O mercado de franquias é muito procurado por empresários que desejam abrir novos negócios nas mais diversas áreas. Além disso, possibilita a expansão de marcas já conhecidas para outras localidades.
Devido às diversas alternativas de gestão que esse modelo de negócio proporciona — muito chamativas para pequenos e inexperientes empreendedores —, os sistemas de franquias não param de crescer.
Pensando nisso, preparamos este post sobre as principais perspectivas e tendências do mercado de franquias para 2019. Ficou interessado? Então continue a leitura!
Crescimento do mercado de franquias nos últimos anos
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias no Brasil nunca esteve em tanta evidência. As pesquisas realizadas pela ABF demostram que as franquias estão em evolução e o setor promete crescer ainda mais nos próximos anos.
Os números mostrados em janeiro de 2018 apontam um crescimento de 8% no faturamento em 2017. Isso corresponde a aproximadamente R$ 163 bilhões, colocando a franquia como a base para o progresso da economia brasileira. Vale ressaltar também o aumento de 2% em unidades e 1% em empregos no mesmo ano.
Assim, devido ao uso de modelos de negócios comprovados e ao apoio dos franqueadores, esse setor possui o formato menos incerto para empreendedores iniciantes.
O mercado de franquias no Brasil, nos próximos anos, vai garantir um futuro estável e totalmente promissor. Segundo a ABF, apenas no primeiro trimestre de 2018, o setor movimentou o valor de R$ 38,7 bilhões.
Segundo os dados apresentados, as franquias ganham ainda mais importância para a economia brasileira nesse período de instabilidade, pois são uma opção lucrativa para os investidores iniciantes.
Além disso, o crescimento das franquias nos últimos anos apresenta muitos outros pontos positivos para o país, entre eles: redução na taxa de desemprego, benefícios para economia, aumento da visibilidade das marcas brasileiras etc.
Tendências do mercado de franquias para 2019
Diante do que foi exposto, selecionamos algumas informações e tendências que devem ditar o mercado de franquias em 2019. Dessa forma, você adquire um negócio reduzindo ao máximo os perigos dele não dar certo.
Para obter uma franquia, é preciso, a princípio, conhecer os setores que se adaptam ao seu perfil. Por exemplo, se você tem destreza com alimentos ou sempre quis abrir um restaurante, as franquias de alimentação são as mais adequadas.
Se você gosta de carros, pode decidir entre as múltiplas franquias automotivas. São muitas as opções de segmentos: moda, ensino, serviços, tecnologia, diversão, saúde etc.
A seguir você pode conferir algumas tendências que prometem ditar o mercado de franquias daqui para frente!
Alimentação
O segmento de alimentação tem mostrado inovações e tendências muito interessantes. A franquia em quiosque possui maior destaque, já que esse formato é propagado pelas redes franqueadoras como caminho para quem não tem todos os recursos necessários para adquirir uma loja completa.
Os quiosques são mais fáceis de gerenciar e montar e costumam gerar retornos financeiros positivos. Algumas franquias consideram as unidades franqueadas em modelo de quiosque como experiência, para que o investidor possa ganhar habilidade no negócio e posteriormente abrir uma unidade mais extensa.
Outra tendência desse segmento são as redes de alimentos saudáveis e orgânicos, já que a população brasileira vem buscando uma alimentação de maior qualidade.
Além disso, empresas que viabilizam a retirada dos produtos, como o drive-thru e o modelo “compre pela internet e pegue na loja”, estão em destaque no mercado.
Educação e tecnologia
O seguimento de educação pretende melhorar o atual cenário brasileiro. Para isso, foram criados programas modernos, que contribuem para que jovens, adultos e até idosos melhorem seus índices nos estudos e até no desenvolvimento pessoal.
Nos últimos dez anos, as escolas têm investido em tecnologias para auxiliar em todo esse processo. Raciocínio artificial, experiência virtual e outros métodos estão sendo largamente propagados pelas antigas e recentes franquias, atingindo resultados satisfatórios com as inovações utilizadas.
Serviços inovadores
Nesse segmento, as principais tendências são os serviços que fogem do tradicional, por exemplo, as franquias de portaria, telecomunicação, aluguel de bagagens e o mercado de pets.
A franquia de crédito merece destaque, visto que a economia do país vem se recuperando gradativamente — a demanda por crédito, portanto, deve subir. Com uma situação financeira mais propícia, é comum que os cidadãos tenham mais credibilidade para investir, afetando diretamente o setor.
Assim, a franquia de crédito pode ser uma ótima opção para o ano de 2019, cujo Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Banco Central, pode crescer até 3% em relação a 2018.
Importância da tecnologia no mercado de franquias
A evolução da tecnologia merece destaque no mercado de franquias, pois diz muito sobre a experiência do consumidor em relação a marca. O bom contato da empresa com seus clientes é a maneira ideal de mantê-los por perto e isso pode ser conquistado por meio de algumas metodologias.
Para as redes de franquias, a tecnologia do e-commerce facilita a entrega de produtos, possibilitando a retirada de pedidos nas proximidades do consumidor. Além disso, a presença de franquias na internet torna mais prático e acessível o contato entre vendedor e cliente e permite o aperfeiçoamento da gestão dos negócios.
As plataformas online, como a central do franqueado, são ideais para a interação entre o franqueado e o franqueador, contribuindo para que o modelo de negócio melhore cada vez mais.
Assim, é fundamental que os novos investidores vejam o mercado de franquias como uma opção vantajosa para investir e lucrar, com segmentos ideais para cada perfil. E a internet, claro, pode contribuir para a escolha do franqueador!
Em resumo, as franquias estão em constante crescimento e a principal perspectiva é que o setor aumente ainda mais em 2019. As principais tendências para este ano são os segmentos de alimentação, educação e tecnologia e serviços inovadores, além do uso de ferramentas tecnológicas para gerir os negócios.
Gostou do nosso artigo sobre as principais perspectivas do mercado de franquias para 2019? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter! Assim, você receberá nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada.