Você se preocupa com a sua saúde bucal? Por acaso já apareceu alguma bolha, talvez no lábio inferior ou na língua? Hoje você descobrirá o que é mucocele, quais os tratamentos, causas e como é possível evitar seu aparecimento.
Mucocele é um pequeno inchaço que não é causado por nenhuma bactéria ou organismo vivo. É caracterizado pelo acúmulo de saliva e pela formação de uma bolha. Mais frequente nos primeiros 30 anos de vida, ela pode se desenvolver em qualquer local da boca e seu tamanho pode variar de 2 a 3 centímetros de diâmetro.
As bolhas que aparecem não causam dor, contudo, podem aumentar e diminuir seu tamanho pelo movimento da saliva em seu interior. Ela pode demorar apenas alguns dias para se desfazer ou até mesmo anos e por isso é importante procurar ajuda.
Continue a leitura e saiba mais a respeito!
O que causa a mucocele?
Ela é provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido. Isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou batida local. A formação de pedras salivares dentro desses condutos, caso bloqueie a passagem do líquido, também pode causar a bolha.
As glândulas salivares menores são mais afetadas por essa condição. A produção de saliva não vai parar e, como ela não será levada a uma saída para a boca, tende a se acumular no tecido e causar um inchaço.
O diagnóstico é importante?
Procurar um dentista é urgente, já que essa bolha pode se estabelecer e não se desfazer, como é esperado. É importante fazer um diagnóstico preciso que exclua a possibilidade de ser um tumor maligno.
O profissional indicará o melhor tratamento e poderá dar dicas de prevenção dessas e de outras doenças, além de fazer uma avaliação geral de sua saúde bucal.
Qual o tratamento para mucocele?
Depois de descobrir o que é mucocele, é preciso esclarecer quais as possibilidades de tratamento. Ela tem cura e, muitas vezes, nem precisa de intervenção, já que tende a se resolver sozinha com o fechamento do canal rompido e absorção do acúmulo salivar.
Caso haja obstrução dos canais ou caso seja uma situação recorrente que atrapalhe o funcionamento da cavidade bucal, o dentista poderá indicar uma pequena cirurgia de remoção da glândula afetada. Nessa cirurgia não é necessária a internação e o período de repouso será de 1 ou 2 dias.
Ela também pode aparecer em recém-nascidos?
Sim. É comum o aparecimento dessa condição em recém-nascidos por causa das colisões que acontecem na hora do parto, mas elas raramente precisam de tratamento e tendem a ser resolvidas pelo próprio corpo do bebê.
Existe prevenção da mucocele?
Alguns dizem para ter cuidado com a boca, mas não existe uma forma de prevenir a mucocele. Alguns cuidados como evitar morder lápis, canetas e até o próprio tecido labial ou das bochechas pode ajudar, já que esses traumas podem afetar as glândulas ali existentes.
E aí, entendeu o que é mucocele, seu tratamento, suas complicações e causas? Se você ainda possui alguma dúvida, deixe um comentário no post. Termos prazer em ajudar!