Quem deseja crescer no mercado odontológico nunca pode deixar de se preocupar com a atração de novos pacientes. Atrair clientes para a sua clínica significa aumentar o seu alcance e gerar mais do que um aumento no faturamento. Ao atrair as pessoas do jeito certo, você aumenta também a reputação do seu consultório.
À medida que as pessoas forem atraídas, elas devem também ser convencidas e, principalmente, fidelizadas. Com isso em mente, é possível desenvolver uma estratégia de crescimento consistente e sustentável para o negócio.
Para que isso seja possível, algumas práticas oferecem resultados consideráveis. Quer aprender quais são elas? Então continue lendo e conheça algumas formas de aumentar o número de pacientes na sua clínica odontológica.
Esteja sintonizado com as tendências
Assim como qualquer ramo, a odontologia também possui tendências que devem ser observadas, principalmente, pelos que empreendem no setor. Quando você se mantém atento à inovação, o resultado é que os clientes terão mais chances de ter acesso a novidades e assim se sentirem mais bem tratados pelos seus serviços.
Dentre algumas das tendências da odontologia estão questões como:
Novos materiais dentários
Há algumas décadas o uso de materiais dentários vem evoluindo junto com a tecnologia. Se antes as restaurações eram feitas de amálgama, que inclusive podia gerar contaminação, hoje as resinas são usadas com muito mais frequência.
Do ponto de vista dos implantes, titânio e vanádio formam ligas leves, biocompatíveis e resistentes, oferecendo resultados melhores. Há também questões relacionadas aos adesivos e aos cimentos, que hoje são mais tecnológicos, compatíveis com o organismo e oferecem um resultado estético melhor.
Restaurações bioativas
Se antes as restaurações serviam apenas para consertar parte dos dentes, dando um aspecto mais adequado, hoje elas podem servir para repor tecidos que perderam sua finalidade ou que estão ausentes.
Mais do que isso, essa restauração permite uma interação com a matriz dentária para proteger de infecções e ataques bacterianos, por exemplo.
Odontologia esportiva
Com a prática de esportes sendo cada vez mais incentivada, atletas profissionais e amadores podem se beneficiar da odontologia esportiva. Recentemente regulamentada, essa especialização foca o tratamento de diversas lesões de atletas de todos os tipos.
A grande vantagem é que há um atendimento específico e personalizado para as necessidades dos atletas de maneira geral, evitando consequências mais graves para a saúde e/ou a perda de rendimento.
Impressão 3D
Na última década, a impressão 3D se concretizou como uma possibilidade cada vez mais acessível. Segundo a Gartner, inclusive, a tendência é que em 2016 haja um aumento de 108% no número das vendas de impressoras desse tipo.
Com a ajuda desse tipo de tecnologia é possível imprimir em resinas biocompatíveis próteses e outros elementos que sejam completamente adaptados para o paciente.
Para colocar em prática as tendências que sejam mais relevantes para o seu negócio, é preciso, em primeiro lugar, conhecer sobre elas. Meios de informação e de se manter atualizado são indispensáveis nesse processo. Dentre eles, há possibilidades como:
Fazer a assinatura de revistas da área
As revistas da área de odontologia trazem tendências tecnológicas para o setor, análises de especialistas, novidades que vêm dando certo no mercado, resultados de pesquisas e muito mais.
A partir delas é possível ficar sabendo de tendências e também identificar novas oportunidades que surjam. Entre as recomendadas estão Brazilian Journal of Oral Science, Revista Brasileira de Odontologia (RBO), Revista de Biologia Oral e Odonto Magazine.
Com a assinatura de periódicos, você tem a certeza que a cada período de tempo será possível conhecer as novidades que surgem no setor de maneira mais fácil e ágil.
Acompanhar portais sobre o assunto
A internet também é uma boa fonte de informação e, na maioria das vezes, gratuita. Sendo assim, vale a pena considerar acompanhar portais especializados em odontologia, desde que eles sejam respeitados e totalmente profissionais.
Por meio do acompanhamento de novas publicações, é possível ter um panorama da situação do mercado, conhecer abordagens complementares às que você já conhece, e ficar de olho no que desponta como novidade.
Participar de eventos
Eventos da área de odontologia também são importantes fontes de conhecimento sobre o que está em alta no mercado. Um congresso, por exemplo, é um local onde são apresentados resultados de pesquisa, novas tendências de tecnologia e estudos de caso que ajudam a explicar melhor como anda o mercado.
Feiras odontológicas, por sua vez, são ótimos locais para se conhecer novos equipamentos para o consultório. Uma visita a uma feira de tecnologia da área revela novas tecnologias e novos usos ao que já é conhecido.
Investir na rede de contatos
Ter contato adequado com profissionais da área também é importante se você deseja se manter atualizado sobre as tendências de odontologia. Com a troca de experiências e conhecimento, você expande seus horizontes acerca dessas informações.
Além disso, uma rede de contatos robusta e constantemente atualizada também é importante para que você conheça as novas possibilidades que nem sempre são apresentadas em feiras ou revistas.
Um colega de profissão pode ter encontrado, por exemplo, uma forma alternativa de melhorar um tratamento de maneira segura. Com uma rede de contatos adequada você consegue ter acesso a essa informação.
Marketing de relacionamento e fidelização de clientes
O marketing de relacionamento prioriza a criação de vínculo com um cliente. Nesse caso, o objetivo final não é fazer com que o paciente chegue à sua clínica, mas sim garantir que ele retorne outras vezes de maneira contínua e consistente.
Essa estratégia favorece a fidelização de clientes e estimula a conquista de melhores resultados para sua clínica. Para colocá-la em prática, importa ficar atento a estas recomendações:
Invista em atendimento de qualidade
O relacionamento com o paciente começa no atendimento. Com isso, é fundamental que o paciente seja bem atendido pela recepcionista, de maneira cordial e muito atenciosa. Esse tipo de delicadeza gera uma satisfação imediata e favorece o retorno do cliente.
Dentro do consultório em si, também é necessário investir em um atendimento que supra as necessidades do paciente. Se ele tiver medo de dentista, por exemplo, vale a pena tranquilizá-lo e ter paciência. Ao final, isso gera uma percepção positiva da experiência de ter ido ao consultório.
Seja atencioso e ouça o que o paciente tem a dizer
É importante ser muito atencioso e realmente ouvir o que o paciente tem a dizer. Muitas vezes, um paciente deixa de retornar ao dentista porque sente que suas reclamações não foram realmente levadas em conta, por exemplo.
Recentemente, uma pesquisa mostrou que 6% dos pacientes não têm certeza que o dentista pode resolver seu problema. Diante disso, para criar relacionamento é especialmente importante que você transmita a segurança necessária de que pode, sim, ajudar o paciente a ter mais qualidade de vida.
Use dados coletados do paciente
A fim de tornar o relacionamento mais estreito, vale a pena usar os dados do paciente na estratégia. É o caso, por exemplo, de analisar brevemente o prontuário de cada paciente antes de cada consulta. Assim, você se prepara para não apenas chamar o paciente pelo nome, mas também para mostrar que está atualizado sobre sua condição de saúde.
Dados como a data de nascimento, por sua vez, servem para que seja possível enviar pequenos lembretes de felicitações e que geram um impacto positivo para o relacionamento.
Estimule a comunicação contínua
Outro ponto relevante consiste em estimular a comunicação com o paciente de maneira contínua. Funciona assim: por meios digitais, por exemplo, fica mais fácil falar com o cliente, tirar suas dúvidas, oferecer informações etc.
Outra possibilidade consiste em garantir que a recepcionista ligue para o paciente após a consulta para saber mais sobre a satisfação, resultados do tratamento e marcação de consultas de retorno.
Crie um programa de fidelidade
Poucas coisas estimulam o relacionamento tão fortemente quanto um programa de fidelidade. Basicamente, quanto mais o seu paciente visitar a sua clínica, mais benefícios ele ganha para a saúde de maneira geral.
É o caso, por exemplo, de oferecer uma limpeza gratuita a cada cinco ou dez consultas ou então de oferecer um clareamento para o paciente que aparecer no consultório uma vez por mês.
Além de aumentar a geração de receita recorrente, isso também fortalece os laços de relacionamento.
Comemore datas especiais
Datas comemorativas são ótimas portas para um relacionamento duradouro com os clientes. No dia das mães ou dos pais, por exemplo, é possível fazer consultas com preços mais em conta para quem também levar os filhos.
Da mesma forma, é possível oferecer condições melhores para a data de aniversário do paciente, assim como em datas muito aproveitadas pelos pacientes, como as férias de final de ano.
Busque facilitar a vida do paciente
Para conseguir que o relacionamento com o paciente se estabeleça de maneira realmente adequada, é muito importante buscar, tanto quanto possível, facilitar a vida dele. Isso porque o relacionamento deve significar um esforço consciente em oferecer benefícios para ambos os lados da relação.
Na realidade do seu consultório, isso pode significar, por exemplo, oferecer planos com diversos tratamentos e formas de pagamento convenientes. Abrir diversos canais de comunicação, para que o cliente marque uma consulta facilmente ou tire uma dúvida também é importante.
Outras possibilidades incluem optar por técnicas menos dolorosas para pacientes muito sensíveis, e ter certa flexibilidade de horários. Somadas, todas essas boas práticas fazem com que os pacientes se sintam estimulados a retornar outras vezes.
Promova a sua clínica!
Para começar um relacionamento é necessário atrair clientes para a sua clínica. Nesse sentido, é fundamental fazer uma promoção adequada para gerar alcance, interesse e engajamento dos pacientes.
Quer aprender como colocar em prática? Então veja essas recomendações:
Esteja nas redes sociais
Considerando que os brasileiros gastam 60% de tempo a mais nas redes sociais do que o restante do planeta, é provável que os seus pacientes estejam em pelo menos uma rede social. Sendo assim, estar por lá é uma forma de garantir que você mantenha um contato direto com o público.
Antes de sair criando uma conta em cada rede social disponível, é fundamental considerar onde o seu público efetivamente está. Se seu atendimento é mais voltado para jovens, redes sociais da moda fazem mais sentido.
Por outro lado, um público mais maduro normalmente opta por redes mais tradicionais, como o Facebook. Assim, é importante ter isso em mente antes de decidir onde você estará e como você vai se comunicar.
Aposte no marketing de conteúdo para atrair clientes
Criar e/ou curar conteúdo altamente relevante para seus pacientes é uma forma de ajudar a resolver problemas e dúvidas, assim como gerar autoridade e confiança para a sua atuação profissional.
Para isso, o mais recomendado é ter um site e, com isso, um blog específico para a publicação de conteúdo. Com as estratégias corretas é possível chegar às primeiras páginas dos mecanismos de busca e assim ser encontrado mais facilmente.
Além disso, vale a pena pensar em produzir conteúdo voltado para as redes sociais, como textos mais curtos, imagens e vídeos para diversificar a oferta. Apostar na multimídia como uma aliada é uma forma especialmente eficaz de gerar mais interesse e atração para o seu negócio.
Tenha uma estratégia de e-mail marketing
Oferecer conteúdo relevante é importante, mas é indispensável pensar nos canais de distribuição. Além das redes sociais, outra forma útil é o e-mail marketing.
Nesse caso, você precisa coletar os e-mails dos pacientes e montar uma lista para o qual serão enviados os conteúdos. Por ser uma comunicação direta, a estratégia é ainda mais relevante e permite que você também envie novidades, lembretes, promoções e muito mais.
Dependendo do comportamento do cliente em relação à abertura dos e-mails, é possível identificar corretamente quais são suas necessidades e, com isso, ajustar sua estratégia para que ela consiga cada vez mais resultados.
Invista em publicações e links patrocinados
Alcance orgânico é aquele em que seu site é encontrado sem a ajuda de campanhas pagas. Embora o alcance orgânico seja desejável dentro de qualquer estratégia, nem sempre ele é possível. Especialmente nas redes sociais, em que há uma limitação compulsória do público alcançado, é mais difícil expandir o alcance organicamente.
Para mudar esse panorama, vale a pena investir em publicações e links patrocinados. As publicações patrocinadas (ou pagas) nas redes sociais, por exemplo, exibem seu conteúdo para um público que, teoricamente, tem interesse, ainda que as pessoas não te acompanhem.
Já os links patrocinados levam o seu site direto para as primeiras posições das buscas de maneira diferenciada. Assim, com uma definição adequada de palavras-chave você garante que seu consultório seja um dos primeiros resultados quando o paciente fizer buscas relacionadas.
Não se esqueça do marketing off-line
Todas essas práticas fazem parte do marketing digital, e a maioria delas se relaciona ao inbound marketing, que consiste essencialmente em atrair clientes com a produção de conteúdo on-line. Com o avanço da tecnologia, essas são estratégias que se tornaram mais baratas e convenientes.
Elas não devem ser utilizadas de maneira isolada, já que o marketing off-line também é importante. Assim sendo, além de estratégias para o ambiente virtual, você deve pensar em formas de atrair clientes para o seu negócio também no mundo físico.
A realização de parcerias, por exemplo, garante indicações e fluxo de clientes para o seu consultório. Investir numa fachada bonita e chamativa também conta pontos a favor, assim como escolher uma localização privilegiada.
Fazer promoções, oferecer brindes e estimular as indicações de clientes satisfeitos são práticas que também atraem clientes. Dependendo dos recursos disponíveis, vale a pena até mesmo investir em mídias locais, tais como jornais e rádios da cidade.
Proporcione um ambiente agradável em seu consultório
O ambiente do seu consultório diz muito sobre como será o atendimento, assim como qual será a satisfação dos seus pacientes ao final. Com isso, criar um ambiente agradável é uma forma de estimular a atração e a fidelização de pacientes. Para se ter um ambiente mais agradável, considere questões como:
Capriche na sala de espera
Assim que o paciente chega para a consulta marcada, normalmente ele ainda precisa ficar um período na sala de espera. Se esse ambiente for desagradável, mesmo que ele não desista da consulta imediatamente, pode ser que ele não retorne outras vezes.
Uma das primeiras preocupações nesse sentido deve ser a de garantir que exista local para que todos possam se sentar à medida que forem chegando. Além disso, vale a pena pensar em oferecer água fresca para os pacientes. Café e suco são possibilidades para acompanhantes, mas devem ser evitados pelos pacientes.
Também é ideal que o local seja facilmente acessível. Declives, degraus e chão escorregadio podem provocar acidentes, especialmente em pacientes idosos ou com dificuldade de locomoção. Por outro lado, contar com o auxílio de barras de apoio e mesmo equipamentos como cadeiras de rodas ajuda quem chega para se consultar.
Ofereça opções de lazer
Para a distração, revistas e uma televisão ligada em um programa neutro e familiar ajudam todos a esperar o tempo passar. Se a maioria dos clientes possui filhos ou crianças pequenas, criar uma espécie de área kids também favorece o conforto.
Além disso, também vale a pena oferecer Wi-Fi para quem não desgruda do smartphone. Isso torna menos problemático o período de espera, e, mesmo um atraso, se torna mais tolerável, já que os pacientes ficam distraídos.
Cuide da iluminação e da temperatura
Entrar em um consultório escuro demais não gera uma boa impressão nos pacientes, mas ficar em um local em que a iluminação é tão forte a ponto de incomodar também não é algo agradável.
Por isso, é muito importante investir em uma iluminação que seja aconchegante o suficiente, mas sem ser muito escura ou pouco prática. Lâmpadas de LED, por exemplo, permitem uma boa iluminação, além de evitarem o aquecimento excessivo do ambiente.
O cuidado com a temperatura do ambiente também é importante, já que o conforto térmico faz toda a diferença tanto para o paciente quanto para o profissional. Ter um ambiente climatizado, seja na sala de espera, seja dentro do consultório, ajuda os pacientes a se sentirem confortáveis durante toda a permanência.
Assim, em tempos de calor, vale a pena apostar no ar-condicionado, que deve ser sempre limpo, enquanto em tempos de frio, vale manter uma temperatura mais agradável.
Tenha cuidado com a limpeza e com a decoração
A questão de higiene é muito importante quando o assunto é um consultório odontológico. Se o paciente entra em uma sala de espera e nota mofo nas paredes e sujeira no chão, a imagem do negócio fica arranhada.
Para evitar esse tipo de percepção negativa é fundamental ter cuidado com a limpeza e com a higiene de maneira geral. O odor do ambiente deve ser sempre agradável e neutro, e, tanto dentro quanto fora do consultório, tudo deve estar sempre limpo. Oferecer lixeiras para os pacientes também é importante, mas elas devem ser limpas com frequência.
Além disso, é fundamental pensar na decoração do lugar. Quando há esse tipo de cuidado, a imagem transmitida do consultório é melhor. O balcão de recepção, por exemplo, deve se bonito, adequado e funcional, e os itens de dentro do consultório devem estar em harmonia. Esse tipo de cuidado não apenas agrada os olhos, mas também gera uma excelente impressão.
Pense na ergonomia
A ergonomia também é um fator importante para o sucesso da sua clínica odontológica. Se as cadeiras da sala de espera são duras e desconfortáveis, os pacientes já entrarão no consultório de maneira insatisfeita.
Uma cadeira de atendimento que também não seja confortável, por sua vez, torna o atendimento mais difícil para ambas as partes. Inclusive, o ambiente também precisa ser agradável para o profissional. Equipamentos ergonômicos ajudam a realizar atendimentos ao longo de todo o dia.
Conclusão
As boas práticas para atrair clientes para sua clínica odontológica se iniciam com o conhecimento das tendências, e têm continuidade com a criação de um relacionamento com seus pacientes, bem como a promoção da clínica. Por fim, também é importante criar um ambiente agradável de modo que se gere satisfação, retorno e indicação por parte dos pacientes.
Vai começar a sua clínica agora? Então baixe gratuitamente o Guia prático para montar sua clínica odontológica e veja, passo a passo, tudo o que você precisa fazer para atingir o sucesso!