O termo Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócio, consiste em processos de coleta, análise, compartilhamento, organização e monitoramento de informações que ofertam suporte à gestão da instituição.
Ou seja, é o conjunto de teorias, processos, metodologias, tecnologia e estruturas que transformam uma enorme quantidade de dados brutos em informações importantes para tomadas de decisões estratégicas.
Nesse sentido, o Business Intelligence (BI) tem como principal objetivo melhorar o desenvolvimento da empresa e, ainda, contribuir para o seu sucesso em um mercado competitivo.
Neste artigo, listamos os motivos pelos quais a inteligência de negócios é importante para a melhora do desempenho da empresa. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
Facilidade na gestão
A primeira coisa que um bom planejamento de Business Intelligence propícia é a melhora em cada fase da gestão. Desde recursos financeiros até os humanos, é possível certificar dados precisos para resolver problemas e identificar grandes acertos.
E a boa notícia é que o sistema de ferramentas e análise dos dados, habitualmente, costuma ser bastante fácil e didático para compreender. Os recursos visuais e os números colocados de maneira organizada apresentam resultado de forma instantânea e simples.
Nesse contexto, a instantaneidade é um dos principais diferenciais propostos pelo BI. Assim, é possível se eximir da espera de um mês para efetuar uma análise de dados, ou de aguardar até o fim de semana para quantificar o estoque. O investidor pode ter todas essas informações na palma de sua mão quando desejar. Aliás, não apenas ele, mas toda a equipe.
Melhor serviço para o cliente
A forma mais eficaz de conhecer se cada cliente está satisfeito com o serviço oferecido pelos colaboradores é perguntar a ele. Infelizmente, diversos consultórios odontológicos que atingem muitas pessoas não conseguem construir uma infraestrutura para personalizar e garantir respostas mais precisas dos pacientes.
Desse modo, o Business Intelligence pode contribuir muito. É possível elaborar plataformas online para que os clientes postem suas opiniões conforme uma tabela preestabelecida. Essas respostas são apreendidas para a base de dados da clínica e transformadas em dados estatísticos acessíveis a qualquer um dos funcionários da equipe.
Além disso, é possível identificar com precisão quais pacientes estão menos satisfeitos e direcionar o motivo à correção dele.
Logo, com o BI, os negócios mudam seus dados para linguagens de simples assimilação e associação, provocando o compartilhamento de informações entre colaboradores e a gestão, identificando os métodos corretos, focando no objetivo da empresa e atendendo as necessidades dos clientes.
Maior eficiência
A área da saúde aproveita o Business Intelligence para alavancar a produtividade e a eficiência. Normalmente, é usado para identificar desafios no sistema de encaminhamento de pacientes, assim é possível perceber quais as ineficiências presentes e solucioná-las.
A maioria desses contratempos foi resolvida ao incorporar uma rede de referência conectada digitalmente.
Nesse sentido, o uso de BI facilitou que as empresas, por exemplo, odontológicas experimentassem o acréscimo na finalização dos compromissos e redução no tempo de agendamento.
Melhor controle do estoque
O gerenciamento de estoque jamais pode ser colocado em segundo plano, visto que é um dos principais motivos para perda de dinheiro em campanhas de comércio em larga escala. O BI apresenta excelentes funcionalidades para aperfeiçoar o armazenamento e contagem dos seus produtos.
A partir do BI, o empreendedor consegue encontrar com exatidão o controle do estoque. É fundamental avaliar se a quantidade de produtos ou equipamentos armazenados é escassa ou excessiva, quais acabam mais rápido e até o custo de armazenamento deles. Com essa avaliação em mãos, o investidor pode cortar gastos desnecessários na gestão do estoque com agilidade.
A inteligência de negócio possibilita que o administrador, por exemplo, de clínicas odontológicas designe os colaboradores responsáveis por essa tarefa complexa para áreas realmente produtivas, como atendimento ao cliente.
Auxílio na tomada de decisão
Com o BI, também fica consideravelmente mais simples realizar decisões estratégicas para a empresa. Situações equivocadas podem ser retificadas e novas estratégias podem ser facilmente elaboradas. Até porque não será preciso se preocupar em averiguar todos os dados na tela, mas somente os necessários para que você delibere sobre ações importantes no momento.
Desse modo, é possível excluir diversos riscos simples de se evitar. Porém, rotineiramente podem acontecer algumas PMEs, por exemplo, a não certificação da condição financeira, carências na produtividade, tomadas de decisões somente baseadas em hipóteses, entre outras.
Fidelização de clientes
Com o BI, a administração empresarial fica mais ágil para sanar as demandas do cliente. Em vez de divulgações pulverizadas e massificadas, o seu negócio pode realizar a publicidade direcionada. Ainda, o empreendedor consegue obter informações para conhecer melhor o seu consumidor e atender as suas necessidades de maneira correta e percebida por ele.
Desse modo, as vantagens do Business Intelligence na organização influenciam a elevação de receita para a instituição e a fidelização de clientes, permitindo o foco na elevação de consulta ou vendas, reconhecimento e fidelização do consumidor.
Minimização de erros
A partir do momento em que o negócio apresenta informações organizadas e consolidadas, os riscos são previstos, minorando desafios futuros. Com o Business Intelligence, uma referência subjetiva dá origem a dados coesos, úteis e organizados para o plano de negócios, reduzindo situações que não estavam previstas ou que prejudiquem o resultado final.
A inteligência de negócio é a chave para inserir maior competitividade e valor para uma empresa. Uma organização preparada para as tomadas de decisão consegue minimizar seus riscos e, por isso, apresenta mais chances de enfrentar os desafios para conseguir o sucesso.
Portanto, o Business Inteligence não pode ser visto como um gasto a mais na administração do seu consultório odontológico, mas como um investimento para que seu negócio consiga progredir ainda mais no mercado competitivo.
Enfim, não tome decisões precipitadas. Analise a sua área de atuação e o planejamento estratégico do seu empreendimento antes de efetuar qualquer atitude. Se você quer se destacar no mercado, a inteligência de negócios é uma ferramenta e tanto para isso.
Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações a respeito? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.