Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Especialização em Odontologia: como escolher?


Especialização em Odontologia: como escolher?

Com o grande número de profissionais de odontologia chegando ao mercado brasileiro todos os anos, ocorre um aumento contínuo nos níveis da concorrência. Isso significa que é preciso investir cada vez mais em atitudes que te diferenciem no mercado e que chamem a atenção para os seus serviços.

Nesse sentido, fazer uma especialização em odontologia é uma das melhores decisões para a sua carreira. Além de gerar um diferencial em relação aos demais concorrentes, a especialização expande suas áreas de atuação, aumenta a confiabilidade dos pacientes no que você oferece e, portanto, permite que você tenha uma renda maior.

Importante passo em direção ao sucesso e para quem deseja ganhar mais, a especialização precisa ser escolhida da maneira certa. Para tornar essa tarefa mais simples, leia esse artigo e descubra o que levar em consideração em sua decisão.

Conheça os diferentes tipos de pós-graduação

Na hora de se especializar você vai ter algumas opções de cursos, que diferem quanto à abordagem, ao aprofundamento e ao tempo de duração. Deles, o mais simples é a pós-graduação lato sensu. Essa pós-graduação oferece conhecimentos específicos sobre determinada área e normalmente tem horários mais flexíveis e conciliáveis com o trabalho.

A pós-graduação stricto sensu, por sua vez, ostenta horários mais puxados, exige mais preparação e uma ampla dedicação. Esse tipo de pós-graduação se divide em duas opções principais: o mestrado e o doutorado. O mestrado possui uma duração média de 2 anos e traz conhecimentos mais aprofundados do que uma pós-graduação lato sensu. Ele exige, também, produção acadêmica em forma de artigos e dissertações.

O doutorado traz uma abordagem ainda mais aprofundada do assunto escolhido. Ele tem duração mínima de 2 anos, mas pode chegar até a 4 anos, dependendo da instituição e do tipo de especialização. Suas disciplinas são mais específicas e avançadas, e a tese exigida para sua conclusão deve contribuir grandemente para a comunidade científica.

Com isso, cada tipo de pós-graduação traz um nível diferente de conhecimento sobre determinada área e, em troca, exige um definido nível de dedicação. Em geral, quanto mais aprofundada é a sua especialização, mais você se destaca no mercado.

Leve em consideração seu interesse na área

Especializar-se em uma área da odontologia, qualquer que seja, exige muito esforço e dedicação. Se você não tiver interesse no que está fazendo, tudo se tornará uma tortura. Por isso, é muito importante conhecer quais são seus reais interesses na área.

Com a graduação e, principalmente, com a experiência prática, é bem provável que você tenha desenvolvido aptidões e interesses por ao menos uma área. Nesse caso, é relevante considerá-la como uma opção para sua especialização.

Liste todas as disciplinas e práticas nas quais você tem interesse na odontologia e descubra qual especialização corresponde a cada uma. A partir daí fica mais fácil decidir a melhor opção.

Pense em seus planos para o futuro

O que você pretende e espera do futuro também deve entrar na conta para a decisão de qual especialização em odontologia escolher. Se você pretende sair do país, por exemplo, vale a pena pensar em quais áreas fazem mais sentido em outros países. Da mesma forma, vale considerar especializações do tipo sanduíche, em que você faz uma parte do curso no Brasil e a outra parte em uma universidade estrangeira.


Quero ser franqueado


Nesse momento, é importante fazer uma definição que vai além do dinheiro. Mais do que pensar em quanto você quer ganhar, pense no que você deseja fazer na odontologia. Quem pretende ser pesquisador, por exemplo, deve investir em uma pós stricto sensu, enquanto quem deseja se focar mais no mercado de trabalho deve apostar em uma lato sensu.

Avalie as tendências de mercado

Assim como acontece com praticamente todas as áreas do mercado de trabalho, a odontologia conta com algumas tendências de mercado. Há alguns anos, a odontologia estética começou a ganhar mais adeptos. Conforme as tecnologias e novas necessidades evoluem, determinadas áreas vão ganhando destaque.

Para garantir que sua especialização gere frutos para a sua carreira a longo prazo, vale a pena conhecer e estudar essas tendências. Saber o que está ou o que estará em alta pode te ajudar a antecipar-se em relação aos demais concorrentes do ramo, fazendo com que você ganhe destaque.

O cuidado aqui consiste em não escolher áreas que sejam tendência apenas por estar na moda. Investir em uma especialização sem um futuro prolongado pode não ser a melhor opção se a intenção não for atender a uma demanda estritamente sazonal.

Considere sua disponibilidade de tempo

Quanto tempo você possui disponível? Essa é uma questão que você deve se fazer para entender o quanto pode se dedicar a uma especialização. Não existe opção que não exija esforço, mas algumas demandam mais tempo do que as outras. Uma pós-graduação lato sensu, em geral, tende a exigir um pouco menos de tempo, permitindo uma conciliação mais amigável com as agendas cheias.

Caso você queira fazer um mestrado ou doutorado, porém, é preciso ter em mente que você vai precisar ter mais tempo em suas mãos. Além da abordagem aprofundada, a pesquisa leva muito tempo e ainda é preciso comparecer a eventos diversos da área.

Leve em conta uma opção pouco explorada

Quando se fala em especialização em odontologia, é bastante comum que termos como implantodontia, periodontia e odontologia pediátrica venham à mente — e com razão. Mas, se você quiser se destacar no mercado, leve em conta uma abordagem diferente, como a especialização em uma área administrativa.

Ao fazer uma pós-graduação na área de gestão ou administração, por exemplo, você se tornará não apenas mais capaz de cuidar dos recursos da sua clínica ou consultório, mas também ganha a chance de empreender.

Com esse tipo de conhecimento, vai ficar mais fácil explorar as opções do mercado e, com isso, aumentar a sua renda. Esse tipo de especialização também faz com que você se torne um profissional altamente diferenciado no mercado.

Para escolher a especialização em odontologia, você precisará buscar uma harmonia entre seus interesses, disponibilidade e planejamento para o futuro. Além disso, você pode sair do lugar comum e escolher uma especialização na área administrativa, tornando-se mais capaz de ser um empreendedor de sucesso.

Deixe um comentário com as suas dúvidas sobre a especialização em odontologia! Aproveite para nos contar sobre os seus planos. Até a próxima!

Postado em 12/07/2016.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin