Manter o sorriso sempre branco e iluminado é o desejo de todos, por isso as pessoas querem saber como fazer clareamento dental caseiro, da forma mais prática, sem passar por procedimentos tão incômodos nem invasivos.
Isso é possível e, neste texto, nós vamos apresentar um passo a passo de como fazer o clareamento dental caseiro e quais são os equipamentos necessários. Continue com a gente e confira!
Como funciona o clareamento dental caseiro?
Realizado em casa, o método consiste em devolver a coloração branca aos dentes, removendo as manchas e o amarelado deles. Mas, para isso, evite receitas caseiras e escovações com ingredientes domésticos, como bicarbonato de sódio. Tais técnicas removem a proteção natural dos dentes e podem, em situações mais graves, levar até a perda dos dentes.
Por isso, o ideal é realizar o procedimento correto, que vale bastante a pena. Você terá seus dentes brancos e um sorriso iluminado, com algumas sessões feitas na sua casa, mas antes orientadas pelo dentista. Confira a seguir como fazer clareamento dental caseiro.
Converse com seu dentista
Para realizar o procedimento correto, antes, é necessário consultar o dentista, pois ele vai examinar se há problemas prévios, como abrasões, cáries ou falhas na gengiva, e tratá-los. O profissional vai ainda realizar a limpeza dos dentes, passar instruções e solicitar exames fundamentais para a avaliação da sua saúde bucal.
Faça um exame visual
Entre os procedimentos empregados para analisar a sua estrutura dentária, está o exame visual. Ele é crucial para saber como está a proteção dos seus dentes e constatar se eles podem receber o gel clareador.
Aguarde a moldagem
Após as avaliações necessárias, o profissional vai criar um molde das suas arcadas dentárias. Esse objeto será usado com o gel clareador, uma substância composta de peróxido de carbamida 16%.
Leve os itens necessários para casa
Após os exames, a limpeza e demais processos feitos pelo dentista, esse profissional passará as instruções sobre quais itens levar para casa, como usá-los e por quanto tempo e em quais momentos do dia. Ouça com atenção todas as informações. Geralmente, você leva para sua casa a moldeira (o molde dos seus dentes) e o gel clareador.
Dê início ao procedimento
O gel clareador é adicionado ao molde nas sessões realizadas em casa, conforme a regularidade especificada pelo dentista. Isso, em geral, costuma ser todos os dias, durante um hora, e o tratamento deve durar três semanas e, em cada uma delas, é necessário ir ao consultório para que o dentista acompanhe a evolução do procedimento.
Evite alguns alimentos
Durante o clareamento, os dentes ficam mais suscetíveis às manchas. Por isso, você não deve ingerir:
- café;
- chocolate;
- vinho;
- molho de tomate;
- qualquer bebida ou comida com corantes;
- além de evitar o cigarro.
Cuide bem da higiene bucal
Além disso tudo, é preciso manter uma rotina básica de saúde bucal, que inclui a escovação dos dentes após as refeições, pelo menos três vezes ao dia, e a aplicação do fio dental e enxaguante bucal antes de dormir.
Mantenha a regularidade do tratamento e siga as instruções do dentista à risca. Isso é crucial para que o procedimento ocorra de forma efetiva, sem danos aos dentes e com o resultado desejado. Se houver qualquer problema, visite o dentista.
Agora que você já sabe como fazer clareamento dental caseiro, é possível avaliar se essa é a melhor opção de tratamento para o seu caso. Lembrando que esse tipo de clareamento remove as manchas dos dentes e devolve luz ao seu sorriso.
O que achou? Compartilhe sua opinião conosco sobre o clareamento dental caseiro nos comentários!