O mercado da odontologia remete, muitas vezes, à figura do cirurgião-dentista atendendo os pacientes no seu consultório, não é? Mas, apesar da importância inquestionável do especialista em saúde oral, essa área demanda a participação de vários profissionais, que ajudam as pessoas a recuperar a alegria de sorrir. É o caso do protético, responsável, entre outras funções, pela confecção de próteses e implantes dentários.
Pensando nisso, este conteúdo explica o que faz um protético, como é a formação, onde trabalha e quais são as principais atribuições do profissional. Além disso, o material mostra que peças são fabricadas pelo protético e informa como funciona a dinâmica entre o técnico em prótese dentária e o dentista.
Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
O que é o profissional protético?
Respondendo à questão, o protético é um profissional que atua em conjunto com o cirurgião-dentista para melhorar as funções e a estética da boca. Isso ocorre porque o técnico em prótese dentária confecciona dispositivos protéticos, garantindo a qualidade das peças em relação às recomendações clínicas.
Como é a formação profissional do protético?
Para conseguir assumir um posto no mercado de trabalho, o protético precisa concluir um curso técnico em prótese dentária. A formação acadêmica e profissional tem duração mínima de 1.360 horas e abrange temas diversos da ortodontia, da anatomia dental, da oclusão e da morfologia orofacial. Muito interessante, concorda?
Onde trabalha o profissional protético?
Após a finalização do curso técnico em prótese dentária, o profissional pode cumprir uma diversidade de funções e trabalhar em diferentes espaços, seja em laboratório próprio, em laboratórios de terceiros e em instituições de ensino.
Qual é a importância do protético?
O protético tem uma importância relevante no mercado da odontologia, no qual atua na construção de peças que serão cimentadas, parafusadas e encaixadas nos elementos dentários. Desse modo, o técnico em prótese dentária, atuando com o cirurgião-dentista, tem um impacto direto sobre o melhor formato do tratamento dental.
Quais são as principais funções do protético?
Desde 2009, está em vigor no Brasil uma regulação que modifica a Lei nº 6.710, de 5 de novembro de 1979, dispondo sobre o exercício da profissão de protético.
De acordo com esse marco legal, o técnico em prótese dentária deve cumprir estas funções em ambiente laboratorial:
- realização da escultura dental;
- fabricação de modelos odontológicos;
- confecção de facetas laminadas;
- criação de próteses totais, fixas, parciais removíveis e flexíveis;
- caracterização de diferentes próteses;
- confecção de prótese em diferentes materiais, como cerâmica, porcelana e resina;
- fundição de estruturas metálicas nas próteses;
- confecção de prótese sobre implante;
- elaboração de aparelhos ortodônticos;
- fabricação de placas de clareamento dental;
- confecção de placas de bruxismo;
- desenvolvimento de pesquisas na área da odontologia;
- treinamento contínuo de técnicos em prótese odontológica.
Como funciona a dinâmica entre dentista e protético?
Antes de iniciar um tratamento protético, o paciente depende da dinâmica entre o cirurgião-dentista e o técnico em prótese dentária.
Para simplificar essa relação profissional, basta entender que o dentista especialista em prótese dentária (protesista) atua junto ao paciente, enquanto o protético confecciona as peças em laboratório, consultando os modelos enviados pelo dentista para um melhor desenvolvimento do tratamento oral.
Que peças o protético pode construir?
O protético pode realizar vários trabalhos no laboratório, analisando as informações detalhadas pelo cirurgião-dentista sobre cada caso clínico. Com a moldagem e o escaneamento intrabucal do paciente, o técnico em prótese dentária elabora placas de bruxismo e clareamento dental, protetores bucais para atletas, além, é claro, de próteses e aparelhos ortodônticos.
Para que servem as peças construídas pelo protético?
Até aqui, você conhece as funções do técnico em prótese dentária. Mas a dúvida que fica é sobre os dispositivos confeccionados por esse profissional no laboratório protético, certo? Veja os principais tratamentos!
Prótese e implante dentário
A lista começa com a prótese e o implante dentários, peças confeccionadas pelo protético para substituir um ou vários dentes, de forma que o primeiro tratamento envolve a parte visível da dentição e o segundo é implantado na raiz do elemento danificado.
Faceta laminada
Faceta laminada, também chamada de laminado de porcelana, é uma peça fabricada pelo técnico em prótese dentária para restaurar a face frontal de um ou vários dentes danificados. Nesse sentido, o protético utiliza resinas e porcelanas especiais para criar um aspecto extremamente natural, que se confunde com a dentição original.
Placa de bruxismo
Outro dispositivo elaborado pelo protético é a placa de bruxismo, confeccionada sob medida para proteger o paciente do rangido involuntário, geralmente causado por nervosismo e estresse, na arcada dentária. No laboratório, o profissional fabrica a peça rígida e móvel com acrílico, facilitando o encaixe da placa na cavidade.
Placa de clareamento
A placa de clareamento dental é um molde fabricado sob medida para cada paciente. O protético, a partir da indicação do cirurgião-dentista, elabora uma moldeira de clareamento com silicone, material que se adapta facilmente à arcada dentária, eliminando as manchas dos dentes.
Protetor bucal para atletas
Por último, os técnicos em prótese dentária também confeccionam o protetor bucal, um dispositivo de segurança que evita traumatismos na boca durante a prática de atividade física. Desse modo, o protético fabrica uma peça que se encaixa perfeitamente nos dentes, formando uma espécie de barreira física contra possíveis impactos na face.
Por que conhecer o trabalho do protético?
Ao conhecer a importância do protético, o paciente pode se comprometer ainda mais com o tratamento, seguindo as indicações do cirurgião-dentista para usar o dispositivo oral corretamente, sem esquecer a higiene bucal periódica, hábito que evita o acúmulo de alimentos na arcada dentária e previne uma série de doenças na cavidade oral.
Neste conteúdo, você entendeu o que faz um protético, profissional responsável pela confecção de tratamentos diversos, como próteses e implantes, aparelhos ortodônticos e placas de bruxismo e clareamento dental. Por isso, é fundamental conhecer essa função para acompanhar de perto, junto ao seu cirurgião-dentista de confiança, o desenvolvimento do seu dispositivo odontológico.
O que achou deste texto? Quer receber outros materiais a respeito do protético e a atuação do cirurgião-dentista? Siga as nossas redes sociais e continue se informando sobre o assunto. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!