É comum que os pacientes, hoje em dia, queiram fazer procedimentos estéticos para aliviar as rugas e as linhas de expressão no rosto, mas as pessoas costumam ter muitas dúvidas sobre os métodos utilizados no consultório odontológico para retardar o envelhecimento. Pensando nisso, este texto explica por que o dentista pode aplicar toxina botulínica, mais conhecida como Botox®.
Adiante, você entende quais são os resultados dessa toxina — que é produzida por uma bactéria (Clostridium botulinum) e pode ser aplicada na região da face para diminuir as marcas de expressão — no corpo humano. Ao final, você ainda confere por que investir em um dentista bem qualificado para aplicar esse tipo de técnica. Continue a leitura!
Quais são os resultados da aplicação dessa toxina?
Em contato com o corpo humano, a toxina botulínica funciona como um bloqueador neuromuscular, impedindo que os neurônios transmitam estímulos para os músculos. Dessa forma, a técnica impacta parcial ou totalmente o mecanismo de contração muscular, causando um efeito rejuvenescedor no paciente.
É importante ressaltar que os resultados da aplicação de toxina botulínica são temporários, já que o corpo recupera, após algumas semanas, a contração muscular e os estímulos gerados entre os neurônios e os músculos. O produto é contraindicado para pessoas que têm alergia a essa toxina, mas os adultos de todas as idades, em geral, estão liberados para investir no procedimento.
Dentistas podem aplicar a toxina botulínica nos pacientes?
Muita gente se pergunta se os consultórios odontológicos podem realizar procedimentos com a toxina botulínica. Para responder à questão, podemos afirmar que a aplicação dessa toxina pode ser feita por uma série de profissionais, como os dermatologistas, os cirurgiões plásticos e cirurgiões-dentistas especializados nessa intervenção estética.
O que o Conselho de Odontologia afirma sobre o assunto?
O Conselho Federal de Odontologia, conforme resolução interna (CFO-198/2019) e legislação nacional (Lei 5.081/66) afirma que procedimentos estéticos com aplicação da toxina botulínica podem ser legalmente realizados por cirurgiões-dentistas, desde que os profissionais se especializem na área de harmonização orofacial.
Nesse sentido, ainda que a aplicação de Botox® ocorresse nos consultórios odontológicos há anos, para corrigir problemas funcionais como o bruxismo (ação de morder involuntariamente os dentes) e a Disfunção Temporomandibular, agora esse método pode ser aplicado por dentistas com finalidade puramente estética.
Por que buscar um profissional bem qualificado para fazer a aplicação?
Buscar um dentista bem qualificado é uma dica que vale não apenas para os procedimentos estéticos, mas também para as intervenções funcionais na boca, uma vez que o profissional com especialização em alguma área da ciência odontológica consegue examinar, diagnosticar e tratar o problema com precisão.
Este texto explicou por que dentista pode aplicar toxina botulínica, com o intuito de amenizar as marcas de expressão e melhorar a autoestima e a qualidade de vida do paciente. Para ter êxito no procedimento, é preciso contar com a ajuda de um profissional experiente.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e aprenda mais sobre procedimentos estéticos realizados por dentistas! Veja, agora, quais são os usos da toxina botulínica na odontologia.