Você deseja abrir um consultório odontológico, mas precisa aprender mais sobre estratégias de marketing? Então este artigo é para você. O marketing digital tem se tornado a opção preferida de quem precisa anunciar seus serviços e obter resultados precisos.
Todas as ações feitas nas plataformas digitais são mensuráveis, ou seja, você tem informações sobre o seu público e quais ações têm o melhor ROI (retorno sobre o investimento).
Esse é o método utilizado para classificar os leads. Após monitorar suas ações, é possível enquadrá-los nessa categoria e, mais adiante, começar o processo de vendas. Quer entender o conceito de lead, sua importância e quais ações devem ser tomadas? Continue lendo e confira!
O que é lead?
A melhor definição para esse termo em português é “cliente em potencial”, ou, no caso dos dentistas, “paciente em potencial”. Podemos dizer que é aquela pessoa que de alguma forma teve contato com a sua empresa, seja pelo site, blog ou rede social, e interagiu de maneira mais profunda.
Geralmente, são classificados como leads aqueles que fornecem informações de contato para a empresa. Quando isso acontece, entendemos que essa pessoa tem algum nível de interesse nos serviços oferecidos.
No entanto, é necessário gerar algum valor para que o usuário tenha o interesse de fornecer o seu contato. Este processo será explicado detalhadamente ao longo do texto.
Qual sua importância para um consultório odontológico?
A explicação mais óbvia é que quanto mais leads você gerar, maiores serão as chances de aumentar sua carteira de pacientes.
É diferente de você esperar que eles surjam de uma hora para a outra. Se você tem um número considerável de leads, significa que a sua estratégia de marketing digital está dando resultados.
Imagine que você precisa prospectar pacientes e começa a fazer ligações aleatórias. Seria bem cansativo e pouco eficaz, concorda?
No entanto, quando você tem o contato de potenciais pacientes, tudo se torna mais fácil, pois eles sabem quem é você, quais são seus serviços e já demonstraram um certo interesse. Entretanto, é preciso criar proximidade com esses leads.
O departamento de marketing será o responsável por atrair os usuários e transformá-los em leads, enquanto o departamento de vendas ficará encarregado de abordá-los no momento certo. Se o plano for bem executado, os vendedores conseguirão dar um atendimento personalizado, pois conhecerão as “dores” do potencial paciente.
Como gerar leads?
Crie a sua persona
A persona é um personagem semifictício que representa o seu público-alvo. Em vez de descrever o seu público como “mulheres, entre 20 e 40 anos, classe média”, você cria um perfil mais detalhado.
Exemplo: Joana tem 35 anos, é proprietária de uma empresa de médio porte, tem a rotina agitada e não consegue ficar muito com os filhos. Ela busca um consultório odontológico que se preocupa em prestar um atendimento mais humanizado.
Quanto mais informações você acrescentar, mais rica será a sua persona. Dependendo do seu público-alvo, você pode criar mais de um perfil. Dessa forma, quando você criar suas ações de marketing, ficará mais claro com quem você está se comunicando. Logo, a pessoa que está do outro lado sentirá que aquela mensagem é para ela.
Invista no marketing de conteúdo
Para atrair visitantes e transformá-los em leads, será necessário produzir conteúdos para os seus canais de comunicação. Vamos supor que alguém estava com dúvidas sobre a forma correta de escovar os dentes.
Essa pessoa pesquisou no Google e encontrou um artigo do seu blog explicando as técnicas corretas. Após a leitura, ela encontra um texto relacionado falando sobre gengivite e decide ler também. Nesse momento, você está criando autoridade. Seu blog virou referência no assunto para essa pessoa.
No entanto, para essa estratégia funcionar, os conteúdos devem ser relevantes. Se o seu artigo for encontrado, mas não for bem escrito e não apresentar informações que acrescentem algo, não vai gerar bons resultados.
Faça landing pages
Agora que você atraiu visitantes e virou ponto de referência no assunto, é hora de conseguir os contatos. As landing pages são páginas destinadas a vender um serviço/produto ou converter os visitantes em leads.
Você oferece um material rico em informações, como um e-book ou acesso a vídeos educativos, e, em troca, solicita que o usuário informe seu e-mail para receber o conteúdo.
Vamos voltar ao exemplo anterior. O visitante leu diversos artigos em seu blog e ficou interessado em saber mais sobre determinado assunto, pois sentiu que talvez precise de um especialista para resolver seu problema.
Ele decide então baixar o e-book para solucionar essa dúvida de vez. Por meio dos seus conteúdos, você educou o usuário com informações sobre a saúde bucal, o fez identificar que possivelmente tem um problema a ser resolvido e conseguiu seu contato.
O que fazer depois?
É nesse momento que muitos travam. Depois de conseguir transformar o visitante em lead, é preciso convertê-lo em paciente. Entretanto, isso deve ser feito sem afobação. Se você ficar só empurrando seus serviços para a caixa de e-mail dessas pessoas, acabará espantando-os.
Depois de conseguir o contato do lead, o ideal é começar o processo de nutrição. Você enviará mais conteúdos relevantes e, no momento certo, oferecerá seus serviços. Se você abordou o lead e ele não mostrou interesse, deverá voltar para a fase de nutrição até que ele esteja pronto.
Existem diversos modos de abordar o lead para aumentar as chances de convencimento. Um deles é perguntar o que ele achou do material que você enviou. Por exemplo:
– Olá, Joana. O que achou do nosso e-book sobre clareamento dental? Ficou mais alguma dúvida?
Dessa forma, você começa um diálogo e pode descobrir suas necessidades durante a conversa.
Além do e-mail marketing, as redes sociais são fundamentais para criar proximidade com os leads e não cair no esquecimento. É importante atualizá-las frequentemente e dialogar com os seus seguidores. Sendo assim, você conquista forte presença nos canais digitais.
Conquistar leads para o seu consultório odontológico é a maneira mais eficaz de aumentar sua carteira de clientes com o marketing digital. Ao dispor de uma quantidade razoável de conteúdos, você verá essa conversão crescer. E agora que você já sabe o que é lead, que tal baixar o nosso e-book sobre marketing digital para clínicas odontológicas e saber mais sobre o assunto?