Blog Saúde Bucal

Quais as 4 vantagens da limpeza de dentes infantil? Entenda!

É preciso que os pais se preocupem desde cedo com a saúde bucal dos seus filhos, visto que quanto mais cedo começarem os cuidados menores serão as chances de as crianças precisarem de procedimentos dentários no futuro, como retirada de tártaros e cáries. Assim, a limpeza de dente infantil precisa estar entre as prioridades dos responsáveis, afinal o sorriso de uma criança é mais belo quando se tem os cuidados certos.

Diante disso, aprender desde cedo a escovar bem os dentes e passar o fio dental são maneiras de manter uma boa higiene bucal dos pequenos. Somado a isso, os adultos precisam levar as crianças periodicamente ao dentista para que sejam realizadas profilaxias com o intuito de deixar os dentes mais firmes e fortes.

Está gostando do conteúdo? Então, prossiga a leitura!

Quais as principais vantagens da limpeza de dente infantil?

Esse processo é essencial para a saúde bucal das crianças, visto que evita o surgimento de doenças, como a gengivite e a periodontite. Assim, citaremos abaixo alguns benefícios dessa limpeza.

1. Evitar o aparecimento de cárie

A cárie é uma doença comportamental, ou seja, ela surge conforme o tipo de comportamento e hábito que o indivíduo tem, como a alimentação e como é feita a escovação. Assim, as crianças que desde cedo fazem a limpeza nos dentes estarão isentas dessa patologia, afinal uma boa higienização diária oferecerá ao pequeno não só um sorriso bonito mas também qualidade de vida.

2. Interromper o avanço de doenças periodontais

As doenças periodontais estão relacionadas com a gengiva e existem várias causas e formas de tratamento para amenizar sua proliferação. A gengivite, por exemplo, gera mau hálito e sangramentos constante no paciente. Desse modo, se as crianças forem conscientizadas desde pequenas a manter bons hábitos de escovação, essas doenças poderão ser evitadas.

3. Evitar a halitose

O mau hálito em crianças é um problema que pode gerar irritabilidade e até mesmo vergonha entre os amigos e colegas de escola. Diante disso, se esses pequenos começarem desde novinhos a manter a escovação ao menos 3 vezes ao dia, poderão evitar a halitose que, por sua vez, é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na gengiva da pessoa.

4. Prevenir contra a endocardite bacteriana

Essa doença é uma das mais sérias que a má higienização da boca pode causar. Essa patologia provoca infecções que atingem o coração e pode se manifestar em crianças, adolescentes e adultos. Isso acontece porque um simples sangramento na boca pode permitir que bactérias entrem no sistema sanguíneo e afete os tecidos. Logo, as mamães e os papais precisam ficar de olho na higienização oral dos seus filhos.

Por fim, agora que você já sabe os benefícios da limpeza de dente infantil, consciente os seus filhos, netos e sobrinhos a manterem uma boa higienização bucal, escovando os dentes entre as refeições, passando o fio dental e procurando o dentista com regularidade. Assim, as crianças terão um sorriso bonito e saudável.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de mais novidades. Estamos no Facebook e Instagram!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Dicas

Conheça 8 causas do ressecamento labial

O ressecamento labial, comum em diversas pessoas, é uma sensação incômoda. Ele pode aparecer por diferentes motivos – devido a mudanças climáticas, por exemplo –

Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada