Blog Saúde Bucal

7 dicas para manter seus dentes perfeitos

7 dicas para manter seus dentes perfeitos

Manter os dentes perfeitos, hoje em dia, não é uma tarefa tão impossível assim. Antigamente era necessário passar por vários tratamentos caros e, muitas vezes, dolorosos para chegar perto de um sorriso bonito.

Não é preciso ficar no vermelho ou passar por sessões dolorosas para manter os seus dentes perfeitos, basta ter atenção, cuidado e dedicação para mantê-los perfeitos em qualquer época da vida.

Entenda melhor como você pode manter sua boca saudável mudando apenas alguns hábitos.

Não economize nos itens de escovação

Escolha bem a sua escova de dentes: leve em consideração a maciez, o tamanho, a textura, a qualidade das cerdas. Você pode conversar com um especialista que indique a melhor escova para você. Não esqueça de usar também um fio dental resistente e um enxaguante bucal.

Capriche na escovação diária

Capriche na escovação, pelo menos, três vezes ao dia: de manhã, após o almoço e antes de dormir. O ideal é sempre escovar por pelo menos quatro minutos, passar o fio dental e em seguida o enxaguante bucal. É importante escovar os dentes mantendo os movimentos circulares, recomendados pelos dentistas.

Visite seu dentista regularmente

É importante buscar ajuda profissional para manter seus dentes perfeitos e verificar se a saúde bucal está em ordem. Se você ainda não tem um dentista, procure um com quem se sinta confortável e que possa te acompanhar. Faça visitas regulares para checar se será necessária alguma mudança na higienização diária.

Atenção com a alimentação

Uma alimentação equilibrada é uma ótima aliada da saúde bucal. A maçã, por exemplo, limpa os dentes naturalmente pela sua fibrosidade natural. A pera, também fibrosa, ajuda a prevenir doenças gengivais e combate a cárie. Para preservar o esmalte dos dentes e prevenir a acidez bucal, queijo. Pepinos, morangos, castanha do pará, cenoura e outros alimentos também fazem a diferença para garantir um sorriso bonito.

Drible bebidas que escurecem o dente

Não consegue largar o café ou o refrigerante de cola? Não tem problema, dá pra usar um canudinho para ingerir as bebidas diminuindo consideravelmente o contato das mesmas com os dentes. Após bebê-las, mesmo com o truque do canudinho, mantenha o hábito de fazer um bochecho com água, caso não seja possível escovar imediatamente os dentes. Além das bebidas escuras, alguns outros fatores também podem influenciar a coloração dos dentes, como alimentos pigmentados e acúmulo de tártaro.

Evite o cigarro

Não é uma lenda: cigarros realmente escurecem os dentes. Por esse motivo os fumantes geralmente tem os dentes mais fracos e amarelados. Quanto maior o consumo de tabaco, mais manchas nos dentes. O tabaco fragiliza a saúde bucal por diminuir a resposta imunológica a bactérias. Fora isso, fumantes tem uma tendência maior a apresentar mau hálito (conhecido também como halitose).

Tenha cuidado com clareamento

Essa é a opção para os mais apressadinhos (e ela envolve mais dinheiro também). Há a opção de fazer um clareamento dental com um profissional qualificado que indicará os melhores métodos que atendam a sua demanda, deixando-o cada vez mais próximo do sorriso perfeito. O que não é muito indicado é o uso indiscriminado de materiais de clareamento dental caseiro. Muitos deles não são confiáveis e podem causar mais prejuízo do que benefícios.

O que achou das nossas dicas para manter seus dentes saudáveis? Em caso de dúvidas, deixe suas perguntas nos comentários!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada