições. É importante se lembrar de que a escova ideal deve ter um design simples, sem irregularidades, a fim de dificultar a fixação e a proliferação de micro-organismos.

Como a escova de dentes deve ser armazenada?

A armazenação da escova é uma etapa bastante importante para quem deseja manter o produto limpo, pois o banheiro é um local com presença de inúmeras bactérias, como os coliformes (grupos de micro-organismos que indicam contaminação), os quais podem aderir às cerdas.

Para evitar contaminação, a escova deve ser mantida em um copo ou em um suporte, dentro do armário do banheiro, com o corpo para baixo e as cerdas para cima. Não é indicado o contato com outras escovas, pois isso pode causar a transferência de bactérias de uma pessoa para outra.

A menos que a escova seja embebida periodicamente em solução antisséptica, ela não deve ser coberta com nenhum objeto, nem mesmo tampas plásticas. A explicação para esse cuidado é que a umidade e o abafamento podem levar ao crescimento de fungos ou até mesmo estimular a proliferação de micro-organismos.

De que maneira a escova de dentes deve ser higienizada?

Para quem está com dúvida a respeito de como higienizar a escova, indica-se, antes do uso, borrifar uma solução de gluconato de clorexidina a 0,12% nas cerdas do produto, pois a substância consegue agir contra os micro-organismos, evitando que tenham novamente contato com a boca do paciente.

Apesar de o nome parecer estranho, a solução antibacteriana pode ser adquirida facilmente em farmácias de manipulação. No entanto, existem alguns enxaguantes bucais com esse princípio ativo que podem ser encontrados em farmácias convencionais.

Entretanto, tenha atenção: é importante consultar o seu dentista e não utilizar esses produtos para outro fim que não seja a limpeza da escova de dentes, sem o consentimento e a prescrição do profissional responsável por sua saúde bucal.

Lembre-se de enxaguar bem a escova antes de colocar a quantidade necessária de pasta de dentes para a escovação. Após o uso, bata o cabo na borda da pia e seque as cerdas com papel toalha ou papel descartável, a fim de diminuir a umidade. Utilizar toalhas ou panos para enxugar pode deixar resíduos na escova.

O que não é indicado para limpar a escova de dente?

Você já sabe por que investir na limpeza da escova de dente, mas há cuidados necessários para não danificar o material, a exemplo de utilizar apenas produtos adequados para higienização e certificar-se de que não ficaram restos de alimento nas cerdas.

Utilizar produtos inadequados

A escova fica em contato direto com as bactérias bucais e deve ser limpa regularmente, mas utilizar produtos inadequados pode causar o efeito contrário, estragando o utensílio e aumentando perigo de contaminação. Por isso, escolha sempre o enxaguante bucal indicado por seu dentista para higienizar as cerdas, lembrando-se sempre de trocar a escova de três em três meses.

Não retirar os resíduos

A saúde oral depende da limpeza que você realiza diariamente e das idas constantes ao consultório do dentista, mas manter a escova dental limpa é parte imprescindível do processo. Assim, além de matar as bactérias presentes nas cerdas com enxaguante, você deve verificar se ficou algum resíduo na escova após o uso.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


É normal que partes de alimentos fiquem presas nas cerdas do produto bucal. Para evitar mais proliferação de bactéria, remova qualquer resíduo e certifique-se de apenas armazenar a escova após borrifadas de enxaguante bucal.

Você aprendeu, até este ponto, por que limpar a escova de dentes, mas como praticar esse hábito? Apesar de nos preocuparmos muito com a saúde, nos esquecemos às vezes de procedimentos simples que podem ajudar bastante a ter um sorriso harmônico.

Como limpar a escova de dente simples?

Você já sabe, até o momento, por que cuidar da saúde dental com uma higienização diária, que evita o acúmulo de restos de alimentos e a proliferação de bactérias. Contudo, não basta apenas utilizar utensílios corretos para fazer escovação, é preciso deixar a escova dental limpa.

O processo pode ser concluído de forma prática, seguindo quatro passos, desde a limpeza do material com enxaguante (cujas substâncias controlam possíveis sujeiras) até a remoção do excesso de água nas cerdas.

Passo 1

Use uma embalagem comum de spray para armazenar o enxaguante bucal de sua preferência. Os dentistas recomendam aqueles que contêm a substância digluconato de clorexidina, pois esses são mais efetivos.

Passo 2

Depois da sua última escovação do dia, antes de ir dormir, borrife o enxaguante bucal nas cerdas e na cabeça das escovas. Guarde as mesmas em armários, não deixando que fiquem expostas na pia. Isso é muito importante, já que nenhum outro cômodo da casa está mais sujeito a contaminações do que o banheiro.

Passo 3

Na primeira escovação da manhã, passe água corrente na cabeça e cerdas da escova para eliminar as bactérias mortas que se acumularam por ali.

Passo 4

Depois de escovar os dentes, lave a escova novamente com bastante água. Para retirar o excesso, não use a toalha de rosto. Apenas bata o cabo da escova na pia. Repita o processo diariamente em todas as escovas de dente da sua casa.

Como limpar a escova de dente elétrica?

Agora, como higienizar a escova de dente elétrica? O equipamento requer alguns cuidados que se distinguem do passo a passo aplicado à escova simples.

Para realizar a escovação sem medo, basta seguir estes quatro pontos: limpeza da parte removível com água e enxaguante, remoção de sujeira no cabo e armazenação do material em lugar adequado.

Passo 1

É importante limpar pelo menos a parte removível das escolas elétricas após cada escovação. Para isso, limpe com água corrente a cabeça e as cerdas da escova.

Passo 2

O processo de limpeza com enxaguante bucal é similar ao das escovas normais e deve ser feito ao menos uma vez ao dia. Dessa forma, a escova estará livre de bactérias.

Passo 3

O cabo da escova elétrica também precisa ser higienizado para retirar o pó e a sujeira que possam estar acumulados. Para isso, utilize um pano com um pouco de água e limpe com cuidado para não danificar o interior do aparelho. Limpar a área que se encaixa na parte removível também é importante. Para isso, utilize um cotonete de ouvido.

Passo 4

Armazene sua escova elétrica em locais fechados e use uma tampa para proteger os filamentos da escova contra pó e possíveis contaminações do ambiente. Incentivar as crianças e manter a própria escovação em dia é essencial para a saúde bucal. Mais do que isso, é preciso estar atento aos detalhes que fazem com que a higienização seja completa. Com essas dicas sobre como limpar a escova de dente, já vai ser possível melhorar e muito a saúde bucal da sua família.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre a importância de limpar a escova de dentes e como fazer essa higienização que controla a proliferação de mais de 900 tipos de bactérias. Com uma boa limpeza e uma adequada armazenação do material, você consegue manter a saúde, prevenindo-se de doenças bucais.

Para ter acesso exclusivo a textos sobre saúde bucal e cuidados diários com os dentes, assine a nossa newsletter gratuitamente e receba outros materiais do nosso blog!

Postado em 08/08/2016.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter