Você notou que tem um dente trincado? Bem, os dentes rachados são um problema comum e que podem ser resolvidos. As causas são diversas, como morder objetos ou alimentos duros, bruxismo ou outras situações corriqueiras.
Quando os dentes trincam, não tem jeito, é preciso visitar um dentista. O dente não se regenera sozinho, então, é preciso fazer o tratamento adequado. Dependendo da gravidade do problema, é possível reparar a rachadura com restauração ou, em casos mais graves, pode haver a necessidade de fazer uma coroa, canal ou até a extração do dente.
Continue a leitura deste post para saber o que você precisa sobre os dentes rachados ou trincados e como resolver esse problema!
Como saber se meu dente está trincado?
Quando aparecem fendas nos dentes, podem surgir sintomas como dores mais leves ou até mais agudas. Essas dores aparecem principalmente ao mastigar ou beber, e a intensidade varia de acordo com a extensão da lesão e com a região do dente que está rachado.
As rachaduras podem levar à fratura total do dente, o que também provoca sensibilidade dentária. Há casos em que o paciente não tem sintomas, somente quando o trinco atinge a dentina ou a polpa do dente. Nem sempre a rachadura é visível, mas com um exame de raio-x, o dentista consegue observar melhor esses detalhes.
É normal ter dentes rachados?
Não. Os dentes são estruturas que não devem apresentar qualquer tipo de rachadura ou trincos, mas há uma condição chamada Síndrome do Dente Rachado, que provoca dores severas no paciente. O diagnóstico precisa de um estudo complexo, pois, muitas vezes, a estrutura dentária aparenta estar dentro dos padrões normais.
Os dentes rachados precisam ser tratados para evitar problemas mais graves, como a quebra dentária. Nesse sentido, é preciso averiguar o caso para fazer a reabilitação. Quanto antes os trincos forem tratados, menores são as chances de ter algum tipo de complicação.
Quem tem dente trincado pode colocar aparelho?
Essa questão depende muito da gravidade da rachadura. Se for um trinco pequeno e quase imperceptível, não há problema na colocação de aparelho. Caso a rachadura seja maior, o apertamento do aparelho pode agravar o problema. É importante entender o que levou esse dente a trincar para identificar a melhor alternativa para tratá-lo.
Quais são os riscos do dente quebrar?
As rachaduras no esmalte dentário são consideradas um tipo de fratura. Quando o dente racha, esse problema pode aumentar e comprometer toda a estrutura dentária. Há chances, portanto, do dente quebrar, de apresentar inflamações na polpa e até mesmo de ocasionar a perda do dente.
As recuperações podem ser feitas com resina ou adesivo dental. Opções mais complexas envolvem coroas, tratamentos de canal ou outros tratamentos. Apenas o dentista pode avaliar cada situação para indicar o procedimento que melhor soluciona a questão.
Os dentes rachados propiciam o desenvolvimento de cáries e o acúmulo de placa bacteriana. Quanto antes o problema for identificado, melhores serão os resultados. Assim, a sua saúde bucal estará em dia!
Gostou de saber mais sobre o assunto? Aproveite para conhecer e curtir a nossa página no Facebook para acompanhar todas as novidades!