Mesmo em um contexto desafiador, o mercado de franchising tem perspectivas otimistas para 2021. De acordo com o relatório Desempenho do Franchising 2020, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 64% das 340 redes entrevistadas esperam crescimento superior a 10% este ano.
É um cenário com boas perspectivas, especialmente para franquias de setores como Casa & Construção e Saúde, Beleza e Bem-Estar, que se mantiveram estáveis mesmo em 2020. Nesse sentido, empreender em uma franquia se revela uma opção promissora.
Entre os motivos para abrir um negócio dentro do sistema de franchising estão aproveitar um modelo escalável, ter suporte para gestão, usar a força da marca a seu favor. Confira 6 motivos para empreender com uma franquia e sair da zona de conforto da profissão!
1. Modelo escalável de negócio
Um dos principais benefícios de empreender franquia é ter a seu favor um modelo escalável de negócio. Ao comprar a unidade de uma empresa por franchising você passa a contar com a força de uma grande marca por trás.
Na prática, isso quer dizer que a expansão da empresa não leva ao aumento dos custos operacionais na mesma proporção, como aconteceria com uma empresa no modelo tradicional.
Ou seja, ao optar por empreender com a compra de uma franquia, você já sai na frente em aspectos como ter todas as ferramentas para fazer uma boa negociação com fornecedores.
Afinal, mesmo que você tenha apenas uma unidade, os parceiros negociam com a marca como um todo, o que torna os preços dos insumos bem mais competitivos, por exemplo.
2. Suporte para gestão
Um motivo que faz a diferença para quem está em dúvida se deve fazer a transição de carreira para o empreendedorismo pelo modelo de franquias é um suporte valioso para gestão. Não são poucos os profissionais que são referências em suas áreas no aspecto técnico, mas têm dificuldades com algumas atividades necessárias no dia a dia de gerir um negócio. Entre elas, fazer a gestão financeira da empresa e lidar com ações de marketing.
Ao empreender franquia, você tem apoio em áreas essenciais para o crescimento de um negócio, como finanças, marketing, produto e recursos humanos. O franqueador está sempre disponível para apoiar o franqueado em todos os processos relativos à gestão da franquia. Afinal, é interesse da marca que todas as suas unidades atuem com o mesmo padrão de qualidade.
3. Rendimentos
Outra vantagem de investir em franquias mesmo em cenários complexos é que os rendimentos costumam compensar. Antes mesmo de abrir as portas, já é possível ter uma previsão de faturamento com a unidade, além de saber o tempo médio de retorno do que investiu.
Esse planejamento financeiro é essencial, principalmente em momentos de crise. Afinal, é muito comum que empresas fechem as portas por não terem calculado direito uma média de faturamento mensal ou por não terem capital de giro suficiente.
O risco com uma franquia é reduzido, já que além de ter essa previsão financeira desde o início da negociação, ainda é possível contar com o apoio da franqueadora ao gerir as finanças empresariais.
4. Modelo aprovado pelo de mercado
Se você pensa em empreender com uma franquia, outro motivo para convencê-lo é que o modelo é aprovado pelo mercado. Quem opta por abrir um negócio dentro do modelo de franchising conta com a vantagem competitiva de trabalhar com produtos e serviços que já foram testados pela franqueadora.
Outro ponto positivo é que toda a expansão é feita de maneira planejada, com conhecimento do perfil dos clientes. Você também já sai na frente por contar com informações importantes sobre o que funciona e o que não funciona no seu segmento, além de ter acesso a estratégias usadas por concorrentes.
5. Força de marca
Ter o apoio de uma marca consolidada é um diferencial que quem opta por uma franquia tem no mercado. O fato de comercializar um produto ou serviço já conhecido facilita muito a operação em diversos sentidos.
Também já tem um mix de produtos e serviços fechado e conta com o apoio valioso da franqueadora na hora de escolher o ponto comercial, se necessário.
A força da marca também torna mais simples a divulgação da sua unidade, de seus produtos e serviços. Além disso, você não precisa batalhar para tornar sua empresa conhecida, nem para testar o que funciona com o seu público-alvo, já que esses estudos já foram feitos pela franqueadora.
6. Carteira de clientes
Um dos principais desafios de uma marca nova no mercado é conquistar seus primeiros clientes. Afinal, é natural que as pessoas desconfiem de um produto ou serviço que não conhecem.
A desconfiança é menor no caso de uma franquia. A unidade já abrirá as portas com a força de uma marca forte por trás e com maior propensão de formar uma carteira de clientes. Mesmo que sua unidade seja nova, os consumidores conhecem a marca, entendem que ela tem o mesmo padrão de qualidade em produtos e serviços que as outras unidades da marca.
Empreender com franquia é uma opção muito rentável para quem sonha em abrir o próprio negócio. No entanto, para aumentar ainda mais as chances de sucesso e garantir a evolução da sua empresa, é preciso reservar um tempo para escolher a melhor franquia para você. Entre as dicas estão:
- buscar um negócio alinhado com os recursos que têm para investir;
- ter afinidade com o segmento da franquia;
- pesquisar sobre o assunto;
- analisar a reputação da marca franqueadora.
Ao seguir essas dicas na hora de escolher uma franquia para investir, você não só garante que fará parte de uma rede confiável como, também, que terá afinidade com o futuro negócio. Pesquise bastante, leia o que puder sobre o segmento de franquias e não deixe de conversar com outros franqueados da marca sobre o dia a dia. Isso aumentará muito as chances de escolher a franquia ideal para você.
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