Blog Saúde Bucal

Cárie dental: 5 mitos que você precisa conhecer

A cárie dental é um dos mais famosos e comuns problemas de saúde bucal. Ela afeta gente de qualquer idade, classe social e gênero, isto é, a cárie não tem um perfil preferido de pessoa — qualquer um já teve ou ainda terá essa doença pelo menos uma vez na vida. 

Por essa razão, neste post, vamos explicar o que é a cárie e como prejudica a saúde dos dentes, além de descrever quais são os mitos mais comuns sobre esse assunto e por que é importante conhecer mentiras e verdades a respeito.

Fique com a gente e entenda mais sobre o tema!

O que é a cárie dental?

Trata-se de um problema originado pelas bactérias presentes na boca. Elas se alimentam dos restos de comida, sobretudo dos açúcares e carboidratos, e, ao processá-los, tais micro-organismos liberam um ácido prejudicial, capaz de causar a desmineralização do esmalte do dente. Isso provoca aqueles furinhos nos dentes, que são as cáries.

Elas surgem inicialmente como pontos e manchas pretas, mas o ácido continua a corroer o esmalte dentário até alcançar partes mais profundas. Com o tempo, isso pode tornar um problema mais grave, principalmente se a cárie chegar à base do dente, o que pode levar à perda do dente.

Quais são os mitos e verdades sobre a cárie?

Conhecer as mentiras mais populares sobre esse problema bucal é importante para cuidar de si mesmo e evitar desesperos em casos mais graves. Por isso, confira a seguir alguns mitos e verdades sobre cárie dental.

1. Comer muito doce causa cárie

Sim, isso é verdade demais! Como mencionamos anteriormente, o açúcar é uma das preferências das bactérias responsáveis pela cárie. Logo, comer muito doce e não escovar os dentes vai gerar o acúmulo desses micro-organismos.

2. Beijar na boca transmite cáries

Pois é, para os leitores apaixonados, infelizmente essa é uma verdade. As pessoas que não cuidam bem da saúde bucal vão ter mais bactérias na saliva, o que, por consequência, vai gerar o contágio na troca do fluido, por isso é bom tomar cuidado. Além dessa prática de carinho, o contágio também pode ocorrer pelo compartilhamento de garfos, colheres e outros utensílios colocados dentro da boca.

3. Ter dentes sensíveis é sinal de cárie

Mito! A sensibilidade dental tem a ver com o desgaste do esmalte. Tal sensação surge assim que a pessoa consome bebidas ou alimentos muito gelados, quentes, ácidos ou até muito doces.

4. Mascar chiclete sem açúcar previne cáries

Mentira! Gomas de mascar sem açúcar são neutras nesse caso, portanto não fazem bem nem mal aos dentes. O que um chiclete sem açúcar consegue impactar é no esforço do músculo e da articulação temporomandibular, causando desgaste e fadiga caso haja exagero no consumo de chicletes.

5. Dente doendo é sinal de cárie

Generalizar nesse caso é o mito, pois isso vai depender de cada paciente, uma vez que um dente com cárie pode ou não causar dor. Há pessoas que só descobrem o problema já na cadeira do dentista, enquanto outras são levadas ao profissional devido ao desconforto ocasionado pela cárie. 

Quando esse problema já está em estágio avançado, atingindo estruturas mais sensíveis do dente, como a polpa e a dentina, é possível que acarrete incômodos e até dores. No entanto, se a doença ainda permanece superficial, no esmalte do dente, não vai gerar desconfortos.

Por isso são indispensáveis as consultas de rotina. Durante essas visitas, o especialista pode descobrir doenças bucais antes mesmo que elas se agravem. O ideal é que essas avaliações sejam feitas de seis em seis meses. Tais consultas mais a higienização correta é o que vai manter a saúde bucal em dia e deixar você livre da cárie dental.

Se você sabe de mais algum mito ou verdade que não falamos, compartilhe em um comentário conosco!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada