Blog Saúde Bucal

Afinal, como vencer o medo de anestesia? Confira as nossas dicas!

É comum as pessoas terem medo de anestesia. No entanto, até a aplicação dela, a boca está suscetível à dor das agulhadas e da manipulação realizada pelo profissional dentista. Pensando nisso, a anestesia é necessária justamente por diminuir a sensibilidade oral e garantir que o tratamento dentário seja feito sem muitas dores ou desconfortos.

Neste post, apresentamos dicas para aqueles que querem vencer o medo de anestesia. Para começar, você descobrirá por que as pessoas têm medo da anestesia. Em seguida, verá 4 sugestões para superar o receio. Por fim, falaremos da importância de tal procedimento em alguns tratamentos odontológicos.

Fique com a gente e não tema mais a anestesia!

Por que as pessoas têm medo da anestesia?

A anestesia é um procedimento que consiste na aplicação de substâncias capazes de inibir a comunicação e o impulso entre os nervos. Desse modo, consegue reduzir bastante a sensibilidade da região. Para isso, existem a anestesia local e a geral.

O medo é um tipo de ansiedade que faz a pessoa se sentir desconfortável, estressada e angustiada durante uma situação. Esse sentimento ligado à anestesia pode surgir devido à falta de informação, o que pode provocar no paciente fantasias muito improváveis de acontecer. Essa emoção ainda surge graças a experiências negativas, mas que não, necessariamente, acontecerão de novo.

No consultório odontológico, o mais comum é os pacientes sentirem medo por causa da agulha que inocula a substância anestesiante. Por se tratar de uma perfuração em uma região delicada, a boca, as pessoas sofrem com essa ansiedade antecipada. Alguns indivíduos ainda se sentem desconfortáveis com agulhas em geral, seja a de uma anestesia seja a de uma vacina.

Como se livrar do medo de anestesia?

Entender por que você sente medo é o primeiro passo para começar a eliminá-lo. Por isso, falamos um pouco disso anteriormente. Agora, vamos às recomendações práticas sobre como superá-lo. Confira a seguir!

Escolha um bom dentista

Antes de mais nada, vá à procura de um especialista qualificado. Isso pode diminuir sua ansiedade em relação a erros médicos. Peça indicações de conhecidos, entre nas redes sociais do profissional e confira as avaliações e comentários das pessoas sobre os atendimentos prestados por ele.

Consultar-se com um especialista de qualidade ao menos reduz o receio em relação a erros humanos e procedimentos desastrosos e realizados de modo grosseiro.

Converse com o profissional

Após escolher um especialista apropriado, você poderá fazer perguntas referentes à consulta a ele. Essas informações podem aliviar sua ansiedade em relação ao procedimento. Normalmente, dentistas e médicos éticos já têm o costume de explicar o tratamento sem que o paciente pergunte algo. Contudo, se restar alguma dúvida, questione o profissional.

Opte por anestesias mais confortáveis

Nesse diálogo com o especialista, confesse seu medo com relação à anestesia. O dentista pode indicar métodos menos incômodos, pois existem técnicas anestésicas menos desagradáveis. Além disso, ao falar do seu medo, o profissional tranquilizará você durante o procedimento, com apoio emocional.

Tente reduzir a ansiedade

No dia da consulta, não imagine complicações, desapegue de pensamentos negativos quanto à visita ao dentista. Respire fundo e solte o ar devagar para se acalmar. A respiração profunda oxigena mais o cérebro e ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse. Tente relaxar e pense que você cuidará da saúde da sua boca; que ficará muito bem. Sinta gratidão por poder se tratar com um dentista.

Qual a importância da anestesia nos tratamentos odontológicos?

Para lidar com seu medo de anestesia, vamos falar ainda da importância dela na odontologia. Ela é indispensável em alguns tratamentos, que, sem ela, geram muita dor. Alguns deles são:

  • remoção de dentes;
  • eliminação de cáries profundas;
  • tratamento de canal;
  • cirurgias bucais em geral.

Porém, nem todos os procedimentos causam desconforto e precisam de anestesia. Na remoção de tártaro, no tratamento de cáries superficiais e na limpeza, a anestesia é dispensável.

Por isso, é importante visitar o dentista a cada semestre, a fim de impedir o agravamento de problemas dentários. Assim, é possível evitar o encontro com agulhas e o medo de anestesia.

Leia se anestesia no dente dói e saiba ainda tudo sobre anestesia na região.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada