Blog Saúde Bucal

O que é alvéolo seco?

alvéolo seco

A extração dentária é uma medida que pode se fazer necessária por diversos motivos, sendo efetuada de acordo com a análise específica do dentista e seguindo certos procedimentos para que tudo ocorra da melhor forma possível.

No entanto, alguns contratempos podem aparecer, principalmente no pós-operatório. É o caso do alvéolo seco, problema muito comum após a retirada de algum dente, mas que pode ser facilmente resolvido. A seguir, confira tudo sobre o assunto!

Conhecendo o alvéolo seco

O alvéolo é a região do maxilar, ou da mandíbula, onde os dentes ficam alojados. O alvéolo seco, chamado também de alveolite seca ou de osteíte pós-operatória, consiste na inflamação do local quando um coágulo sanguíneo não é formado ou se desloca por algum motivo, impedindo a cicatrização.

Ele é “seco” porque não apresenta pus (resultado de infecções bacterianas) no local, podendo ser, portanto, mais fácil de ser combatido. No entanto, ele costuma provocar muita dor, já que afeta algumas terminações nervosas próximas aos dentes.

Possíveis causas do problema

As causas do alvéolo seco ainda estão sendo estudadas pela medicina. Porém, sabemos que ele costuma aparecer em maior incidência quando há algum traumatismo na região ou excesso de força, o que provoca o deslocamento do coágulo sanguíneo ou sua má formação.

Há também alguns fatores de risco que foram diagnosticados como possíveis causas do alvéolo seco, como:

  • infecções instaladas no local, antes mesmo da cirurgia;
  • uso de contraceptivos bucais;
  • má higienização da região a ser operada;
  • falha em algum procedimento operatório, como a ausência de um ponto cirúrgico;
  • tabagismo.

Como prevenir o alvéolo seco

O alvéolo seco costuma aparecer depois de 5 dias após a operação. Por isso, é muito importante que durante esse intervalo seja evitado alguns esforços bucais, como bochechos e escovações intensas. Recomenda-se, até mesmo, que não seja realizada a escovação por 24 horas após a extração de algum dente.

Pessoas que também fazem uso do cigarro devem cessar o hábito durante o pré e o pós-operatório, visto que algumas substâncias químicas presentes, como o tabaco e a nicotina, podem ser as principais causas da má cicatrização.

Além disso, medicamentos também podem influenciar no aparecimento do alvéolo seco, portanto é essencial que o dentista seja sempre avisado para saber quais remédios podem ser tomados e quais devem ser interrompidos nesse período de operação.

Tratamentos utilizados

Primeiramente, se o alvéolo seco aparecer recomenda-se que o paciente realize um bom repouso físico. O descanso, somado a uma boa hidratação, é essencial para que o organismo possa combater o problema com máxima eficácia.

Além disso, como o alvéolo seco consiste apenas em uma inflamação, pode-se fazer uso de analgésicos e anti-inflamatórios recomendados pelo dentista para diminuir a dor local e diminuir o inchaço. Lembrando que no caso da alveolite seca, não se deve fazer uso de antibióticos, visto que esse tipo de medicamento é voltado apenas para infecções bacterianas.

O alvéolo seco é um problema muito comum no pós-operatório. No entanto, como vimos, não há motivo para se preocupar. Consultando o dentista e mostrando-lhe a situação, o alvéolo seco pode ser facilmente sanado sem gerar futuras complicações, como o aparecimento de infecções oportunistas.

E então, entendeu tudo sobre o alvéolo seco? Restou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada