Escovar os dentes é uma atividade que estamos acostumados a fazer diariamente, desde os tempos de infância. Mesmo assim, é provável que você nunca tenha chegado a se questionar se fazendo isso corretamente, ainda que sejam recorrentes os casos em que pessoas sentem alguns incômodos bucais ou até mesmo dores de dente — mesmo com a escovação fazendo parte da rotina.
Para que saiba se está ou não escovando os dentes do jeito certo, apresentaremos a seguir um passo a passo para a escovação correta, além de algumas dicas importantes que influenciarão na sua saúde bucal. Confira!
Os passos para escovar os dentes corretamente
Bochecho e fio dental
Fazer um bochecho com água é a primeira etapa do processo. Em seguida, em vez de já começar a escovação, é importante limpar os dentes com o fio dental — porque as bactérias eliminadas das cavidades podem se espalhar para outras regiões, então a escovação dentária completará o trabalho.
Escovação
Com a escova em mãos — segurando a um ângulo de 45 graus —, faça movimentos suaves e de forma circular nas regiões entre a gengiva até a ponta dos dentes. Isso também pode ser feito de uma extremidade à outra (da gengiva superior à inferior). Nas regiões da superfície interna — a que usamos para mastigar —, se escova fazendo movimentos de vaivém (para frente e para trás).
Agora, utilizando-se de um movimento expulsatório, faça uma verdadeira varredura — sempre suavemente — de todos os dentes, de cima para baixo. Nessa parte, por mais trabalhoso que possa parecer, é aconselhável escovar um dente de cada vez — do contrário, a escovação não será tão eficiente.
Limpando a língua e a bochecha
Para finalizar, faça a limpeza da língua e bochechas com um limpador próprio. Esse limpador costuma vir acompanhado de alguns modelos de escova e é muito mais eficaz — e mais confortável — para eliminar bactérias nessas regiões específicas.
Fazendo esse processo com uma frequência diária de 3 vezes, diversos problemas como o mau hálito, gengivite, cáries, entre muitos outros, serão evitados. E o melhor disso tudo é ainda garantir um belo sorriso!
A importância de usar a escova adequada
Escovas macias
Há diversos modelos de escova disponíveis no mercado, cada um contendo uma peculiaridade que, a princípio, pode parecer insignificante — pensar assim é cometer um erro. Escovas macias, por exemplo, são recomendáveis por preservar a integridade das gengivas e também massageá-las, além de evitar que os dentes sejam desgastados — gerando problemas de sensibilidade e retração gengival.
Escovas extramacias e para crianças
Podemos ressaltar as escovas extramacias, recomendadas para escovar os dentes dos bebês. Além disso, as escovas com a cabeça pequena devem ser a preferência para crianças de 3 a 7 anos — sempre com acompanhamento dos pais —, por prevenirem acidentes, afinal, a coordenação motora delas não são como as de um adulto.
Escovas elétricas e interdentais
Além dessas, há também escovas elétricas e interdentais, indicadas para casos especiais: a primeira é para quem possui alguma deficiência ou limitação que atrapalhe na escovação dentária; a interdental é utilizada, principalmente, para escovar próteses.
Como escolher o melhor creme dental?
Se existe algum problema específico que demande algum tipo especial de creme dental, é recomendado que seja feita uma consulta ao dentista. Os tipos de creme para escovar os dentes disponíveis no mercado são bastante completos, oferecendo proteção de forma duradoura contra cáries, gengivite, sensibilidade, manchas e tártaro.
Gostou do nosso post? Agora que você sabe como manter os cuidados básicos, aproveite para conhecer os segredos de artistas da televisão para ter o sorriso perfeito!