Você não vê a hora de terminar o tratamento com o aparelho ortodôntico fixo para exibir o sorriso perfeito? Saiba que isso não significa o fim do tratamento, pois será necessário usar o aparelho de contenção para manter o resultado obtido.
Isso porque os dentes tendem a se movimentar depois que estão livres da força exercida pelos arcos metálicos. Então todo o tratamento será perdido? Não é bem assim, a função desse outro tipo de aparelho é justamente estabilizar a posição dentária e garantir que o alinhamento permaneça.
Quer entender melhor a importância de usar esse dispositivo? Acompanhe este post que preparamos para você e tire as suas dúvidas!
O que são aparelhos de contenção?
Muitos pacientes não gostam de receber a notícia que precisarão usar o aparelho de contenção logo após se livrarem do chamado “sorriso metálico”. No entanto, essa etapa é importante para garantir que os dentes fiquem alinhados de forma definitiva.
Para esse objetivo, podem ser usadas contenções fixas ou removíveis, e o tempo de uso será definido pelo dentista. A fixa é, na verdade, um fio de metal que não aparece no sorriso, pois fica colado na parte traseira dos dentes incisivos. Além de não atrapalhar a estética, não dificulta a fala ou alimentação.
Já a removível tem o formato de um aparelho fixo e pode ser retirada para alimentação. No início do uso costuma atrapalhar a fala, mas isso só acontece até que o paciente se adapte ao novo dispositivo.
Vale ressaltar que quando você chega nessa etapa do tratamento, ainda precisa fazer o acompanhamento regular com o ortodontista, porém, a frequência das consultas é menor do que quando fazia as manutenções ortodônticas.
Quais os perigos de não usar a contenção após o tratamento?
Muitos pacientes não seguem à risca a recomendação de usar a contenção e têm vários prejuízos dentários. Isso acontece porque existe a tendência dos dentes retornarem às posições originais — um processo conhecido como recidiva, que ocorre devido às fibras elásticas da dentição.
Imagine deixar o tratamento ortodôntico ir por água abaixo apenas pela falta de comprometimento com o uso da contenção? Caso não queira passa por esse problema, use o aparelho corretamente, pelo tempo necessário.
Quais cuidados o paciente deve ter com esse aparelho?
Falta pouco para você exibir um sorriso dos sonhos, não é mesmo? Entretanto, para que tudo dê certo, veja os cuidados que você precisa ter com a contenção:
- faça a limpeza correta do aparelho. No caso do removível, você pode utilizar o creme dental e a escova de dente. Para o fixo, utilize também o fio dental e verifique se não há restos de alimentos retidos no fio metálico;
- remova o aparelho móvel no momento das refeições e guarde em um estojo próprio;
- evite alimentos duros para não danificar o dispositivo fixo;
- procure o dentista se a sua contenção quebrar.
Agora você já sabe a importância de seguir as recomendações do ortodontista quanto ao uso do aparelho de contenção. A ansiedade de se ver livre desse dispositivo é normal, mas a sua cooperação será fundamental para que os dentes não tenham o posicionamento alterado e comprometam a estética do seu sorriso.
E aí, gostou deste conteúdo? Quer ficar por dentro de outras dicas de saúde e estética bucal? Assine a nossa newsletter e receba posts atualizados no seu e-mail!