Eles dão o ar da graça, normalmente, por volta dos 17 aos 25 anos e, sem o cuidado adequado, podem trazer muita dor de cabeça. Os “dentes do juízo” ou terceiro molar, como também são conhecidos os sisos, geram alguns questionamentos, como por exemplo: todos precisam removê-los? E se for necessário, é preciso esperar nascer para tirar?
Para sanar com as principais dúvidas sobre o siso, você vai conferir a seguir algumas respostas para essas perguntas frequentes e entender um pouco melhor sobre esse dente que causa pânico em algumas pessoas. Continue a leitura e comece a entender melhor essa parte do seu corpo!
1. Todo mundo precisa tirar o siso?
Não, não é todo mundo que precisa tirar os dentes do siso. Porém, é preciso passar por uma avaliação do seu dentista para que ele defina se vai ser necessário ou não remover esses dentes. Por meio do raio-X, o profissional vai analisar a posição do siso, se ele atrapalha a movimentação os outros dentes, dentre outras especificações que o ajudarão a decidir o que será melhor para sua saúde bucal.
2. Tenho que esperar os dentes nascerem para removê-los?
Não. Alguns dentes nem chegam a aparecer, crescem, ficam inclusos e podem gerar problemas. Portanto, se o dentista detectar que o siso está atrapalhando sua saúde bucal, ele pode remover esse dente mesmo que ele ainda não esteja na parte externa da gengiva.
3. O que pode acontecer se eu não quiser tirar o dente do siso?
Um siso mal posicionado pode afetar a configuração dos outros dentes, ou seja, eles podem entortar por serem empurrados durante o crescimento do terceiro molar. Quando ele está mal posicionado, ainda pode atrapalhar a mordida, a respiração e até a articulação da mandíbula. Por isso, é muito importante seguir a orientação do dentista caso ele recomende a retirada desse dente.
4. Como saber se meu dente do siso está incluso?
Normalmente, os sisos que nascem e ficam inclusos na gengiva apresentam dor no local durante seu crescimento já que o espaço interno é pouco para que eles desenvolvam. Além disso, o dentista pode avaliar, por meio de uma radiografia, qual o tamanho do dente e se é preciso removê-lo com urgência.
5. Quais problemas posso ter se não remover o dente que está incluso?
Se o seu dente está incluso, é muito provável que ele precise ser removido. Caso ele não seja, além de todos os problemas com o alinhamento dos outros dentes, respiração, articulação e mordida, o dente pode afetar a raiz dos outros e até os ossos, prejudicando não só a região, como toda a arcada dentária.
No post de hoje, você pôde acabar com as principais dúvidas sobre o siso e ainda saber mais sobre os dentes inclusos. Se você estiver nessa situação, não deixe de procurar um dentista para que ele avalie seu caso e oriente sobre a melhor forma de tratar seus dentes. Dessa maneira, você evita que os outros dentes sofram o impacto e que sua saúde bucal fique prejudicada. Aliás, se você precisar remover os sisos, fique tranquilo: a cirurgia é segura e considerada de baixo risco.
Agora, você gostaria de saber mais sobre a cirurgia de extração do siso? Veja como funciona o repouso após esse procedimento!