Em meio ao mercado acirrado e o momento conturbado pelo qual muitos segmentos e empresas estão passando, encontrar o cliente ideal pode ser uma grande vantagem competitiva. E se você pretende abrir a sua própria clínica odontológica em breve, esse certamente será o melhor caminho para chegar ao sucesso.
Nesse contexto, definir exatamente com qual público você vai trabalhar contribuirá para desenvolver estratégias de marketing e de comunicação muito mais efetivas, que vão atrair e fidelizar os seus pacientes, seja no curto ou no longo prazo.
Entretanto, muitas empresas e consultórios ainda não sabem como descobrir quem são os seus clientes ideais, fazendo com que elas percam dinheiro e deixem de atender uma importante parcela da população. E não é isso que você quer com um novo negócio, não é mesmo?
E então, ficou interessado no assunto e quer saber como definir corretamente o seu público? Confira este post e aplique as nossas dicas para montar o seu consultório!
1. Faça pesquisas de marketing
Para começar essa importante missão, as pesquisas de marketing podem ser bons instrumentos para identificar seus clientes.
Elas são ideais para levantar informações sobre os hábitos da população, suas características, cultura, necessidades, percepções sobre os serviços que são oferecidos atualmente e muito mais.
Essas pesquisas podem ser de dados secundários, ou seja, estudos que já estão prontos e foram feitos por grandes institutos, como o IBOPE e o IBGE, e também de dados primários, quando é elaborado todo o questionário, há aplicação de perguntas, tabulação e, por fim, a análise de dados.
Assim, se você deseja abrir um consultório odontológico, é recomendável procurar dados que já existem sobre este mercado. Depois, caso seja necessário, você pode contratar uma agência ou elaborar um projeto de pesquisa para coletar informações mais específicas sobre um determinado público.
Dessa maneira, aliando os diferentes tipos de pesquisa de marketing, você já terá um bom norte para definir o perfil de cliente ideal para a sua clínica.
2. Defina uma proposta de valor
Outro passo fundamental para descobrir o seu público correto é definir uma proposta de valor, ou seja, o porquê o seu consultório odontológico é a melhor opção e o que ele tem de diferente em relação à concorrência.
Você vai oferecer um melhor custo-benefício? Sua clínica terá profissionais especializados? Você trabalhará com serviços complementares? Ou o seu negócio será restrito a um público elitizado?
Perguntas como essas, aliadas à sua capacidade financeira e conhecimento do ramo, contribuirão para definir uma proposta de valor coerente e que vá de encontro com os seus princípios. Por isso, seja criterioso e tenha muita atenção ao desenvolver e estabelecer o seu diferencial.
Após fazer algumas pesquisas e ter essa etapa resolvida, você certamente conseguirá enxergar com mais clareza os clientes ideais para começar a investir.
3. Conheça o mercado e os seus concorrentes
Para começar um novo negócio e escolher o seu target, não basta apenas ter uma boa formação ou experiência na área. É necessário também conhecer a fundo como o mercado se comporta e, principalmente, como os concorrentes têm se movimentado no cenário atual.
Nesse sentido, você precisa verificar se o ramo de saúde bucal está forte no país, por exemplo. Segundo uma pesquisa feita pelo instituto GFK, em 2015, o resultado é bem positivo nesse nicho. Esses dados também podem te dar uma boa noção de qual é o melhor público para começar a investir.
Além disso, é importante que você mapeie as principais empresas que atuam no segmento e a quais perfis elas costumam atender. Assim, caso você encontre uma parcela da população que não é coberta ou bem atendida, essa pode ser a fatia ideal para concentrar os seus esforços.
Por isso, certifique-se de que você é um expert no mercado e possui pleno conhecimento do que as outras empresas estão fazendo.
4. Invista em segmentação
Com a saturação dos mercados e a enorme quantidade de empresas disputando a atenção do público, uma das principais tendências para quem deseja empreender é investir em segmentação e em nichos de mercado.
Isso quer dizer que encontrar um público mais específico para o seu consultório pode ser a fórmula do sucesso, uma vez que as pessoas estão mais exigentes e à procura de serviços personalizados, que se adéquem exatamente aos seus gostos.
Então, em vez de abrir uma clínica odontológica para o público geral, tente focar em pessoas da terceira idade e de alta renda, por exemplo. Quanto mais direcionado for o seu negócio, maiores serão as chances de conquistar a preferência e fidelização de um determinado grupo de pessoas.
Portanto, não economize esforços para encontrar uma parcela da população cujas necessidades ainda não foram totalmente satisfeitas. Assim, a sua clínica terá uma probabilidade muito maior de se destacar e obter sucesso.
5. Desenvolva um esboço da sua persona ideal
Depois de seguir todas as dicas anteriores, você já terá andado a maior parte do caminho em busca do seu cliente ideal. Por isso, essa é a hora de desenvolver e colocar no papel um esboço da sua persona. Mas tenha calma, pois isso não será nenhum bicho de sete cabeças.
É válido ressaltar que o conceito de persona é muito mais amplo que a simples descrição do público-alvo. Além dos dados demográficos, você deverá registrar a carreira, os sentimentos, objetivos, sonhos e principais problemas enfrentados pelo público escolhido.
Você deverá anotar e estruturar bem todas essas informações e, quanto mais detalhado for o esboço, mais fácil será para definir as estratégias que você vai utilizar para conquistar e fidelizar os seus futuros pacientes.
Aliando todas essas dicas com a sua vontade de empreender e se destacar, o seu negócio certamente será um verdadeiro sucesso. Além disso, trabalhando com as pessoas corretas, você vai oferecer um serviço útil, de confiança, de qualidade e que, com certeza, lhe fará muito mais feliz.
E agora que você já sabe como descobrir o cliente ideal para o seu consultório, que tal assinar a nossa newsletter e continuar por dentro de todas as novidades do blog?