Blog Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas e da sua praticidade. Além disso, as facetas proporcionam um sorriso agradável sem o uso de aparelho ortodôntico ou de clareamento. 

Nesse sentido, é válido ressaltar que muitas pessoas ainda apresentam o receio de colocar facetas dentárias devido a alguns mitos que se propagaram. Mas, muito pelo contrário, elas podem gerar diversas vantagens para o paciente. Sendo assim, continue a leitura e conheça 6 dos principais mitos a respeito da faceta dentária! 

1. A faceta é indicada para quem tem dente torto

As facetas podem ser usadas para corrigir pequenos defeitos na posição dos dentes, mas, em situações em que exigem grandes modificações, o paciente precisará fazer o tratamento com um ortodontista. 

2. A faceta dura para sempre

A faceta não dura para sempre, portanto essa informação consiste em um mito. Saiba que a duração da faceta dentária é muito variável e depende de diversos fatores, como o cuidado que o paciente tem com a alimentação e como é a sua mordida. 

3. A faceta gera muita dor 

O tratamento com facetas é indolor, uma vez que o processo não é invasivo, então o paciente não sente dor ao realizar o procedimento. Em alguns casos, é necessário fazer o desgaste do esmalte, mas tudo é feito dentro de um limite seguro para manter a estrutura dos dentes e a saúde bucal

4. A faceta é cara demais 

O valor das facetas não é extremamente caro. Caso você tenha interesse em inseri-las, é válido procurar uma clínica odontológica para avaliar suas necessidades. O preço varia conforme a quantidade de dentes que receberão a faceta e o material utilizado.  

5. A faceta é igual à lente de contato

Um dos mitos é falar que as facetas são iguais às lentes dentárias. Por mais que sejam parecidas, a principal diferença entre elas é a espessura. Enquanto a lente de contato tem entre 0,1 a 0,5 mm, a faceta tem mais de 0,5 mm. 

6. A faceta muda de cor com o passar do tempo

É importante mencionar que a faceta não muda de cor com o tempo, uma vez que ela não é capaz de absorver os pigmentos presentes em alguns alimentos, ou seja, ela não amarela. Sendo assim, ela continuará com o mesmo aspecto após muito tempo de uso. 

Como você pôde perceber, existem diversos mitos relacionados à faceta dentária. Por essa razão, é essencial consultar um bom dentista para que ele possa analisar a necessidade de colocação da faceta e tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto. Hoje em dia, uma boa saúde bucal e um sorriso bonito são essenciais para melhorar a autoestima, e as facetas contribuem significativamente para esses objetivos. Por isso, é válido procurar um profissional capacitado. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada