Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

8 dicas para crescer na carreira de dentista


8 dicas para crescer na carreira de dentista

Ter sucesso é uma tarefa complicada em qualquer segmento do mercado, mas isso se torna ainda mais difícil quando pensamos na área de saúde. Esse é um setor que, até pouco tempo atrás, enfrentava certa resistência na hora da divulgação dos serviços. Diante desse contexto, é essencial conhecer algumas dicas para crescer na carreira de dentista.

O cenário mudou e quem não apostar na diferenciação poderá enfrentar alguns problemas para manter uma agenda cheia e um bom número de pacientes satisfeitos. E você, sabe o que fazer para ser um profissional reconhecido? Ainda não? Então não deixe de conferir as 8 dicas que preparamos a seguir.

1. Invista na qualidade do seu trabalho

O primeiro passo para crescer na carreira de dentista é, logicamente, investir na qualidade do seu trabalho. Esse é o primeiro diferencial que fará não apenas com que os seus pacientes tradicionais retornem, mas também com que façam propaganda espontânea dos seus serviços para amigos, parentes e conhecidos.

Definitivamente, essa é uma arma poderosa para estar sempre com a agenda cheia. Procure ser crítico e faça uma autoanálise sobre o seu atendimento, verificando o que pode ser melhorado e checando o que você tem de melhor. Dessa maneira, você consegue se aprimorar, realinhando as estratégias e reforçando o que está dando certo.

2. Marque presença nas redes sociais

Outro fator importante para um profissional de sucesso nos dias de hoje é marcar presença nas redes sociais. A grande maioria das pessoas checa constantemente os seus perfis nessas mídias e quem não utilizar essa informação para estar mais próximo do seu público estará fadado a ter dificuldades.

Comece com uma fanpage no Facebook, que é o site mais popular e com maior número de usuários no gênero. Você pode compartilhar artigos interessantes, divulgar promoções e responder dúvidas. O Instagram também vem crescendo no Brasil e o seu mote são as fotos e vídeos.

Para contatos profissionais, não se esqueça do LinkedIn. Você pode firmar boas parcerias e ampliar naturalmente os seus contatos.

3. Invista em atualização constante

Outro ponto crucial para crescer na carreira de dentista é investir em atualizações constantes. Isso é importante em qualquer área de atuação, no entanto, no meio da saúde, as mudanças são mais constantes e os profissionais que não apostarem no seu próprio aprimoramento terão problemas para vencer a concorrência.

Se especializar, por exemplo, é um fator de peso na hora de atrair clientes. Quanto mais você se diferenciar, mais oportunidades aparecerão espontaneamente. Escolha áreas com as quais você tem mais afinidade e cujos serviços você realizaria com mais prazer. Esse é um campo que evolui depressa, especialmente no que diz respeito à tecnologia.

Faça cursos, pós-graduações, participe de congressos, vá a eventos e participe de fóruns de discussão.

4. Tenha um excelente relacionamento com os clientes

O relacionamento com os clientes é uma área que vem ganhando espaço em qualquer segmento do mercado. No caso de um dentista, isso pode ser ainda mais importante, pois os pacientes tendem a retornar se possuem uma relação de confiança, credibilidade e respeito pelo profissional que os atende.


Quero ser franqueado


Seja atencioso com todos e busque criar vínculos com as pessoas. Estimule a mesma atitude na sua equipe e se coloque, sempre que possível, como alguém acessível. É fundamental ter empatia e se lembrar que muita gente tem medo do consultório. Uma palavra amiga na hora certa pode fazer maravilhas pelo seu orçamento no final do mês.

5. Produza um blog sobre saúde dental

Os blogs eram considerados um tipo de site de pouca credibilidade há alguns anos, mas essa realidade mudou completamente. Até mesmo as grandes corporações já compreenderam que esse tipo de página pode ser excelente não apenas para estreitar os laços com o público, mas também para ganhar autoridade em qualquer área do mercado.

É possível, por exemplo, publicar artigos sobre temas relevantes no universo da odontologia, da ortodontia, da saúde bucal e de outras áreas correlatas, como higiene e bem-estar. Dessa forma, as pessoas terão você como referência e se lembrarão mais facilmente do seu nome quando precisarem dos seus serviços profissionais.

6. Melhore o ambiente do consultório

Você já parou para pensar que boa parte do tempo que os pacientes passam no seu consultório se restringe à sala de espera? Por isso mesmo, investir nesse ambiente é fundamental para que você possa crescer na carreira de dentista.

Comece com uma decoração sóbria e condizente com a sua área de atuação. Cores chamativas e objetos excêntricos devem ser utilizados com extrema moderação. Oferecer ar-condicionado, água gelada, revistas atualizadas e um bom cafezinho também é bastante interessante.

Logicamente, a sua sala de atendimento deve seguir o mesmo padrão. A limpeza deve ser impecável e os aparatos tecnológicos, se possível, precisam ser atualizados e condizentes com a posição que você deseja ocupar no mercado.

7. Não se esqueça de manter um ótimo website

O seu website também é muito importante, pois ele é uma espécie de endereço virtual do seu negócio. Muitas pessoas acessam essas páginas antes de marcar uma consulta, e investir nesse aspecto pode trazer um excelente retorno. Contrate um profissional de qualidade e procure debater suas expectativas, a missão e os valores da sua empresa.

A comunicação visual precisa ser condizente com a área e o seu posicionamento. Você também deve divulgar sua formação acadêmica, suas especializações e os serviços oferecidos. Não se esqueça também de colocar o endereço físico da clínica e todas as formas de contato disponíveis, inclusive suas redes sociais.

8. Adquira um software de gestão

Por fim, um bom software de gestão pode ajudar bastante a crescer na carreira de dentista. Atualmente existem diversos softwares voltados para a área de saúde e eles podem tornar a administração da sua clínica muito mais simples e eficiente.

Com um programa desse tipo você consegue gerenciar seus pacientes, agendar horários, ter mais controle financeiro e informatizar o seu consultório de odontologia, tornando a atração de novos clientes muito mais simples.

Essas são algumas dicas para crescer na carreira de dentista. Gostou do conteúdo? Então confira também nosso artigo sobre como um dentista pode aumentar a sua renda!

Postado em 03/04/2017.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin