O PDV é uma estratégia de marketing utilizada por empresas para incentivar clientes em potencial a comprar seus produtos e serviços quando são impactados por essa ação. É uma ferramenta essencialmente comercial, que pode ajudar a alavancar suas vendas e fortalecer a imagem de sua empresa.
Neste artigo, além de entender melhor o que é PDV, você poderá descobrir os benefícios que essa técnica pode trazer para a sua clinica. Continue conosco!
O que é PDV?
PDV, sigla para Ponto de Venda, também chamado de PoS (do inglês, Point of Sales), é uma abordagem mercadológica que serve para que você expanda suas possibilidades de relacionamento comercial em meio físico para além dos limites do local geográfico em que sua empresa está instalada.
As ferramentas tradicionais de marketing de PDV incluem banners e demais materiais de exibição, como folhetos e até vídeos com simulações da utilização de seus produtos ou serviços. Ao estabelecer um PDV, você cria um ponto comercial, deixando a entrega para um momento seguinte.
Como funciona um PDV eficiente?
Os PDVs têm aplicações em diversos tipos de negócios. Por exemplo, quando uma construtora inicia o projeto de um prédio ou condomínio, ela normalmente abre um PDV, de maneira que os eventuais interessados possam ver como vai ficar o empreendimento. Também é ali que simulam as possibilidades de decoração e, eventualmente, ajudam a tomar a decisão de compra, mesmo com a construção ainda na planta.
Sem essa alternativa, a empresa precisaria terminar de construir, para só depois começar a vender as unidades. Já em uma clínica odontológica, os PDVs podem ser utilizados para demonstrar os serviços realizados, reforçando a identidade visual da empresa e estabelecendo um relacionamento mais próximo com as pessoas que procuram pelo serviço, de um modo bem diferente do que acontece com uma propaganda veiculada pela televisão ou pelo rádio.
Com profissionais bem treinados em seu PDV, é possível demonstrar as vantagens de alguns pacotes oferecidos, permitindo aumentar o valor do ticket médio. O investimento em um PDV visa, antes de tudo, alavancar as vendas e aumentar as margens comerciais.
Eles aumentam a taxa de pessoas impactadas pelas ações promovidas pelas empresas. Isso porque podem ser instalados em locais de grande fluxo, funcionando como uma espécie de chamariz para aquilo que está sendo divulgado.
Quais as melhores práticas que podem ser aplicadas em seu PDV?
O primeiro aspecto que podemos mencionar para que você aproveite todos os benefícios de instalar um ou mais pontos de venda para sua clínica diz respeito à escolha do local. Os PDVs, normalmente, são estruturas mais simples e modulares, que ocupam menos espaço.
Localização
O ideal é que você identifique corretamente qual é seu público-alvo e instale seu estabelecimento em um lugar frequentado por ele. Não adianta, por exemplo, montar um PDV em um shopping de alta renda, se seus serviços se destinam a um mercado mais popular.
Nesse caso, talvez seja melhor buscar um espaço junto ao comércio de rua ou em uma estação de ônibus ou metrô. Pense, também, na quantidade de gente que circula pelas opções que você identificou. Quanto mais pessoas você conseguir impactar, melhor.
Ações direcionadas
Por serem estruturas mais simples, você também pode pensar em ações direcionadas. Instalar-se em um local de algum evento específico e, rapidamente, mudar o PDV de lugar, caso exista uma nova oportunidade para a exposição.
Lembre-se de que simples não é desleixado. O ambiente deve ser bem pensado, otimizando recursos e estabelecendo um leiaute que facilite a circulação e a visualização das informações. A experiência de quem passa por ali precisa ser agradável e marcante. A decoração deve ser feita de uma maneira que o PDV fique bonito e ao mesmo tempo funcional.
Identidade visual
Outro aspecto importante é relacionado à identidade visual de sua clínica. Você deve investir para criar uma marca que chame a atenção e permaneça na mente das pessoas. De forma que, quando pensem em tratamento odontológico, se lembrem de você.
Nesse sentido, o investimento em uma franquia pode ser muito interessante, já que as franqueadoras direcionam grande parte de seus esforços nesse sentido. É muito importante estar preparado para lidar com o público e responder as perguntas corretamente, tirando todas as dúvidas.
Posicionamento
Você deve ter uma postura cativante e acolhedora. Quem se sente bem atendido, tem maiores chances de se interessar por seus serviços. Caso vá contratar pessoas para trabalhar em seu PDV, é fundamental treiná-las em relação a isso.
Imagine fazer os investimentos nesse estabelecimento e não conseguir converter clientes em virtude de um atendimento inadequado?
Como alcançar melhores resultados?
Quanto melhor for o relacionamento estabelecido com as pessoas que passam pelo seu PDV, mais informações você pode obter para, eventualmente, repensar suas estratégias. Mesmo que alguém não contrate nada da sua empresa, escute o que ele tem a dizer.
Às vezes, suas demandas poderiam ser atendidas se você mudar algo em seu processo de venda. Se você não conseguir interpretar isso, certamente haverá um concorrente pronto para tomar seu lugar.
Você precisa demonstrar com clareza os serviços que oferece, bem como seus diferenciais. É muito importante que as pessoas tenham em seu PDV uma experiência similar à que teriam caso fossem à sua clínica buscar um orçamento.
É preciso analisar bem as demandas e atender ao máximo de clientes potenciais, tirando suas dúvidas e mostrando para eles as vantagens de realizar os serviços com você. O PDV deve dar resultados, afinal ele gera custos. Se você não conseguir alavancar suas vendas, o investimento deixa de ter sentido.
Dessa forma, é preciso conhecer suas margens operacionais para identificar metas de geração de leads (pessoas impactadas pelo PDV e que demonstraram interesse nos serviços) e de conversão (pessoas interessadas que efetivamente fecharam negócio para realizar os procedimentos em sua clínica). Você só conseguirá monitorar seus resultados na medida em que tiver clareza sobre essas informações.
O investimento em PDVs pode fazer muita diferença nas vendas de sua clínica. Eles permitem escalar comercialmente seus negócios, atingindo pessoas que talvez não seriam impactadas apenas pelo seu estabelecimento principal e de uma maneira mais eficiente do que outras ações de marketing.
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