A crise provocada pela COVID-19 tem gerado diversos impactos na sociedade, empresas e economia. O isolamento social, uma das principais medidas encontradas para evitar a disseminação do vírus, prejudicou ainda mais o desempenho dos negócios e, entre as principais soluções encontradas, estão as alterações nas escalas de trabalho, atuação home office etc. Essas mudanças trouxeram mais um desafio para os empreendedores: com manter a motivação dos colaboradores.
Isso porque, manter uma equipe engajada nos momentos difíceis não é nada fácil, mas é necessário considerando que os funcionários são essenciais na busca da superação da crise e alcance dos melhores resultados.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas de como manter a motivação dos profissionais em tempo incerto. Acompanhe!
1. Estabeleça um ambiente laboral seguro
Para que os funcionários se sintam seguros ao se deslocarem de suas residências para trabalhar e manter a saúde psicológica em dia, é importante manter o local de trabalho mais acolhedor. Além disso, é preciso aplicar algumas ações para promover conforto e bem-estar dentro da empresa, mesmo sob o alerta em relação aos riscos de contaminação.
Faz parte da função da companhia promover a alteração de alguns hábitos e disponibilizar os meios necessários para isso, dessa forma será mais fácil manter o funcionamento do negócio com trabalhadores que entendem o papel que estão desenvolvendo. Para isso, algumas medidas são primordiais, por exemplo:
- cuidar do distanciamento entre os funcionários;
- estimular hábitos de higiene e prevenção;
- respeitar as medidas de segurança indicadas pelo Ministério da Saúde;
- afastar os profissionais que sejam do grupo de risco e estar sempre por dentro de como eles se sentem etc.
O profissional também precisa compreender a importância do papel que desenvolve e as empresas precisam demonstrar isso gerando segurança e outros meio para garantir a integridade física e psíquica para a manutenção das atividades, e manter a equipe motivada em tempos de pandemia.
2. Disponibilize informações claras
A falta de comunicação é pode provocar muitos problemas para qualquer instituição, inclusive, perante a nova realidade causada pela pandemia. Por este motivo, manter um bom diálogo com a equipe é uma ação necessária para qualquer empreendedor que busca manter a produtividade de seus colaboradores.
Quando não existe uma comunicação clara e objetivo, conflitos podem ocorrer, o que influencia no rendimento e continuidade das tarefas da organização. É importante que os profissionais entendam os riscos que correm e como a companhia está solucionando essa questão. Isso vai gerar uma relação de credibilidade entre empregador e empregado.
3. Promova a cultura do feedback
Comportamentos negativos ou mudanças relevantes nos hábitos dos colaboradores podem ser resolvidos por meio de uma boa conversa e troca de feedbacks. Por exemplo, o gestor precisa expor seu ponto te vista, mas também saber ouvir e compreender a dor do profissional.
Essa prática pode ser bastante positiva, tendo em vista que o funcionário nem tenha se dado conta das suas ações e com um feedback transparente, sem a finalidade de cobrar, ele vai poder repensar em suas atitudes e desempenhar melhor o seu papel. Outra medida importante é elogiar e incentivar a equipe, já que reconhecer o trabalho de cada um vai aumentar o nível de engajamento e a vontade de oferecer cada vez o seu melhor.
4. Valorize e recompense a dedicação dos colaboradores
Essa é uma ótima estratégia para a empresa que busca motivar e estimular seus funcionários. Dessa forma, cada integrante da equipe que se vê como parte de todo um processo, que compreende o seu papel e é valorizado por ele, procura oferecer o seu melhor.
É necessário que a organização saiba atrair e reter os grandes talentos do mercado, e a vontade de fazer parte da equipe também está ligado à forma em que os colaboradores são tratados, valorizados e engajados.
Sendo assim, é de grande importância dos empreendedores e gestores promover práticas de reconhecimento e valorização da equipe pelo bom trabalho desenvolvido. As ações acertadas mesmo em tempo de crise, são bastante eficazes na busca pelo aumento da produtividade e fortalecimento dos laços entre os membros do time.
5. Crie um relacionamento forte e próximo
Toda vez que identificar mudanças de comportamento no funcionário, o recomendável e chamá-lo para um diálogo. Isso porque, na maioria dos casos, ele quer ser ouvido, no entanto, tem um certo receio de se aproximar. Diante dessa situação, é importante demonstrar que a liderança é humanizada e empática, já que todos têm períodos difíceis, principalmente em um momento tão apreensivo.
Caso veja que o profissional está desmotivado, converse e pergunte quais são os motivos, e o que a organização pode fazer para ajudar. Afinal, diversos problemas podem ser solucionados com simples ações.
Manter essa relação próxima é outro ponto bastante relevante para tratar desses conflitos da melhor forma possível. Acredite, apenas um bom relacionamento é capaz de evitar discussões e ajudar a resolver qualquer intercorrência de forma eficaz.
6. Ofereça todo suporte necessários aos colaboradores
O ideal é que os gestores consigam identificar sinais de apreensão entre sua equipe, principalmente por meio de um diálogo transparente. Sendo assim, é necessário que os líderes estejam preparados para tratar e orientar de forma efetiva diversos assuntos delicados, principalmente os decorrentes da pandemia causada pelo Coronavírus.
Essas orientações podem abranger treinamento, e-mail com informativos sobre as atualizações mais recentes sobre a situação e métodos de como lidar com ela.
7. Tenha objetivos bem definidos
Um alinhamento direto entre o desempenho individual e a conquista das metas da empresa, podem elevar a confiança dos colaboradores em relação ao seu trabalho, mesmo diante de um momento difícil.
Objetivos bem estabelecidos e atualizações frequentes sobre eventuais mudanças vão contribuir para que os trabalhadores mantenham o foco. Nesse caso, é importante contar com o departamento de recursos humanos para que os gestores possam reafirmar um vínculo de sucesso com sua equipe, para que todos possam trabalhar em prol de um mesmo resultado.
Conseguiu entender como manter a motivação dos colaboradores mesmo nas horas mais difíceis da empresa e nos cenários mais complicados? Por meio das dicas apresentadas, é possível manter uma comunicação eficiente e promover uma participação mais ativa da equipe, contribuindo para o engajamento e produtividade dos membros da equipe.
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