O agendamento de consultoria online em clínicas odontológicas consiste em uma das maneiras mais inovadoras de os pacientes se relacionarem com os especialistas e planejarem seus atendimentos de forma independente. Por isso, a cada dia essa funcionalidade se torna primordial nos consultórios.
O agendamento online proporciona diversos benefícios para a rotina das clínicas odontológicas, especialmente para aquelas que desejam se destacar na área. Essa inovação vem transformando o modo como os profissionais se organizam, proporcionando um serviço de boa qualidade aos pacientes.
Desse modo, o agendamento online é feito com alguns cliques e em poucos minutos. O cliente não precisa mais ligar para o consultório. Basta acessar o perfil da instituição no ambiente digital e fazer tudo de forma rápida e tranquila.
Sabendo da importância do tema, preparamos este post com as vantagens do agendamento de consultas online. Confira!
Maior satisfação dos clientes
Ao contrário do que ocorre nos agendamentos de consultas tradicionais, no agendamento online o cliente encontrará uma tabela com todos os dias e horários disponíveis do dentista.
Dessa forma, não há a necessidade de ficar questionando a secretária até encontrar o melhor dia e horário e, consequentemente, o paciente fica mais satisfeito com a praticidade e agilidade do sistema.
Nesse sentido, com o avanço do modelo de atendimento, a etapa de agendamento se tornou muito mais eficaz que o processo realizado pelo telefone. Logo, a secretária pode exercer outras funções na clínica.
Otimização no processo de agendamento
Com um sistema que permite realizar agendamento de consultas tanto pelo computador quanto pelo celular, marcar um atendimento em uma clínica odontológica torna-se uma atividade simples e que pode ser efetuada em poucos minutos.
Essa facilidade permite que o cliente possa reservar a consulta em qualquer lugar, como no intervalo do trabalho ou durante uma viagem.
Integração com outros sistemas de gestão
O agendamento de consultoria online pode ser integrado com outros sistemas da organização, como o de recursos humanos (RH), financeiro, dentre outros.
Assim, é possível determinar mais prontamente o faturamento conforme a quantidade de pessoas atendidas, assim como a quantidade de funcionários necessários para dar conta da demanda e a relação entre os profissionais que estão trabalhando e o número de atendimentos no mesmo horário.
Cada consultório precisa de informações importantes que podem ser encontradas a partir da integração dos sistemas, de acordo com o modelo de atendimento realizado e dos objetivos pretendidos.
Agendamento 24 horas
Com o agendamento online, mesmo que o consultório odontológico ou o local que o profissional atende esteja fechado, a agenda permanece funcionando, permitindo que as consultas ou retornos sejam marcados normalmente.
Esse serviço fica disponível 24 horas durante os 7 dias da semana. Desse modo, o paciente pode, a qualquer momento, acessá-lo e efetuar o agendamento conforme a disponibilidade. Isso faz com que a agenda do especialista fique sempre cheia e agiliza a vida do paciente.
Maior segurança
Sem dúvidas, um dos principais benefícios de se obter um software de agendamento online é a segurança. Isso porque reduz diversos riscos presentes no agendamento tradicional.
Além do mais, com um bom software, as informações dos pacientes ficam guardadas na nuvem. Isso significa que permanecem dentro de um HD ou de um servidor interno, e não em papéis soltos que podem ser perdidos a qualquer momento.
Na nuvem, as informações são criptografadas. Isto é, só será possível identificar o que foi armazenado por meio de determinado código. Dessa maneira, é muito difícil perder qualquer tipo de informação.
A nuvem ainda permite o acesso às informações por meio de qualquer dispositivo eletrônico, seja computador, smartphone ou tablet. Basta ter a senha e uma conexão de internet.
Redução da taxa de não comparecimento
Geralmente, a confirmação de consultas via SMS ou e-mail já vem inserida no sistema de agendamento online. Isso garante que a pessoa receba uma confirmação em seu celular ou no e-mail do atendimento que ela marcou.
O aviso lembra ao paciente de comparecer e, caso for preciso, de cancelar. É uma maneira mais simples e eficiente de confirmar para que o especialista não acabe com os horários vazios em sua agenda, quando poderiam ser inseridos outros pacientes que necessitam do atendimento.
Qualidade no atendimento
O atendimento realizado somente por telefone exige muita atenção e dedicação por parte dos colaboradores responsáveis. Além disso, o tempo para realizar esse processo consome grande parte das jornadas de trabalho de seus funcionários.
Assim, enquanto eles poderiam estar organizando as fichas de atendimento do dia ou efetuando o cadastro de novos pacientes que chegaram à clínica, estarão presos a um telefone.
Nessa lógica, a qualidade no atendimento melhora por diversos fatores. O primeiro deles é por ter mais meios de atendimento ao cliente, com agilidade e mobilidade. Consequentemente, os telefones ficam desocupados, facilitando a realização de chamadas urgentes.
Ao chegar ao local do atendimento, a pessoa receberá mais atenção da recepcionista, que não estará sobrecarregada com o excesso de ligações. É importante destacar que esse é um dos fatores primordiais para o sucesso de uma clínica odontológica.
Redução de custos
Devido à praticidade com que os processos são realizados, existe uma diminuição de custos para a gestão da clínica. Os principais pontos de economia são:
- redução de gastos com equipe de atendimento;
- redução de custos com ligações telefônicas.
O primeiro ponto diz respeito à eliminação da necessidade de contratar mais atendentes, caso a demanda aumente muito. O segundo tem a ver com a redução das ligações para confirmar consultas, já que o sistema envia mensagens ao celular do paciente.
Além disso, esse tipo de sistema de aviso reduz a quantidade de desistências entre os primeiros atendimentos e os retornos, garantido uma boa lucratividade para o consultório.
Para conseguir esses e outros benefícios do agendamento de consultoria online, o profissional pode contratar um software especializado. Também é fundamental contar com a automatização de marcações, visto que esses sistemas permitem uma boa gestão financeira da clínica, otimização do trabalho, atendimento individualizado e um serviço de qualidade a todos os pacientes.
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