Muita gente sonha com um sorriso bonito, não é mesmo? Mas saiba que ter os dentes alinhados ou corrigir a mordida traz resultados que vão além da estética. Isso mesmo: existe uma forte relação entre ortodontia e qualidade de vida por conta dos inúmeros benefícios que esse tratamento proporciona.
Quer conhecer mais sobre essa especialidade e os principais resultados que o uso dos aparelhos ortodônticos traz para sua saúde e bem-estar? Então não perca as informações que reunimos a seguir!
O que é ortodontia?
É uma área que promove a movimentação dos dentes e ossos maxilares com o uso dos aparelhos ortodônticos, que podem ser fixos ou móveis. Dessa forma, a ortodontia oferece tratamentos que vão deixar o sorriso mais harmônico e que são indicados para diferentes casos, entre eles os de:
- dentes encavalados;
- diastema (espaço entre os dentes);
- sobremordida (quando os dentes superiores se posicionam quase que totalmente sobre os inferiores);
- mordida cruzada (consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior, onde os dentes de baixo se sobrepõem sobre os de cima,);
- mordida aberta anterior (quando os dentes do fundo se encostam, mas fica um espaço entre os dentes da frente);
- desvio de linha mediana (desalinhamento do centro da arcada superior com o da inferior).
Como funciona o tratamento ortodôntico?
O ortodontista realiza a avaliação clínica e faz exames complementares, como radiografias, para fazer o diagnóstico e o plano de tratamento e também solicita toda documentação ortodôntica. A partir daí, chega a etapa de colocação do aparelho para que ocorra a movimentação dentária.
Regularmente, o paciente precisa retornar ao consultório para realizar ajustes no aparelho e a troca de elásticos ou outros componentes. O tempo de tratamento varia de acordo com cada caso.
Qual a relação entre ortodontia e qualidade de vida?
O tratamento vai deixar os dentes alinhados e o encaixe da mordida correto, resultando em um sorriso mais bonito. Essa é a parte estética, mas é preciso entender que o uso de aparelhos dentários também previne contra doenças bucais, como a cárie, já que fica mais fácil para higienizar a boca por completo quando os dentes estão na posição correta. Outro ponto é que o paciente consegue falar e respirar melhor e passa a mastigar com mais eficiência, o que traz ganhos para a digestão.
Por fim, é importante considerar que, além dos benefícios para a saúde em geral, há a melhora também da autoestima, já que a pessoa com um sorriso harmônico se sente segura e confiante para sorrir, conversar e se alimentar na frente de outras pessoas.
Se você quer passar pelo tratamento, mas não se vê utilizando um aparelho metálico, pode ficar sossegado: hoje existem modelos de aparelhos ortodônticos em que os componentes são transparentes (feitos de policarbonato, safira e outros materiais) e alinhadores transparentes removíveis, possibilitando que você corrija seus dentes com bastante discrição.
Viu só todos os benefícios que esse tipo de tratamento proporciona? É que a ortodontia e qualidade de vida andam juntas, visto que, ao alinhar o sorriso, você melhora sua saúde bucal, saúde geral, estética e até a questão psicológica, gerando uma maior autoconfiança.
Gostou do nosso post? Ficou interessado em fazer o tratamento ortodôntico? Escolha uma clínica de referência, como a Sorridents, que conta com especialistas, para que você possa sorrir com liberdade. Entre em contato e agende uma consulta!