Todo mundo sabe que para alterar a tonalidade dos dentes, deixando-os mais branquinhos, o ideal é realizar o clareamento dental. O resultado é um sorriso mais estético, o que deixa a pessoa mais segura e traz vantagens para a vida pessoal e profissional.
No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como ocorre esse procedimento, quais os tipos existentes, além dos cuidados antes e durante o tratamento. Confira nosso artigo e conheça 5 curiosidades sobre o clareamento dental.
1. Como age o gel clareador?
O clareamento dental é realizado com um gel à base de peróxido de hidrogênio ou carbamina. Essa aplicação resulta em um processo químico, em que o oxigênio quebra as moléculas de pigmento deixando, portanto, os dentes mais claros.
2. Preparação para o clareamento
Antes de começar o procedimento, o dentista fará uma avaliação da sua boca para verificar se há algum problema. Em caso de tártaro, por exemplo, ele fará a limpeza e raspagem para preparar os dentes para o clareamento. Outras situações como gengivas inflamadas ou cáries também serão tratadas previamente.
Pacientes com restaurações devem ficar atentos, visto que a substância clareadora não age sobre elas. Dessa forma, será preciso trocá-las antes ou depois do procedimento para um bom resultado estético.
3. Tipos de clareamento dental
Existem dois tipos de clareamento dental:
-
caseiro — o paciente aplica o gel clareador com o uso de uma moldeira de silicone. A quantidade da substância e tempo de uso é orientado pelo dentista. Geralmente, o produto é aplicado durante o sono e o tratamento dura, no máximo, 21 dias. O processo de clareamento é gradual.
-
no consultório — também é utilizada uma moldeira, porém com uma concentração bem maior da substância, por isso o dentista utiliza também um protetor gengival por segurança. Pode ser realizado com o laser ou luz LED para potencializar o efeito clareador. É realizado em duas ou três sessões, uma por semana.
Ambos devem ser feitos com a supervisão do dentista para evitar riscos à saúde ou efeitos clareadores que deixam o sorriso com uma coloração artificial. Saiba ainda que os dois métodos podem ser conjugados para obtenção de resultados ainda melhores.
4. Alimentos proibidos durante o tratamento
Ao longo das sessões de clareamento (em casa ou no consultório), alimentos que contém pigmentos e podem manchar os dentes estão proibidos, como:
-
café;
-
chás;
-
vinho tinto;
-
suco de uva;
-
açaí;
-
molho de soja;
-
beterraba;
-
refrigerantes à base de cola.
Esse cuidado é obrigatório, pois o tratamento deixa os dentes mais permeáveis. Dessa forma, podem manchar com mais facilidade. O cigarro também deve ser evitado para não comprometer o clareamento.
5. Quanto tempo duram os resultados
Você pode ficar com os dentes mais claros por um período que varia de 1 a 3 anos. Os resultados se mantêm por mais tempo quando o paciente cuida da alimentação, evitando ingredientes pigmentados ou com corantes, não fuma, realiza a limpeza bucal adequada e visita o dentista regularmente.
O clareamento dental melhora a estética do sorriso, trazendo mais confiança e aumentando a autoestima do paciente. É um procedimento seguro, rápido e eficaz para quem busca exibir dentes mais brancos.
Ficou interessado em fazer o clareamento dental? Conheça também as particularidades e indicações do clareamento endógeno!