Blog Saúde Bucal

Aparelho ortodôntico na infância: por que é importante e como escolher?

Existem diversos motivos que podem levar uma criança a usar aparelho ortodôntico, como mordida cruzada, projeção maxilar e correção da postura da língua, mas esse processo precisa ocorrer na idade certa, geralmente em torno dos 7 anos de idade, mas isso também pode variar.

Nesse sentido, é importante destacar que a saúde bucal exige cuidado e atenção em todas as fases da vida. Logo, no caso das crianças, os pais precisam ficar atentos a qualquer alteração para evitar que maiores contratempos apareçam.

Continue a leitura e saiba por que é importante usar e escolher um bom aparelho ortodôntico na infância!

Por que é importante colocar aparelho na infância?

Caso você perceba que seu filho precise usar aparelho ortodôntico, é fundamental que você procure um especialista o mais rápido possível, pois é possível iniciar um tratamento que cuide do desenvolvimento ósseo e da arcada dentária do seu pequeno.

Dessa forma, você consegue evitar que seu filho tenha problemas mais sérios na adolescência. Isso porque, quando eles são crianças, ainda não houve a completa formação dos ossos da cabeça nem o surgimento de todos os dentes permanentes, o que facilita para o profissional fazer as correções.

Mesmo que o pequeno necessite usar um aparelho fixo quando todos os dentes forem trocados, ele sofrerá menos, já que toda a sua base óssea estará bem posicionada. Além do mais, o tempo do tratamento será bem menor, assim como possíveis intervenções.

Qual o melhor modelo para crianças?

A ortodontia oferece diversas maneiras de corrigir a dentição, mas é preciso da indicação de um especialista, afinal de contas é ele quem entenderá as reais necessidades da sua criança. Mas, geralmente, o aparelho mais indicado na infância são os mais leves e confortáveis, para que os pequenos não se sintam incomodados. Saiba mais abaixo!

Fixo

O modelo fixo é o mais conhecido, mas ele só pode ser inserido quando a criança já finalizou a troca de dentes, uma vez que seu uso não é autorizado em dentes de leite.

Móvel

O aparelho móvel é indicado para crianças de 6 a 12 anos, ou seja, quando estão em fase de desenvolvimento. Além de solucionar os problemas relacionados com a mordida e o alinhamento dental, ele também funciona como ortopedia funcional.

Dessa forma, ele procura preservar ou aumentar os espaços entre os dentes, permitindo que dentes permanentes fiquem na posição correta, ajudando a corrigir problemas futuros. No grupo de aparelhos móveis, existem diversos modelos e é o dentista quem vai indicar o melhor para o seu filho. Tudo vai depender do problema que se deseja resolver.

Normalmente, os aparelhos móveis são elaborados com uma placa de resina acrílica e com alguns fios de aço capazes de se encaixar corretamente na boca da criança, permitindo um tratamento mais eficiente.

Como você viu, o uso de aparelho ortodôntico na infância precisa ser acompanhado de perto pelos pais ou responsáveis da criança, isso porque são os pais quem deverão explicar aos pequenos a necessidade do seu uso. Mas, para isso, é imprescindível contar com a ajuda de um dentista. Logo, é essencial escolher um clínica especializada no assunto, como a Sorridents, que conta com profissionais de confiança.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco e agendar uma avaliação para o seu pequeno!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada