O sistema imunológico é responsável por garantir a proteção do corpo, ou seja, ele evita que patógenos e substâncias estranhas afetem a nossa saúde. Para isso, é preciso que as células e os órgãos funcionem como uma barreira de proteção.
Dessa forma, ao não realizar uma boa higiene bucal, o seu corpo pode ficar mais suscetíveis a infecção e a instalações de doenças. Isso porque as bactérias nocivas na boca podem cair na corrente sanguínea e, consequentemente, ocasionar diversas infecções.
Continue a leitura e saiba mais informações a respeito da relação entre baixa imunidade e saúde bucal!
O que baixa imunidade e quais as suas causas?
O sistema imunológico é responsável por defender o corpo contra qualquer infecção. Assim, a baixa imunidade consiste em um problema no sistema e ele não consegue mais evitar a ocorrência de algumas doenças.
Quando as defesas imunológicas estão enfraquecidas, a chance de ter uma infecção é potencializada. Os glóbulos brancos, como linfócitos B, neutrófilos e os Linfócitos T apresentam uma função essencial no combate às doenças oportunistas. Com a imunidade baixa, o sistema imunológico não funciona de forma satisfatória. Confira, a seguir, as principais causas da baixa imunidade!
Alimentação ruim
Uma alimentação com pouco nutrientes pode favorecer a ação de patógenos nocivos ao corpo. As fibras alimentares, por exemplo, contribuem na microbiota intestinal e, assim, melhoram a imunidade e impedem a ação de patógenos. Além do mais, vegetais e frutas são ricos em vitaminas e ajudam a combater um resfriado.
Estresse
O estresse é uma importante causa da baixa imunidade. Para garantir que seu corpo fique saudável, é preciso adotar estratégias que diminuam a ansiedade e o estresse. Pois, podem promover inflamações e desequilibrar as células imunológicas.
Doenças crônicas
Algumas doenças crônicas, como câncer, AIDS, lúpus e diabetes podem afetar o sistema imune e outras doenças podem surgir. Assim, é preciso que elas sejam tratadas corretamente, para que sua qualidade de vida não fique prejudicada.
Uso de medicamento
Diversos medicamentos enfraquecem o sistema imunológico, como os corticóides, antibióticos e imunossupressores. Ao sentir o corpo vulnerável, é fundamental comunicar aos médicos para que eles possam trocar ou suspender os medicamentos, pois eles não podem afetar as células de defesa do organismo.
Como a imunidade pode interferir na saúde bucal?
A baixa imunidade pode ocasionar diversos problemas à saúde bucal, pois o paciente fica mais suscetível a diversas doenças. Confira, a seguir!
Herpes
A herpes bucal consiste em uma doença bucal dolorosa e contagiosa. Ela é ocasionada por um vírus e pode afetar a cavidade bucal, lábios e as gengivas. Caso sua imunidade esteja baixa, os microorganismos se proliferam com mais facilidade e, por isso, surgem diversas bolhas e feridas. Para solucionar o problema, o medicamento deverá ser indicado por um profissional especializado, pois ele deverá analisar as erupções.
Afta
As aftas são pequenas feridas vermelhas e com o centro esbranquiçado. Elas podem provocar dor e incômodo ao falar e ao mastigar. Para suavizar o problema e controlar a infecção, o paciente pode utilizar pomadas analgésicas e corticoides tópicos.
Caso não saiba, o enxaguante bucal pode ser utilizado para reduzir a proliferação de bactérias na região. Além do mais, a visita ao dentista é imprescindível, pois ele indicará o antibiótico ideal para solucionar o problema.
Inflamações gengivais
As inflamações nas gengivas, gengivites, podem ser desencadeadas com a baixa imunidade. O problema acontece por causa do acúmulo de placa bacteriana. O paciente pode sentir dores, sensibilidade ao mastigar, mau hálito, retração gengival, sangramento e vermelhidão.
Periodontite
A periodontite também consiste em um problema bucal que pode aparecer por causa da baixa imunidade. Se as inflamações gengivais não forem tratadas corretamente, os tecidos que suportam os dentes, os ossos e os ligamentos podem ficar prejudicados.
Dessa forma, na periodontite os dentes perdem sua estrutura. O tratamento deve ser realizado imediatamente, pois pode ocasionar a perda parcial ou total dos dentes. O profissional odontológico indicará o tratamento adequado, normalmente, é realizada raspagem, limpeza e uma intervenção cirúrgica.
Quais os cuidados devem ser tomados para prevenir a imunidade baixa?
Com alguns cuidados é possível evitar o surgimento de infecções e inflamações na boca e no corpo. Manter uma rotina saudável é essencial para garantir uma boa qualidade de vida. Veja como!
Tenha bons hábitos de higiene bucal
Uma boa higiene bucal é essencial para prevenir o surgimento de infecções, pois eliminam bactérias e germes. Por isso, é fundamental escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia para que os microrganismos presentes na região não afetem o seu bem-estar.
Pratique atividades físicas
A realização de exercícios físicos melhora o sistema imunológico, aumenta a quantidade de glóbulos brancos e ajuda a combater diversas doenças. Realizar 30 minutos de alguma atividade física pode mudar a saúde do seu corpo.
Durma bem
Muitas pessoas negligenciam o sono, mas é fundamental para o sistema imunológico. Por essa razão, é indicado dormir pelo menos 8 horas por dia. Além do mais, durante o momento de descanso é preciso controlar as emoções, para que elas não contribuam no aparecimento de substância imunodepressoras.
Evite o consumo de cigarro e álcool
O álcool e o cigarro são capazes de afetar o sistema imune e de acentuar os problemas bucais. Pois, eles deixam o organismo mais predisposto às infecções. Caso tenha dificuldade de eliminá-los de forma definitiva, tente reduzir o consumo.
Consuma alimentos naturais e ricos em vitaminas
A vitamina C é primordial para o sistema imune, ela pode ser encontrada no abacaxi, kiwi, acerola e limão. Os vegetais verdes não podem ser dispensados, pois são ótimas fontes de vitamina E e ela fortalece a imunidade. Além disso, as castanhas e cereais contribuem na imunidade, tendo em vista que são fonte de zinco.
Portanto, é preciso atenção e alguns cuidados com a baixa imunidade. Caso não seja tratada, a saúde bucal fica prejudica e diversos problemas aparecem, como a inflamação da gengiva. Para que isso não aconteça, é preciso procurar por um profissional odontológico para iniciar o tratamento e tomar os remédios necessários para o seu bem-estar.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos fiquem atentos!