A higiene é o primeiro passo para quem deseja manter uma boa saúde bucal. Nesse sentido, a escovação é uma das primeiras ações que precisam ser feitas, visto que esse cuidado evita problemas como cáries e formação de placa bacteriana. Porém, guardar a escova de dente suja em lugares inapropriados colabora para a proliferação de bactérias e outros agentes patológicos.
Além disso, muitas pessoas esquecem que as escovas precisam ser bem conservadas e higienizadas, sendo necessário secá-las após o momento de escovação, visto que o ambiente úmido pode ser um local propício para o acúmulo de fungos.
Está gostando do post? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Quais os principais riscos de guardar uma escova de dente suja?
É importante pontuar que na nossa boca existem centenas de microrganismos de diferentes tipos. Eles podem ficar nas cerdas da escova em um intervalo de aproximadamente 48 horas, por isso é preciso zelar pela higiene e fazer trocas constantes de escovas. Listamos abaixo alguns riscos de manter a escova suja!
1. Gengivite
Esse problema acomete boa parte dos brasileiros e é causada por uma inflamação nas gengivas. Isso acontece devido à escovação inadequada e o armazenamento incorreto da escova, visto que é o acúmulo de bactérias nas escovas que gera a inflamação da gengiva.
2. Faringite
Outro problema gerado pela escova de dente suja é a faringite. Nesse caso, acontece a inflamação da faringe, que acaba acometendo a língua, o estômago e a laringe. Na maioria das vezes, a faringite é causada por vírus e bactérias que se alojam na região bucal.
3. Periodontite
Considerada uma infecção bacteriana que afeta os tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes, a periodontite é consequência de uma gengivite, ou seja, é um estágio mais grave. Esse problema pode ser minimizado com um melhor cuidado com a higiene bucal.
Quais as principais dicas para higienizar a escova de dente?
Uma das primeiras dicas é trocar a escova pelo menos de 3 em 3 meses, visto que depois desse intervalo de tempo a sua eficácia não é tão alta, já que as cerdas vão perdendo flexibilidade e, por isso, podem danificar os dentes e a gengiva.
Além disso, é importante ter uma capinha protetora nas escovas para evitar que bactérias ou outras impurezas presentes no ar venham a se acumular nas cerdas. No caso de famílias que colocam as escovas todas no mesmo recipiente, ter essa proteção é imprescindível para que não ocorra uma infecção cruzada.
É importante pontuar também que, no caso de pessoas que por algum acaso tenham uma doença gripal e infecciosa, é necessário realizar a troca da escova tanto no começo da manifestação da enfermidade como após o tratamento.
É preciso ter bastante cuidado quando o assunto é saúde bucal, pois um desequilíbrio nesse sistema pode comprometer o funcionamento do corpo todo. Por isso, evite deixar a escova de dente suja e procure sempre mantê-la em lugares apropriados.
Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para saber mais sobre as três razões para trocar a escova de dente com frequência.