Blog Saúde Bucal

Conheça 5 tipos de escova de dentes e saiba como escolher a sua

Existem diversos tipos de escovas de dentes disponíveis, cada uma com a sua particularidade, indicação e objetivo. Esse utensílio pessoal afeta a saúde bucal de maneira direta, visto que uma escolha incorreta de escova pode não proporcionar uma boa limpeza e, em alguns casos, pode causar danos à gengiva.

Além disso, é importante frisar que manter uma escovação diária e usar corretamente o fio dental é essencial para quem deseja zelar pelo seu sorriso e pela sua higiene, afinal, a boca é um grande reservatório de micro-organismos. Desse modo, quem faz uso de uma boa escova e realiza os movimentos corretos durante a limpeza evita o aparecimento de cáries e mau hálito.

Está gostando do conteúdo? Continue a sua leitura e fique por dentro de mais novidades acerca desse assunto!

Qual a importância de uma boa escova e de uma boa escovação?

A escovação, sem dúvida, é indispensável para manter a saúde bucal, pois ela contribui para a remoção da placa bacteriana dos dentes e língua e do tártaro. Ainda, evita a gengivite, diminui o mau hálito e preserva os dentes branquinhos e as gengivas íntegras.

A escovação deve ser feita logo após as refeições ou três vezes ao dia. A escova de dente é a ferramenta-chave desse processo, visto que ela ajuda a eliminar restos de alimentos e bactérias que podem acarretar problemas bucais. Somado a isso, o uso do fio dental também se faz necessário para que a higienização seja de fato concluída.

Quais os tipos de escova existentes no mercado?

Cada escova tem a sua especificidade e atua de maneira diferente durante o ato da escovação. Assim, vale a pena procurar um profissional da área, a fim de que ele recomende aquela que será melhor para a realidade do paciente. Listamos abaixo alguns modelos, leia com atenção!

1. Escova manual

Esse é o tipo mais conhecido e barato. O modelo pode variar no formato, tamanho e qualidade. Nesse sentido, é importante analisar todos esses pontos. Muitos dentistas indicam escovas que tenham a cabeça mais arredondada, pois, assim, é possível alcançar todos os cantos da boca, tornando a escovação mais efetiva.

Uma vantagem desse tipo de escova é que ela não precisa de fonte de energia para o seu funcionamento. Nesse contexto, se bem manuseada, proporciona ao indivíduo movimentos com maior precisão, sem gerar danos aos dentes e ao tecido gengival.

2. Escova à pilha

Esse tipo de escova funciona à pilha. Esse utensílio realiza a limpeza dos dentes por meio da vibração, fazendo com que o esforço no momento da escovação seja diminuído. Porém, é preciso realizar o movimento para que a escova cumpra a sua finalidade. Por ser mais moderna do que as manuais, tem um custo mais elevado.

3. Escova elétrica

É uma das opções mais modernas atualmente. É recarregável e uma excelente opção para aqueles pacientes que possuem dentes mais sensíveis. Esse modelo de escova ainda oferece uma massagem nas gengivas e facilita o processo de escovação, pois existe um controle de tempo da escovação, da vibração das cerdas e da força de aplicação.

Então, se você é aquele tipo de pessoa que coloca força na escova e que não respeita o tempo recomendado pelo dentista, a escova elétrica é uma opção viável.

4. Escova interdental

Essa opção é uma grande aliada da correção ortodôntica e daquelas pessoas que usam aparelho fixo. É formada por um tufo de cerdas bem finas e macias que são presas a um cabo anatômico. Ela é uma ótima alternativa para escovar aquelas partes mais estreitas da arcada dentária.

Somado a isso, também é indicada como uma forma de complementar a limpeza depois de usar o modelo normal, em situações de perda óssea gerada por doenças nas gengivas.

5. Escova unitufo

Esse modelo é bastante recomendado pelos dentistas para aqueles pacientes que fazem uso de aparelho dentário fixo. As cerdas dessa escova têm o formato em V, e isso colabora com uma limpeza eficiente entre os dentes e as peças do aparelho. Desse modo, há menos acúmulo de alimentos e outros fragmentos, minimizando, assim, o risco de cáries e outros problemas que venham a afetar a saúde bucal.

Como escolher a escova certa?

Primeiramente, é preciso procurar um profissional da área odontológica, a fim de que ele avalie o seu caso e busque melhores alternativas para garantir a sua saúde bucal. O dentista, depois de estudado o seu caso, indicará uma escova que atenda a sua condição. Além disso, ele vai instruir e ensinar boas técnicas para uma excelente limpeza oral, bem como indicar quais cremes dentais devem ser usados.

Existem aquelas escovas que possuem as cerdas macias e extra macias. Essas opções são recomendadas pelos dentistas, visto que são bem mais suaves e proporcionam um maior conforto no momento da higiene bucal.

Em contrapartida, as escovas de cerdas duras precisam ser evitadas, pois elas podem danificar o esmalte do dente e machucar as gengivas. Desse modo, quem faz uso desse tipo de escova está sujeito a sofrer com infecções, doenças periodontais e sensibilidade por conta da corrosão do esmalte.

As escovas com cerdas especiais, na maioria das vezes, têm um custo mais elevado do que os outros modelos mais comuns, mas o investimento vale muito a pena, pois elas dispõem de recursos muito interessantes, como cerdas antibacterianas, que impedem que bactérias cresçam na escova por 3 meses, indicação de quando precisam ser trocadas e cerdas que ajudam a reter o creme dental, promovendo uma limpeza mais eficaz. Portanto, o dentista deve ser procurado, a fim de que ele indique a melhor opção para cada caso.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de escova de dentes e os diferenciais de cada uma, procure uma clínica odontológica mais próxima de você e coloque em prática as instruções ofertadas pelo dentista. Afinal, ele certamente saberá com detalhes o tipo de escova e o tratamento que o seu dente precisa.

Gostou do conteúdo acima? Então, aproveite para descobrir como limpar a escova de dente e evitar contaminações.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada