Blog Business

9 ferramentas para gerenciar tarefas que você precisa conhecer agora!

9 ferramentas para gerenciar tarefas que você precisa conhecer agora

Empreender é uma tarefa complicada e que exige muito trabalho e dedicação por parte do empresário. É necessário coordenar uma série de atividades que vão desde o setor administrativo até a parte operacional. E, ainda, é preciso dedicar atenção às questões pessoais. Às vezes o tempo parece curto para a quantidade de coisas a fazer. Para não deixar nada de lado ou se atrapalhar em meios aos afazeres, é necessário gerenciar tarefas de maneira eficiente.

Porém, nem todo mundo tem a disciplina exigida para organizar o trabalho. Além disso, muitas pessoas não conseguem fazer tudo o que foi programado porque não têm um sistema para controlar o tempo e as atividades. Uma má gestão do trabalho pode acarretar em sérios problemas para o negócio, como a queda na qualidade do serviço prestado, déficit administrativo ou perda da competitividade empresarial.

Ao definir um sistema eficiente para gerenciar tarefas, os benefícios para o negócio são variados. As atividades passam a ser executadas dentro dos prazos previstos e com ganho de qualidade; os clientes tendem a ficar satisfeitos com o serviço prestado; o setor administrativo passa a funcionar bem e, com isso, a oferecer ganhos gerenciais e estratégicos para a empresa. O sucesso de um negócio está bastante ligado à organização e gerenciamento do tempo.

Esse trabalho de gerenciar tarefas não consiste apenas em definir quais atividades precisam ser feitas no dia. É necessário um sistema mais completo que também preveja sub-tarefas, atividades secundárias, prioridades na execução de ações, alertas e avisos de trabalhos, definição de prioridades, compilado de informações e dados, dentre outros aspectos. Essa série de especificações contribui para que se tenha uma gestão de tempo e uma organização do trabalho eficiente e com menos chances de erros.

Programas e aplicativos na gestão de tarefas

Para auxiliar na gestão de tarefas, existe no mercado uma série de aplicativos e programas pensados diretamente para auxiliar empresários e profissionais. Esses sistemas ajudam a organizar seus trabalhos e otimizar o seu tempo – seja para tornar a rotina na empresa mais dinâmica ou para conseguir ter uma sobra de tempo para seus projetos pessoais. São programas e aplicativos que tornam a correria do mundo moderno um pouco mais simples.

Neste artigo, separamos algumas ferramentas que vão te auxiliar a gerenciar tarefas de maneira eficiente, para facilitar o trabalho e gerar ganho de tempo em sua rotina diária. Ficou curioso? Acompanhe e organize as suas ações no dia a dia!

Remember the Milk

Plataforma bastante conhecida para o gerenciamento de tarefas, principalmente por ter uma interface amigável e simples para usar. Essa ferramenta permite a gestão de tarefas colaborativas por um número ilimitado de pessoas, com definições por duração de atividades ou prioridade. O sistema possui versão web e integração com os principais sistemas operacionais móveis. Está disponível em mais de 30 idiomas, como espanhol, inglês e o nosso português.

Todoist

Essa ferramenta permite que as pessoas organizem suas tarefas profissionais, pessoais, acadêmicas ou outras atividades. Possui uma interface atraente e intuitiva que inclui gestão colaborativa de projetos – com fase, sub-tarefas e definição por prioridades – e permite integração com diversos dispositivos e sistemas operacionais. Além disso, essa solução está disponível em mais de 20 idiomas, entre eles o espanhol, inglês e o português.

Asana

Trata-se de uma ferramenta bastante popular e que foi desenvolvida por Dustin Moskovitz e Justin Rosenstein, que são, respectivamente, co-fundador e ex-líder de tecnologia do Facebook. Com esse sistema, é possível gerenciar o fluxo de trabalho de um projeto com a padronização de interfaces de acordo com as suas necessidades e preferências. A ferramenta ainda é flexível e pode ser usada em qualquer dispositivo – seja ele desktop, tablet, smartphone ou outras plataformas.

Trello

É uma solução de gerenciamento de tarefas para equipes e projetos. A ferramenta adotada um modelo de organização de atividades por meio de cartões, ou seja, cada cartão possui uma lista de tarefas que pode ser compartilhada por toda a equipe ou pessoas específicas. Essa definição fica por conta do usuário do serviço, que oferece um modelo de controle e entrega de tarefas conforme o cronograma de execução de cada projeto.

Wunderlist

É um aplicativo utilizado para a anotação de tarefas que precisam ser feitas, porém, possui uma interface que permite integração entre diversos dispositivos. O app é compatível com sistemas Windows e MacOS. A ferramenta permite criar grupos para reunir tarefas semelhantes – como, por exemplo, ações do trabalho e outro com ações pessoais.

Evernote

Mais um programa para ser utilizado no registro de informações e atividades diversas. E tudo isso com a possibilidade de sincronia automática entre diversos dispositivos. O Evernote ainda possui um sistema próprio de armazenamento em nuvem com até 40 MB gratuitos por mês, mas com a opção de aumentar para até 500 MB – porém, condicionado ao pagamento de mensalidade.

Efficient Sticky Notes

É um aplicativo com uma solução interessante: lembretes em forma de post-it na área de trabalho do seu computador. É possível colocar mais de um lembrete, ajustar o tamanho de cada recado e escolher se quer as informações exibidas na área de trabalho ou não – nesse caso, é necessário abrir o próprio programa para visualizar o lembrete. O usuário ainda pode fazer um backup de todos os recadinhos que fez dentro do aplicativo.

GanttProject

Além de ser totalmente gratuito, esse aplicativo é open source, ou seja, possui código aberto, o que permite ao usuário fazer customização do app. Essa ferramenta é uma excelente alternativa para organização de tarefas, acompanhamento de cronogramas de trabalho e geração de relatórios – seja em PDF, planilhas ou outros formatos. Uma série de possibilidades que permite às pessoas agruparem, analisarem e apresentarem os resultados de seus projetos.

Azendoo

Essa ferramenta permite gestão de tarefas e projetos completos em um número ilimitado, com a quantidade de colaboradores ilimitada e com número de sub-tarefas ilimitado. É possível separar tarefas por prioridades e trabalhar em uma interface amigável e simples. O aplicativo tem 10GB de armazenamento em nuvem com upload de arquivo de até 200 MB, além de poder ser usado na web ou integrado às principais plataformas mobile. Está disponível em mais de 40 línguas, entre elas o espanhol, inglês e o português.

Gostou deste artigo sobre as ferramentas para gerenciar tarefas? Então continue ampliando seus conhecimentos e confira dicas para não errar na gestão financeira.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas