Blog Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas e da sua praticidade. Além disso, as facetas proporcionam um sorriso agradável sem o uso de aparelho ortodôntico ou de clareamento. 

Nesse sentido, é válido ressaltar que muitas pessoas ainda apresentam o receio de colocar facetas dentárias devido a alguns mitos que se propagaram. Mas, muito pelo contrário, elas podem gerar diversas vantagens para o paciente. Sendo assim, continue a leitura e conheça 6 dos principais mitos a respeito da faceta dentária! 

1. A faceta é indicada para quem tem dente torto

As facetas podem ser usadas para corrigir pequenos defeitos na posição dos dentes, mas, em situações em que exigem grandes modificações, o paciente precisará fazer o tratamento com um ortodontista. 

2. A faceta dura para sempre

A faceta não dura para sempre, portanto essa informação consiste em um mito. Saiba que a duração da faceta dentária é muito variável e depende de diversos fatores, como o cuidado que o paciente tem com a alimentação e como é a sua mordida. 

3. A faceta gera muita dor 

O tratamento com facetas é indolor, uma vez que o processo não é invasivo, então o paciente não sente dor ao realizar o procedimento. Em alguns casos, é necessário fazer o desgaste do esmalte, mas tudo é feito dentro de um limite seguro para manter a estrutura dos dentes e a saúde bucal

4. A faceta é cara demais 

O valor das facetas não é extremamente caro. Caso você tenha interesse em inseri-las, é válido procurar uma clínica odontológica para avaliar suas necessidades. O preço varia conforme a quantidade de dentes que receberão a faceta e o material utilizado.  

5. A faceta é igual à lente de contato

Um dos mitos é falar que as facetas são iguais às lentes dentárias. Por mais que sejam parecidas, a principal diferença entre elas é a espessura. Enquanto a lente de contato tem entre 0,1 a 0,5 mm, a faceta tem mais de 0,5 mm. 

6. A faceta muda de cor com o passar do tempo

É importante mencionar que a faceta não muda de cor com o tempo, uma vez que ela não é capaz de absorver os pigmentos presentes em alguns alimentos, ou seja, ela não amarela. Sendo assim, ela continuará com o mesmo aspecto após muito tempo de uso. 

Como você pôde perceber, existem diversos mitos relacionados à faceta dentária. Por essa razão, é essencial consultar um bom dentista para que ele possa analisar a necessidade de colocação da faceta e tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto. Hoje em dia, uma boa saúde bucal e um sorriso bonito são essenciais para melhorar a autoestima, e as facetas contribuem significativamente para esses objetivos. Por isso, é válido procurar um profissional capacitado. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada