A perda dos dentes é capaz de interferir na qualidade de vida das pessoas. A falta deles prejudica o processo mastigatório e digestivo dos alimentos, além de afetar o sorriso e a autoestima. Diversos fatores podem ocasionar a perda de um dente, por isso é necessário saber quais são eles para evitar maiores problemas bucais.
Nesse sentido, é importante destacar que, com algumas ações durante o dia a dia, é possível evitar a perda dos dentes, como uma boa escovação e a utilização do fio dental. Ainda, é preciso destacar a necessidade de visitar regularmente o dentista para que qualquer problema seja descoberto em sua fase inicial.
Continue a leitura e saiba 5 causas da perda de dentes!
1. Periodontite
A periodontite é um problema bucal provocado pelo surgimento da placa bacteriana. Ela atinge a região dos tecidos que fazem a sustentação dos dentes. Caso não seja tratada de forma correta, eles podem ser perdidos.
Os principais sintomas são sangramento, vermelhidão da gengiva e inchaço. Ao apresentar esses sinais, é fundamental buscar um profissional especializado para tratar a periodontite e evitar maiores consequências.
2. Má higiene bucal
A ausência de uma boa higienização bucal pode acarretar a perda dos dentes. Isso acontece porque o acúmulo de resíduos alimentares pode favorecer o aparecimento de cáries e de outras doenças. O fio dental, por exemplo, precisa ser utilizado diariamente. Saiba que o hábito de acordar e dormir sem fazer a limpeza adequada pode aumentar a quantidade de placas bacterianas na parte inferior dos dentes.
3. Excesso de açúcar
O açúcar é um dos alimentos que mais afetam a saúde dos dentes, uma vez que as bactérias se multiplicam mais em um ambiente doce. Nesse sentido, o consumo excessivo pode enfraquecer o esmalte dentário e cáries podem aparecer. E, se os problemas não forem tratados, algum dente pode ser perdido.
4. Acidentes
Traumas ou fraturas na região da boca podem levar à perda de um ou mais dentes. Assim, é fundamental ter cuidado para que isso não ocorra. Nessas situações, é preciso inserir um novo dente no local. Não é nada satisfatório ficar com o lugar vago, uma vez que pode ocasionar infecção. Para fazer o tratamento adequado, é necessário ir a um consultório odontológico.
5. Diabetes
A diabetes consiste em uma enfermidade que ocasiona excesso de glicose e pode afetar a saúde das gengivas e dos dentes. O elevado nível de glicose favorece o surgimento de mais bactérias na boca e, assim, a periodontite. Dessa forma, é primordial controlar a diabetes com um especialista, para que não exista a perda dentária.
É válido destacar que existem determinados tratamentos para a perda de dentes, como o uso de prótese e o implante dentário. Para isso, é necessário buscar por um profissional especializado para realizar o tratamento mais eficiente. Além disso, não se esqueça de manter uma boa higienização, visitar o dentista de forma regular e evitar alimentos que afetam a estrutura dental.
Gostou do nosso post? Então, deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!