Blog Saúde Bucal

Conheça os principais tipos de lentes de contato dentais

A busca por resultados estéticos na dentição é uma das principais causas que levam os pacientes aos consultórios odontológicos, mas você sabe quais os tipos de lentes de contato dentais e para que elas são indicadas?

Para quem ainda não conhece, essa é uma técnica muito usada atualmente por famosos. Por meio da colocação das lentes de contato é possível cobrir mudanças de cor, formato e fraturas que comprometem a boa aparência do sorriso. Assim, os resultados podem ser impressionantes!

Neste artigo, apresentaremos os principais tipos de lentes dentais existentes, além de explicar como funciona o processo de aplicação e a sua manutenção. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

O que são as lentes dentais e para que servem?

As lentes de contato dental são próteses superfinas e resistentes, normalmente fabricadas com porcelana, que são sobrepostas aos dentes naturais. Ou seja, elas cobrem somente a parte externa do dente, corrigindo desvios e harmonizando o sorriso do paciente.

O tratamento odontológico é estético, focado na melhoria da aparência dos dentes. Ele corrige, por exemplo, irregularidades no formato e na cor, garantindo um sorriso uniforme e mais bonito.

Essas estruturas apresentam uma espessura muito fina, entre 0,2 mm e 0,4 mm, sendo quase transparentes, e podem ser utilizadas em apenas um ou em vários dentes disfuncionais, dependendo do diagnóstico e da prescrição do dentista.

Para a colocação das lentes, realiza-se a moldagem e o planejamento estético, a fim de que o procedimento seja feito em segurança. De modo geral, o uso das lentes tende a ter um resultado satisfatório e prolongado, sendo a solução para recuperar o sorriso, elevar a autoestima e restabelecer a confiança dos pacientes.

Quais são os principais tipos de lentes dentais?

As lâminas são produzidas de acordo com a necessidade de cada paciente, depois de uma avaliação completa do dentista, de preferência que seja especializado no ramo. Além disso, a odontologia tem melhorado muito os materiais utilizados para fixação das lentes de contato dentais, tornando a técnica ainda mais vantajosa.

É essencial marcar uma consulta antecipada para que a estrutura bucal do paciente seja analisada, verificando se as lentes são indicadas ou não para o caso. A seguir, conheça os principais tipos de lentes dentais.

Dissilicato de lítio

É o material mais usado atualmente nos tratamentos estéticos e funcionais com laminados, já que garante resistência e aparência mais delicada.

Zircônia translúcida

Usado em próteses fixas e lentes de contato, o material consegue se aproximar bem da aparência natural da dentição devido às transparências ocasionadas pela inserção de óxidos de zircônia na estrutura laminada.

Silicato de lítio reforçado por zircônia

Este componente com dissilicato que possui resistência a impactos externos e excelente aspecto estético. Embora o procedimento seja mais utilizado em coroas para prótese fixa, é bastante comum sua indicação para tratamentos com laminados em porcelana.

Cerâmica feldspática tradicional

É um tipo de porcelana mais antiga para produção de lente. No entanto, embora tenha ótimas propriedades estéticas, possui menos durabilidade que outras técnicas, e apresenta altos riscos de fraturas e infiltração por cáries dentárias.

Vidro-cerâmico reforçado por leucita

A introdução da cerâmica reforçada por leucita é o motivo da popularização da técnica. O material é capaz de imitar perfeitamente detalhes ópticos como transparências e fluorescências próprias dos dentes, além de ser resistente e durável.

É importante destacar que o material de fabricação das lentes dentais é fundamental para o resultado do tratamento. Por esse motivo, antes de optar pelo tipo de material, converse com o seu dentista e peça uma indicação acerca do elemento mais apropriado para o tratamento bucal, mantendo o custo-benefício e a segurança.

Quais as diferenças da faceta e da lente dental?

Na maioria das vezes, as pessoas confundem a lente de contato dental com aplicação de facetas dentárias, ou não conseguem determinar quais as principais diferenças entre os dois tipos de próteses.

Basicamente, a diferença predominante entre os dois tratamentos é a espessura, pois as facetas tendem a ser maiores, apresentando cerca de 0,7 mm de densidade. É exatamente por essa resistência que elas costumam ser indicadas em casos mais complexos relacionados à dentição, como os desgastes dentários.

As lentes, ao contrário das facetas, não precisam de desgastes nos dentes para serem aplicadas, sendo ideais para consertar pequenos erros e má formações nos dentes. Além disso, geralmente, o desgaste para lentes de contato é mínimo quando feito, sendo maior na colocação de facetas dentárias.

Portanto, embora o objetivo de ambos seja o mesmo, apenas um dentista saberá indicar qual o tratamento ideal para garantir um melhor resultado estético para seu caso.

Como é o processo de aplicação e a importância da manutenção?

Para a instalação das lentes de contato dentais, realiza-se primeiramente uma avaliação e um planejamento do procedimento. Em seguida, é feito o desgaste dos dentes para a fixação das lentes e, depois, elas são fixadas na dentição.

Vale lembrar que a aplicação das lentes é antecedida de alguns tratamentos odontológicos, em caso de necessidade, para assegurar a saúde bucal do paciente e um melhor resultado do tratamento. Além disso, a técnica é definitiva, isto é, após sua instalação não é possível voltar atrás, mas a estimativa é que sua durabilidade seja de aproximadamente 20 anos.

Com relação aos cuidados, é necessário reforçar a higienização, utilizar fio dental e complementar com um enxaguante bucal para a remineralização dental. As visitas regulares ao dentista para a manutenção da aparência e polimento das lentes e limpeza também são importantes. Mantenha uma frequência adequada e siga corretamente as orientações.

Por fim, os tipos de lentes dentais mencionados neste post são excelentes alternativas para quem busca uma solução estética compatível com os resultados fornecidos por essa técnica. Lembre-se de procurar um profissional especializado para saber qual é a opção mais indicada para o seu caso, assim você não se arrependerá da sua decisão.

Na Sorridents Clínicas, por exemplo, oferecemos uma enorme variedade de soluções odontológicas, feitas por profissionais que são referências em suas áreas de atuação. Entre em contato agora mesmo com a gente e agende uma avaliação odontológica!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.



Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada