Você sabe como diminuir a sensibilidade dos dentes? Essa sensação é muito comum e acontece em várias situações: consumir algo quente ou gelado, doce, ácido, morder um alimento muito duro ou simplesmente encostar um objeto nos dentes causa esse desconforto. Por isso, se livrar dele é uma maneira de garantir mais liberdade para comer o que quiser, certo?
É importante saber que a sensibilidade acontece quando o esmalte protetor dos dentes fica mais fino, o que pode acontecer ao longo dos anos, por questões do próprio corpo ou por ingerir alimentos regularmente que desgastam essa região, como o limão. Esse desconforto também ocorre quando a gengiva se retrai e a raiz dos dentes fica exposta.
Se você tem esses sintomas frequentemente, fique atento às dicas abaixo. Listamos as principais recomendações dos dentistas para reduzir a sensibilidade e quais são as formas de tratamento para deixar seus dentes fortes e você sem desconfortos. Confira!
1. Utilize a escova certa e escove adequadamente para diminuir a sensibilidade nos dentes
Ao escovar os dentes, faça movimentos circulares e suaves, mas firmes e sem deixar nenhuma área de lado. Nunca esfregue os dentes com muita pressão e em movimentos horizontais, pois eles agridem ainda mais a gengiva. A dica é passar a escova em todos os dentes, na parte externa, interna e sobre eles.
Uma dica importante para saber se você está fazendo pressão demais na hora de escovar é verificar sua escova de dente. Depois de alguns dias em uso ela fica com as cerdas abertas, mesmo quando não está sendo usada? Caso a resposta seja sim, é preciso colocar menos força na hora de fazer a limpeza bucal.
Opte por uma escova de cerdas macias e pontas arredondadas. Também é importante utilizar o fio dental todos os dias. Esse cuidado é importante para retirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes e na divisão do dente e da gengiva, evitando problemas como o acúmulo do tártaro e a retração gengival que pode ser causada por uma inflamação nessa área.
2. Escolha o creme dental específico para a sua condição
No mercado estão disponíveis cremes dentais específicos para dentes sensíveis, que tendem a diminuir a sensação de dor. Converse com seu dentista e veja quais são as marcas mais indicadas para o seu caso.
Produtos que prometem clarear devem ser evitados, pois eles agravam o quadro de sensibilidade, por conter entre seus ingredientes o peróxido de hidrogênio e o de carbamida, que penetram no esmalte do dente e agravam o problema.
Caso você deseje realizar um clareamento nos dentes, o melhor é consultar um profissional, que indicará o melhor tratamento para a sensibilidade e, depois, o procedimento mais indicado para deixar os dentes mais brancos.
3. Mantenha a higiene, mesmo se estiver com dor
Quem tem dentes sensíveis sabe que, às vezes, a dor pode ser muito intensa. Porém, é importante não descuidar da higiene bucal nessa hora.
A comida acumulada nos espaços entre os dentes causa cárie e deixa os dentes ainda mais sensíveis e doloridos. A indicação é escová-los sempre após cada refeição e passar fio dental ao menos uma vez ao dia. Assim, você elimina os restos de alimentos e impede a formação do tártaro e o consequente aumento da sensibilidade.
4. Evite bebidas ácidas
Sucos de limão, abacaxi, energéticos, isotônicos e refrigerantes devem ser evitados. Apesar de fazerem parte de dietas saudáveis, a acidez desses produtos em contato com os dentes piora a sensação.
Esse processo é chamado de erosão ácida e se dá por meio do amolecimento do esmalte causado pelo contato com os ácidos naturais dos alimentos.
Mas não é preciso eliminar essas bebidas da sua vida. Se for consumi-las, use um canudo para que elas não tenham contato com os dentes. Assim, você preserva o esmalte sem precisar se privar do que gosta.
5. Cuide do bruxismo para diminuir a sensibilidade nos dentes
O bruxismo é uma condição na qual a pessoa range os dentes durante a noite. Esse hábito involuntário causa o desgaste do esmalte e, então, a sensibilidade pode aparecer.
O tratamento eficaz para o bruxismo é multidisciplinar, ou seja, envolve vários profissionais, afinal, o hábito de ranger os dentes os deixa enfraquecidos, mas sinaliza problemas como estresse, fadiga e depressão que precisam ser tratados.
Portanto, o dentista resolve o desgaste dos dentes indicando o uso de uma placa especialmente feita para a boca do paciente, que evita que eles entrem em contato durante a noite. Mas além disso, é importante o tratamento com outros profissionais, como o psicólogo, para saber a raiz do problema e solucioná-lo por completo.
6. Escolha corretamente o enxaguante bucal
Muitos enxaguantes bucais têm álcool em sua formulação e esse componente agride ainda mais os dentes de quem sofre com sensibilidade. Por isso, prestar atenção ao produto escolhido é uma dica importante de como diminuir a sensibilidade dos dentes.
Como o álcool é uma substância abrasiva, seu uso não é indicado em nenhuma situação, mesmo se os dentes forem saudáveis. Entretanto, quem sofre com sensibilidade deve ter ainda mais cuidado e usar enxaguantes que não contenham o ingrediente na formulação.
Converse com seu dentista para que ele indique uma marca menos agressiva. Soluções com flúor ajudam a fortalecer o esmalte do dente, mas é aconselhável verificar a opção mais adequada com seu dentista.
7. Faça acompanhamento com um bom profissional
As dicas acima são excelentes de como diminuir a sensibilidade dos dentes, mas dificilmente ela será eliminada se não passar por um tratamento com um dentista. Ele vai identificar a causa desse desconforto e tomar as atitudes necessárias para resolver o problema da maneira correta.
Um dos tratamentos que elimina a sensibilidade é a aplicação de verniz com flúor na região afetada, para que o esmalte e a dentina sejam restabelecidos e a sensibilidade desapareça. Existe a possibilidade também de aplicar um laser terapêutico, assim como outras medidas podem ser tomadas a fim de complementar o tratamento de sensibilidade.
Seguir as dicas acima é muito importante para saber como diminuir a sensibilidade dos dentes. Porém, além de tomar os cuidados necessários com a escovação e evitar certos produtos, é importante que você procure um dentista para entender a causa da sensibilidade. Apenas um profissional é capaz de indicar o tratamento adequado para cada caso, portanto, nunca tome atitudes que danificam os seus dentes.
Quer ficar por dentro de dicas importantes como essas? Então, assine a newsletter e receba todas as nossas novidades por e-mail