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Provas do crescimento das franquias de odontologia no mercado brasileiro

O número de franquias no Brasil vem evoluindo ano após ano. Isso porque as franquias são uma das formas mais seguras — e muitas vezes mais baratas — de empreender. Na área da saúde, as franquias de odontologia também vêm acompanhando essa tendência e podemos observar o crescimento do número de unidades e da abrangência geral.

Nesse artigo, você vai entender melhor como e por que isso tem acontecido. Descubra alguns fatos relevantes que comprovam esse cenário, veja dicas de como escolher a franquia ideal para seu perfil e saiba cinco vantagens de investir em franquias de odontologia.

1. A quantidade de franquias está aumentando

Uma dos fatores que comprovam o bom momento do mercado é, justamente, o crescimento do faturamento geral do segmento de franquias, que foi de 8% em 2017, com faturamento acima de 160 bilhões de reais, apesar da crise vivenciada no Brasil. Um levantamento da Associação Brasileira de Franchinsing (ABF) mostra que a lista é encabeçada pelo setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

Segundo a ABF, em 2014 havia quase 40 redes franqueadoras de serviços odontológicos espalhadas em todo o Brasil, o que representa uma densidade de mais de uma por estado.

Como são uma forma mais simples e ágil de entrar no setor, as franquias têm sido muito procuradas pelos profissionais que desejam se destacar no mercado e, com isso, conseguir mais clientes.

2. Há um crescimento do alcance dos serviços odontológicos

Outro fator que explica e apoia o crescimento dessas franquias é o aumento do alcance dos serviços odontológicos. Por muito tempo, os serviços eram inacessíveis para boa parte da população no setor privado, dificultado a abrangência desse atendimento.

Esse cenário mudou com o advento das franquias. Atualmente, é possível encontrar modelos de negócio que se instalam longe dos grandes centros ou mesmo dos bairros nobres, focando em regiões que até então não eram alcançadas.

Visando à classe C, é possível encontrar franquias que oferecem tratamentos parcelados de 36 a 48 vezes. O resultado é a prospecção mais facilitada de clientes sem prejudicar o orçamento. Como consequência: ganho em crescimento de maneira sustentável.

3. As faculdades de odontologia têm dificuldades para formar gestores

Abrir um consultório é uma tarefa que, na realidade, exige bem mais do que o diploma na área de odontologia. É preciso pensar em questões como o posicionamento de marca do consultório, planejamento estratégico, plano de negócios e muitos mais — afinal, trata-se da abertura de um negócio.

Ao mesmo tempo, as faculdades são muito mais focadas em formar profissionais de saúde, não dando enfoque a todas as questões pertinentes da formação de um gestor. Com isso, a maioria dos dentistas termina o curso com conhecimentos técnicos específicos, mas sem nenhuma preparação relacionada a temas de administração de empresas.

Como esse é um panorama generalizado, as franquias surgem como uma possibilidade de começar um empreendimento com riscos menores. Por já se apoiarem em uma marca firmada, reconhecida no mercado e por contarem com um plano de negócios validados, as chances de sucesso aumentam drasticamente.

Esse pontapé inicial na carreira empreendedora é o que também vem motivando o crescimento das franquias de odontologia no mercado brasileiro.

Vantagens de investir em uma franquia odontológica

A decisão de realizar um investimento em uma franquia deve ser estudada com bastante critério. Existem muitas opções no mercado e os interessados devem procurar por uma franqueadora de bom nome na praça para firmar essa parceria, especialmente no intuito de encontrar algo dentro do seu perfil.

Mas é importante ressaltar que se trata de um modelo de negócios com inúmeras vantagens para o profissional do ramo da odontologia, principalmente aqueles que desejam expandir sua capacidade de captar e atender clientes.

Excelente custo-benefício

Ao investir numa franquia, além do nome associado à marca, o profissional pode contar com todo o know-how da franqueadora, especialmente nos quesitos diretamente ligados às questões da administração do negócio.

O franqueador deve oferecer apoio em questões financeiras e de marketing como contrapartida, o que pode contribuir para minimizar os riscos da operação e elevar a taxa de sucesso.

Modelo de negócio consolidado

Nesse segmento, as franquias normalmente trabalham com uma cobrança fixa mensal, que serve para subsidiar alguns custos como o de propaganda.

Como as franqueadoras já têm grande experiência nesse tipo de gestão e trabalham com um número grande de parceiros, conseguem também preços mais competitivos na compra de produtos e equipamentos.

Treinamentos garantidos

É uma regra geral das franquias garantirem o treinamento de seus franqueados. Isso porque, apesar de as unidades serem gerenciadas no dia a dia pelos investidores, é necessário garantir que haja padronização dos serviços prestados.

Dessa forma, ao optar por uma franquia, você já se orienta a ter uma forma de atuação que seja, reconhecidamente, algo que funciona.

Marketing diferenciado e fácil acesso à inovação

A franqueadora concentra as decisões a respeito do marketing e compartilha as estratégias com o franqueado. Além de minimizar o tempo gasto com algo que provavelmente não é especialidade do investidor, esse fato também possibilita que haja uma repercussão da marca como um todo e não apenas de cada consultório isoladamente.

Isso também se aplica a busca por inovações relacionadas aos equipamentos e materiais, bem como às formas da prestação de serviço. Além disso, todos esses custos são divididos entre todos os investidores, o que representa um expressivo ganho de escala.

Ganho na captação de clientes

Como a franquia tende a se tornar cada vez mais uma marca forte e reconhecida no mercado, começa a acontecer o que chamamos de captação passiva de clientes.

Ou seja, ao invés de contar apenas com os interessados que você mesmo conseguiu prospectar, você passa a contar também com possíveis consumidores que querem ser atendidos pela marca que você representa.

Uma vez que se decida por esse tipo de investimento, é importante também estar atento e preparado para selecionar aquele parceiro que esteja mais identificado com seu perfil e necessidades.

Como escolher a franquia ideal?

Para fazer parte desse mercado em contínuo desenvolvimento, é muito importante cuidar da escolha da franquia. A partir da definição correta, as chances de sucesso se multiplicam.

Por conta disso, confira abaixo algumas dicas para escolher a franquia ideal!

Confira o posicionamento de mercado da franqueadora

Buscar uma franqueadora pouco conhecida, com experiência mínima ou com níveis de sucesso duvidosos vai colocar em risco as suas chances de sucesso. Em vez disso, o recomendado é conferir o posicionamento de mercado da franqueadora.

Veja qual é o alcance dela com os clientes e busque, também, informações sobre estrutura, como questões relacionadas ao treinamento e ao apoio dado aos franqueados. Tudo isso vai contar pontos para que você consiga gerar interesse e atração dos clientes, o que leva ao sucesso nessa empreitada.

Faça contato com atuais e ex-franqueados

Por falar nisso, vale a pena conversar com quem mantém ou já manteve relações com a franqueadora. Colher esse tipo de opinião vai dar uma visão interna do que acontece na franqueadora e se tudo tem a ver com os seus objetivos.

Caso a maioria das opiniões e experiências seja positiva, esse é um indicativo de que a franqueadora em questão é uma boa escolha. Embora não haja garantias, é uma forma de conseguir fazer o melhor investimento possível.

Estude o valor do investimento

Para fazer a escolha certa, a franquia precisa estar dentro das suas possibilidades financeiras — em todos os sentidos. Isso significa analisar, por exemplo, qual é a exigência de investimento inicial e também qual é a necessidade de capital de giro.

Além disso, você deve olhar para questões como taxa de royalties, taxa de propaganda e margem de lucro sobre o faturamento. A partir dessa atitude, fica mais fácil entender qual é a franqueadora ideal.

Avalie o prazo de retorno

Outro ponto importante é o prazo de retorno do seu investimento. Ele significa quanto tempo de operação a franquia precisa ter para que você tenha o investimento “devolvido”. Esse prazo vai depender da margem de lucro do possível faturamento.

Para isso, avalie questões que vão desde a margem praticada até questões como o movimento e possível obtenção de receitas no local de interesse. Assim, em condições iguais você pode escolher a franquia mais rentável.

Aproxime-se da franqueadora

Depois de aplicar esses passos, você terá reduzido, significativamente, o número de opções. A partir daí, é hora de conversar com a franqueadora. Com esse diálogo direto você pode identificar se o seu perfil é adequado para a empresa, assim como conhecer melhor o processo de formatação.

Ao final, dá para tirar dúvidas a respeito do negócio e entender melhor as condições para, então, fechar negócio. O crescimento das franquias de odontologia no mercado brasileiro se apoia no número crescente de redes franqueadoras sobre o assunto e que têm visto o faturamento aumentando. Além disso, há uma maior procura, principalmente da classe C por parte desse tipo de serviço.

Somando-se a isso, o fato de que as faculdades não formam gestores, o crescimento acontece devido a esse panorama e a tendência é que se mantenha nos próximos anos.

Surgiu interesse por esse tipo de investimento? Então seu próximo passo é saber tudo sobre o funcionamento de uma franquia odontológica! Acesse agora mesmo o nosso post sobre o assunto.

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