Blog Saúde Bucal

5 dicas sobre como cuidar do aparelho ortodôntico

como cuidar do aparelho ortodôntico

Atenção aos hábitos alimentares e à higiene bucal são essenciais para quem deseja ter dentes mais bonitos e saudáveis. E, quando o assunto é aparelho ortodôntico, não é diferente. Seja fixo ou móvel, o uso do aparelho pede cuidados para que o tratamento tenha resultados mais rápidos e eficazes.

Neste post, você terá dicas sobre como cuidar do aparelho ortodôntico para manter esse tratamento dental sempre em dia. Acompanhe!

1. Atente-se para a escovação

Para quem usa aparelho fixo, a escova ideal deve ter as cerdas macias. Um diferencial para aumentar a eficácia da higiene é a escolha por escovas que possuem canaleta central, pois facilitam a limpeza dos bráquetes durante a escovação dos dentes.

Os movimentos com a escova devem ser leves e contínuos, sempre no sentido dos ponteiros do relógio, com o objetivo de remover de forma eficaz a placa bacteriana e os resíduos que ficam entre os dentes.

Já os aparelhos móveis podem ser escovados com cerdas duras, desde que utilizadas adequadamente. Para os dentes, a escova de cerdas macias deve ser mantida. Vale lembrar que a limpeza pode ser feita com o mesmo creme dental para a boca, sem a exigência de produtos específicos.

2. Passe fio dental sempre

Grande aliado da higiene da boca, o fio dental deve ser utilizado junto com a escovação. Para quem possui aparelho fixo, é recomendado o uso de um “passa fio”, que auxilia a entrada do fio dental entre os dentes e bráquetes.

Outra dica é o uso do bochecho com antisséptico, que também pode ser feito com o aparelho móvel na boca. O uso de pastilhas antissépticas pode ser um aliado para o aparelho: basta dissolvê-las em um copo com água.

3. Evite certos alimentos

Balas, chicletes e pirulitos não são os melhores amigos de quem utiliza aparelho ortodôntico. Também evite comer alimentos duros, gordurosos ou grudentos.

Para quem usa aparelho fixo, frutas, carnes e vegetais devem ser cortados em pedaços para facilitar a mastigação.

No caso do aparelho móvel, ele deve ser retirado durante as refeições. Volte a usá-lo depois da escovação, pois a cavidade bucal estará livre das sujeiras e dos resíduos de alimentos.

4. Preste atenção aos hábitos pessoais

Se você tem o costume de roer as unhas ou mastigar pontas de lápis e canetas, o momento de parar é agora: esses hábitos podem amassar partes ou quebrar as peças do seu aparelho ortodôntico fixo ou móvel.

Evite também cutucar ou mexer no aparelho, o que previne o risco de contato dos micro-organismos presentes nas mãos em sua boca.

Os aparelhos móveis devem ser guardados em uma caixa específica para não serem perdidos.

5. Faça manutenção do aparelho ortodôntico

Além dos cuidados com a higiene, a alimentação e os hábitos pessoais, a manutenção periódica do aparelho ortodôntico é fundamental para o tratamento.

O acompanhamento deve ser realizado por um ortodontista, pelo menos, uma vez ao mês, para indicar os melhores cuidados, bem como avaliar o progresso com a escovação e o avanço dos resultados.

Aprendeu como cuidar do aparelho ortodôntico? Agora, saiba como manter seus dentes perfeitos em 7 dicas.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada