A sensibilidade dentária, de acordo com a Universidade de Washington, nos Estados Unidos, atinge uma em cada oito pessoas em todo mundo, sendo a grande maioria mulheres. Aqui no Brasil, segundo o Hospital da Face, 40% dos brasileiros, principalmente, entre os 20 e 50 anos, sofrem com esse problema, mas muitos ainda não sabem como cuidar de dentes sensíveis.
Por isso, neste post explicaremos as causas mais comuns e como identificar os sinais de sensibilidade nos dentes para, em seguida, mostrar como acabar com esse incômodo. Confira:
O que se caracteriza por sensibilidade nos dentes?
As principais causas que contribuem para a sensibilidade dentária são bruxismo — hábito ranger ou apertar os dentes durante o sono —, fraturas, acidentes, gengivite, surgimento de cáries, escovação incorreta.
Com a diminuição da espessura da camada protetora, a dentina, a camada porosa secundária que envolve a raiz do dente, acaba exposta, provocando aquela sensação de dor ou “choque” ao ingerirmos alimentos ou líquidos muito gelados, quentes, doces ou ácidos demais.
Esse incômodo também pode surgir durante a escovação dos dentes, simples bochechos com água fria ou ao passar fio dental. Isso faz com que a maioria das pessoas se “acostume” ou deixe o problema “para lá”, acreditando não ser nada grave. Esse é um grande erro, pois enquanto esse quadro não é diagnosticado, o paciente continua com estes hábitos, comprometendo ainda mais a já danificada camada do esmalte.
Como essa sensibilidade pode ser motivada por muitos fatores, o mais recomendado é procurar um dentista para identificar a causa do problema para poder tratá-lo corretamente.
Como cuidar de dentes sensíveis?
Para amenizar a sensibilidade nos dentes, alguns cuidados devem ser tomados, tais como:
-
Escolha a escova certa: opte sempre por escovas com cerdas macias e com pontas arredondadas.
- Mantenha uma escovação suave: não escove com muita pressão e nunca na horizontal. Sempre faça movimentos brandos e delicados, de forma circular.
- Aposte no flúor: cremes dentais e enxaguantes bucais com flúor contribuem para o fortalecimento do esmalte do dente. Mas tome cuidado, pois muitos produtos contêm álcool em suas fórmulas, o que colabora para agredir ainda mais a película protetora dentária.
- Faça a higiene bucal frequente: manter a higiene bucal e passar fio dental sempre após cada refeição impede a proliferação de bactérias e o surgimento das cáries, que consomem o esmalte do dente, deixando-os ainda mais sensíveis.
- Evite bebidas e alimentos ácidos: a acidez de produtos e alimentos, como limão, laranja, abacaxi, vinagre, bebidas energéticas, isotônicos e refrigerantes também contribuem para a sensibilidade dos dentes e para perda do esmalte.
- Mastigue chicletes: para controlar a acidez na boca após a alimentação, aposte nas gomas de mascar sem açúcar, que aumentam o fluxo salivar e ajudam a equilibrar o PH bucal.
Qual o tratamento mais adequado?
A mudança dos hábitos para amenizar os dentes sensíveis começam em casa. Porém, sempre é recomendado procurar por um dentista para que ele faça o diagnóstico preciso do problema e indique os melhores produtos para utilizar durante a higiene bucal, como a escova, creme dental, enxaguante e fio dental adequado para cada tipo de problema.
Caso haja necessidade ele também pode optar pela aplicação do flúor. E em casos mais graves, pode ser necessária uma pequena intervenção cirúrgica para restaurar o esmalte dos dentes comprometidos, evitando assim problemas mais complexos, como a periodontite.
Gostou de nossas dicas? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Agora que você já sabe como cuidar de dentes sensíveis, aproveite para seguir nossa página no Facebook, Twitter, YouTube e no Instagram e receba nosso conteúdo. Até a próxima!