A reputação digital consiste na forma como a imagem de sua marca é percebida pelo cliente a partir de fatores que relacionam ações da instituição, de outros consumidores e até da mídia. Então, trabalhar com reputação digital significar monitorar diariamente os dados a respeito da empresa que são divulgados por clientes ou pela mídia e determinar ações a partir dessa avaliação.
Contudo, pode levar algum tempo para que a sua empresa construa uma reputação digital, mas basta um passo mal planejado para que tudo acabe. É claro que nenhuma organização vai satisfazer o desejo de todos e sempre existirão opiniões negativas. Mas o que mais define o desenvolvimento das estratégias de reputação digital é a forma como a sua franquia lida com críticas e converte-as em excelentes oportunidades de crescimento.
Nesse sentido, continue a leitura e saiba por que a reputação digital é importante na escolha da franquia!
Qual a importância da reputação digital na franquia?
Não são somente os clientes que avaliam a reputação digital de uma empresa antes de finalizar o negócio. O Google também utiliza as avaliações da organização para posicioná-la em seu buscador. Dessa forma, negócios mal avaliados tendem a perder relevância no ranking de busca e nas buscas orgânicas.
Além do mais, uma reputação online ruim de uma instituição tende a reduzir os clientes no mundo real e pode ocasionar elevados prejuízos para quem também trabalha com estabelecimentos físicos. Dessa maneira, ao escolher uma franquia, é primordial avaliar sua reputação no meio digital, pois o sucesso de seu negócio dependerá de como ele é visto pelas pessoas.
Quais as vantagens de ter uma franquia com boa reputação digital?
Atualmente, é fundamental buscar franquear empresas que apresentam uma boa reputação digital. Isso porque as ferramentas tecnológicas estão aumentando cada dia mais e os clientes buscam analisar a empresa por elas. Sendo assim, confira as vantagens de ter uma franquia com uma boa reputação no meio digital!
Aumento na procura pelo serviço
Por causa do aumento das redes sociais, os cidadãos estão buscando por empresas que estão presentes na mídia e das quais as pessoas falam bem. Então, quando sua franquia é bem posicionada no mercado e apresenta resultados satisfatórios, a procura pelos seus serviços aumenta de forma significativa e, assim, você consegue excelentes resultados.
Por essa razão, é tão importante saber como estão as opiniões sobre a franquia que você deseja adquirir, pois não é nada satisfatório começar um empreendimento com uma reputação ruim e com opiniões negativas a respeito dos serviços.
Melhor desempenho
Quando sua franquia apresenta uma boa reputação digital no mercado, a procura pelo seu negócio aumenta, já que ele será bem avaliado pelos clientes e essa prática chama muito a atenção.
Atualmente, as redes sociais estão interferindo de forma significativa no sucesso das empresas, pois as pessoas analisam os comentários realizados na página da instituição e, no site do Google, é possível encontrar rapidamente avaliações do lugar. Então, quando a franquia é bem avaliada entre os clientes, o seu desempenho é significativo, já que a procura por ela será grande.
Maior atração pela marca
A atração pela marca é necessária para o cliente final do produto ou serviço, mas também é muito importante para fidelizar e atrair os franqueados, ou seja, os clientes diretos da franqueadora.
Logo, quem busca por uma franquia analisa bem a história da organização, os valores que a empresa proporciona para a sociedade e seu posicionamento no mercado. Saiba que tudo isso precisa estar de acordo com os próprios objetivos do investidor e com a visão de vida do futuro franqueado.
Caso haja diversos contratempos relatados nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor, a atração pela franquia reduzirá de forma significativa. Nesse contexto, para mudar essa situação e evitar a queda da empresa no mercado, o valor será muito alto.
Maior vantagem competitiva
O mercado está cada dia mais acirrado e, por essa razão, é preciso franquear uma empresa bem posicionada no segmento e que apresente uma boa reputação digital para que consiga ter uma vantagem competitiva maior e para que atraia mais clientes. Saiba que não é nada vantajoso escolher uma empresa que tem comentários negativos a seu respeito. Será muito complicado mudar essa imagem e você poderá gastar muito para transmitir outra ideia a respeito de sua organização.
Como garantir a reputação desejada?
É válido destacar que, por meio de ações de gerenciamento online, é possível otimizar o relacionamento com o cliente e ter uma imagem satisfatória em um mercado tão acirrado. Dessa maneira, conheça algumas dicas para garantir a boa reputação de sua franquia e melhorar cada dia mais os seus resultados!
Fique atento à sua reputação
Embora a empresa desenvolva ações para melhorar o relacionamento com o consumidor, infelizmente, comentários negativos não deixarão de existir e, na maioria das vezes, o cliente não reclamará diretamente com a marca, mas, sim, em suas redes sociais.
Nesse sentido, procure meios para monitorar as avaliações e veja quais plataformas são usadas para falar a respeito de sua empresa. Com isso, é possível utilizar essas situações para criar uma ótima ação de relacionamento com o cliente e conversão de vendas. Quando as estratégias são bem executadas, outros clientes ganham uma boa percepção de seu empreendimento e da necessidade dele no mercado.
Portanto, é imprescindível buscar construir uma boa reputação digital de sua empresa. Ao decidir ser franqueado de um negócio, procure por aquele que é bem-visto nas redes sociais e que apresenta bons comentários. Sendo assim, podemos citar a Sorridents, pois essa é uma empresa do setor odontológico que está no mercado há mais de 25 anos e é bem-vista tanto pelos franqueados quanto pelos pacientes.
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