Periodontia: quais os problemas tratados por essa especialidade? | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Periodontia: quais os problemas tratados por essa especialidade?



Se engana quem pensa que o dentista cuida apenas dos nossos dentes. Na verdade, ele lida também com as gengivas e outros tecidos de sustentação dos dentes, que precisam estar saudáveis para garantir um sorriso bonito. Essa área é a Periodontia.

Muita gente não sabe, mas problemas que começam na gengiva são bem comuns e exigem tratamento. É que, a longo prazo, podem trazer consequências mais sérias, como a perda dentária.

Quer entender melhor os principais problemas tratados na especialidade e quando procurar o periodontista, que é o dentista especializado na área? Confira nosso post!

Quais as funções de um periodontista?

O periodontista é o dentista que vai trabalhar com a prevenção, diagnóstico e tratamento do periodonto, que são tecidos que fazem a sustentação dos dentes no osso. Eles garantem, assim, sua resistência e permitem que a gente mastigue com tranquilidade.

Dessa forma, esse profissional vai realizar a profilaxia e fazer a raspagem para retirar a placa e o tártaro. Ele também realiza ainda outros tratamentos mais complexos quando a infecção na estrutura de sustentação dos dentes (periodontite) já está instalada.

É o dentista que também vai lidar com cirurgias na gengiva por questões clínicas ou até mesmo estéticas, como a cirurgia plástica gengival que vai conferir um sorriso mais harmônico ao paciente.

Quais os principais problemas tratados na Periodontia?

A Periodontia é responsável por lidar com doenças que atingem as gengivas, ligamentos periodontais e osso alveolar. São problemas causados especialmente por descuido na limpeza bucal, mas que podem ter outros fatores de risco, como gravidez, diabetes, fumo, artrite reumatoide e até estresse.

Veja a seguir os principais problemas tratados nessa especialidade.

Gengivite


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


É a inflamação das gengivas, deixando esses tecidos mais vermelhos, sensíveis e doloridos. Assim, a região passa a sangrar com facilidade, seja ao escovar ou morder um alimento. Apesar de parecer algo simples, quando não tratado, pode levar a uma infecção mais séria.

A raspagem do tártaro, além de orientações para uma higienização bucal correta são suficientes para acabar com a inflamação.

Periodontite

A periodontite é quando há uma infecção nas fibras das estruturas que dão suporte ao dente, o que leva ao surgimento de pus, amolece os dentes e pode levar à sua queda. Quando a gengivite não recebe o tratamento, o paciente pode desenvolver a periodontite.

Para tratar a doença, além da raspagem, é preciso fazer o alisamento radicular, que é a raspagem da raiz do dente para favorecer a cicatrização na região. Além disso, o dentista pode receitar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e, dependendo da gravidade, até antibióticos.

Porém, existe ainda periodontite juvenil, doença de causa genética que acomete jovens de 11 a 13 anos. Pode ser localizada em um dente ou generalizada e é marcada por uma perda óssea na forma de arcos nos dentes afetados.

Quando procurar essa especialidade?

O periodontista deve ser procurado para realizar os cuidados preventivos de saúde das gengivas e estruturas que dão suporte e fixação dos dentes. Quem está com as gengivas doloridas, com a sensação dos dentes moles ou tem algum fator de risco para doenças periodontais também deve marcar consulta com especialista.

Agora você já sabe quais as principais doenças na Periodontia. Para prevenir esses problemas, é essencial realizar a limpeza bucal após as refeições e antes de dormir. Não se esqueça do fio dental: o item garante a higienização completa e a boa saúde das gengivas.

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra como é o tratamento periodontal: preços, sintomas e cirurgias!

Postado em 22/04/2021.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter