O que são implantes dentais?
Os implantes são “raízes” artificiais instaladas (implantadas) no osso da mandíbula ou maxilar. Os implantes dentais proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais. Além de devolver qualidade de vida ao paciente.
Na atualidade os implantes são fabricados com titânio comercialmente puro, com biocompatibilidade cientificamente comprovada.
Com o avanço da odontologia, os implantes tem tornado-se a primeira opção para a reabilitação protética dos pacientes.
Por que titânio?
Por se tratar de um metal biocompatível (compatível com o corpo humano), ou seja, que pode ser utilizado em contato com os tecidos orgânicos sem causar reações adversas, permitindo a osseointegração.
O que é osseointegração?
É o processo pelo qual o implante se integra ao osso, apresentando-se fixo, sem mobilidade ou sintomas durante as forças mastigatórias funcionais. Essa integração permite a alta taxa de sucesso na reabilitação dos pacientes.
Quanto tempo dura o tratamento?
Em via de regra, a fase de osseointegração dura de 3 a 4 meses na mandíbula e de 5 a 6 meses no maxilar, por este ser um osso menos compacto. A elaboração da prótese geralmente é concluída no prazo de 1 mês após essa fase.
Este tipo de tratamento é relativo e específico para cada paciente. Em alguns casos o paciente pode ser reabilitado em um prazo de até 6 meses, já em outros, em apenas 24 horas.
Mas não esqueça …
Para um bom resultado e sucesso da técnica depende dentre outros fatores das condições bucais e sistêmicas do paciente.
Fonte: SIN – Sistema de Implante