Blog Business

Entenda o que é BI e quais as vantagens de usar essa ferramenta

Atualmente, os empreendedores podem contar com uma série de recursos tecnológicos para melhorar a gestão de seus negócios. Uma dessas ferramentas é o Bi, que ajuda muito a incrementar a performance de qualquer tipo de organização.

Neste artigo, você poderá entender melhor o que é BI, bem como as vantagens de sua utilização para gerar diferenciais competitivos e fazer com que sua empresa seja mais eficiente e lucrativa. Continue a leitura!

Afinal, o que é o BI?

O BI, sigla em inglês para Business Intelligence é um processo orientado por tecnologia para analisar dados e apresentar informações que ajudam empresários, executivos, gerentes e outros usuários corporativos a tomar decisões de negócios bem informadas.

Abrange ampla variedade de ferramentas, aplicativos e metodologias que viabilizam a coleta de dados de internos e também de fontes externas. Posteriormente, prepara essas informações para que sejam analisadas, por meio de consultas parametrizáveis. Além disso, é possível criar relatórios, painéis e outros modelos de visualização, permitindo fazer comparações e compreender o desempenho de cada atividade desempenhada.

Devemos também diferenciar o BI de outras metodologias de análise mais antigas. Podemos dizer que ele é uma evolução, pois integra sistemas e bases de dados, como planilhas, que eram utilizadas anteriormente e demandavam grande esforço e recursos para chegar a alguma conclusão. Inclusive, com as tecnologias disponíveis atualmente, é possível até realizar rotinas que até então nem seriam viáveis, em virtude da complexidade de cálculo ou da coleta das informações.

Importância do BI

A principal utilização das ferramentas de Business Intelligence incluem melhorar a capacidade decisória, otimizando os processos internos e aumentando a eficiência operacional. Com isso, é possível gerar novas receitas e obter vantagem competitiva sobre os concorrentes de negócios. Os sistemas de BI também auxiliam as empresas a identificar as inclinações de mercado e detectar problemas nos processos que precisam ser resolvidos.

O BI pode incluir informações históricas armazenadas em bancos de dados, bem como novos números coletados nos sistemas de origem na medida em que são gerados, permitindo que as ferramentas ofereçam suporte em termos estratégicos e táticos.

Inicialmente, as ferramentas de BI eram usadas apenas por profissionais da área de TI. Eles eram os responsáveis por executar as análises e por produzir relatórios e só depois repassá-los ao demais usuários conforme demanda. No entanto, esses sistemas estão cada vez mais amigáveis, sendo utilizados ou até mesmo elaboradores por profissionais das áreas de negócio.

Quais as vantagens do BI?

Os dados coletados em uma ferramenta de BI podem se concentrar em um departamento específico ou dar uma visão geral do status da empresa. Grandes corporações com quantidades significativas de informações são, claramente, mais propensas a se beneficiar já que, nesse caso, quanto mais números estiverem disponíveis, melhor.

Porém, pequenas empresas também podem utilizar o BI. Principalmente quando entendem a lógica do que precisa ser feito. A inteligência de negócios pode ajudar a identificar seus clientes mais lucrativos, pontos problemáticos em sua organização ou seu retorno sobre o investimento para determinados produtos.

Embora um sistema de BI seja complexo e muitas vezes demorado para ser implantado, quando passa a funcionar e é usado corretamente, seus benefícios podem ser significativos.

Decisões baseadas em fatos

Uma vez que um sistema de BI esteja implantado, os gestores podem ver dados detalhados e atualizados sobre todos os aspectos do negócio — dados financeiros, de produção e do cliente. Eles podem acessar relatórios que sintetizam essas informações de formas predeterminadas em forma de relatórios customizáveis.

Essas informações ajudam a administração, uma vez que as decisões passam a ser baseadas em fatos, diminuindo a influência da intuição.

Melhora Vendas e Negociações

Um sistema de Business Intelligence pode ser um ativo valioso para a força de vendas de uma empresa, pois fornece acesso a relatórios atualizados que identificam tendências, melhorias ou acréscimos que poderiam ser feitos em produtos e serviços.

Também monitorar as preferências atuais dos clientes e mercados inexplorados. Dados detalhados e atuais também constituem um valioso backup para negociações com fornecedores ou outros stakeholders.

Elimina o desperdício

Quando a empresa utiliza as ferramentas de BI, ela aumenta suas possibilidades de apontar fatores geradores de desperdício e perdas que podem estar passando despercebidas. Isso é bastante comum em grandes corporações, mas também em pequenos negócios.

Como um sistema de BI integra as informações de toda a empresa, ele pode analisar transações entre as áreas para identificar sobreposições, duplicidades ou ineficiência.

Identifica oportunidades

O Business Intelligence pode ajudar uma empresa a avaliar suas próprias capacidades, estabelecendo comparativos de seus pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes. Também a identificar tendências e condições de mercado, favorecendo respostas rápidas e mais acertadas.

Pode ser utilizado também para compreender quesitos que geram insatisfação nos clientes atuais e a descobrir o que precisa ser feito para conquistar os leads não convertidos, aumentando significativamente as vendas e o ticket médio.

Como o BI pode ser útil para clínicas odontológicas?

O BI está sendo utilizado por todos os tipos de indústria, nas mais diversas áreas corporativas. Isso então não seria diferente no segmento da odontologia. Armazenar dados de clientes, considerando o histórico dos atendimentos, de forma organizada e classificada pode fazer toda a diferença nos atendimentos futuros.

Quando as informações dos diversos pacientes atendidos são consolidadas, tem-se uma base muito robusta que ajuda a orientar futuros investimentos na clínica. O profissional também pode entender melhor quais são as principais demandas das pessoas e assim decidir em relação a sua busca por novas especializações, por exemplo.

Imagine então o que não é possível fazer quando se trata de uma grande rede de clínicas, como é a Sorridents? Quando você opta por adquirir uma franquia odontológica ou mesmo migrar seu consultório atual para uma rede franqueadora, você passa a contar com todo o respaldo da empresa. Isso quer dizer que você terá acesso a um BI com um número exponencialmente maior de dados, o que pode fazer toda a diferença em seu dia a dia.

Nosso serviço de inteligência de mercado e gestão dá todas as diretrizes do que você precisa fazer para ter sucesso em seu empreendimento. Dessa forma, você pode focar no que sabe de melhor, que é dar atenção aos seus clientes. Agora que você já sabe o que é BI, com certeza entendeu o quanto isso pode alavancar sua clínica.

Gostou do artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas