Não há quem invista sem pensar em um retorno e entender como o seu projeto evolui é fundamental. Em quanto tempo a franquia vai dar lucro? É normal questionar e procurar saber.
Apesar de valor e credibilidade serem aspectos fundamentais de qualquer negócio, a verdade é que, sem rentabilidade, não há como sobreviver e para quem sonha com uma franquia, é necessário saber como funciona esse investimento e o que acompanhar para medir o sucesso.
Neste post, você descobrirá os principais índices de mensuração e acompanhamento desse tipo de investimento, além de entender as variáveis que interferem nesses valores. Acompanhe!
Como funciona o investimento em uma franquia?
Ao investir em uma franquia, o empreendedor precisa coletar informações centrais sobre o projeto para ter uma noção clara sobre os meses iniciais da operação.
Entender como e quando a verba retornará é essencial para a estratégia financeira. Taxas de franquia, royalties, valores com aluguéis de espaços e capitais de giro são alguns dos fatores que compõem os cálculos sobre o investimento em franquia.
A Circular de Oferta de Franquia é o documento que precisa ser estudado pelo empreendedor para mensurar corretamente o ROI (Return On Investment), ou retorno sobre os investimentos, e o PRI (Prazo de Retorno de Investimento).
Por que avaliar a rentabilidade do negócio?
Estudar a lucratividade do investimento é uma forma de o empreendedor compreender a sua verdadeira situação financeira e se vale a pena realizar o projeto.
Em muitos casos, não há a disponibilidade total da verba e o financiamento de uma parte acaba acontecendo, o que compromete o fluxo financeiro. São questões que precisam estar previstas no investimento para evitar surpresas ou uma quebra precoce.
O tempo também entra nessa avaliação. Especificamente o investimento em franquias gira em torno de 18 a 36 meses para retornar, o que é considerado um bom prazo. Mas é necessário que o empreendedor considere o capital de giro e eventualidades durante esse processo. Ao preparar-se para esses cenários, o investidor aumenta exponencialmente as chances de sucesso do empreendimento.
Quais os principais índices de acompanhamento?
Em seguida, explicaremos quais os indicadores que devem ser acompanhados para isso, como os cálculos devem ser feitos e de que maneira precisam ser acompanhados periodicamente. Veja.
PRI
O prazo de retorno sobre o investimento, como mencionado anteriormente, mostrará em quanto tempo a franquia vai dar lucro, superados os gastos com a aquisição do projeto. Acompanhe agora um pequeno cenário fictício de exemplo para a melhor compreensão desse processo:
- o empreendedor realiza um investimento inicial de R$ 100 mil;
- obtém um faturamento médio, por mês, de R$ 20 mil;
- tem um custo operacional mensal que totaliza R$ 16 mil, incluindo taxas, pagamentos a funcionários e fornecedores e contas diversas;
- gera um lucro líquido mensal de, em média, R$ 4 mil;
- há uma lucratividade girando em torno de 20% mensais.
Para calcular o PRI, deve-se dividir o investimento total pelo lucro líquido. Veja neste exemplo:
PRI = INVESTIMENTO TOTAL / LUCRO LÍQUIDO
PRI = R$ 100.000 / R$ 4.000
PRI = 25 (MESES)
ROI
Já o ROI significa retorno sobre os investimentos, como falamos anteriormente. Enquanto o PRI se relaciona mais com a previsibilidade de retorno, o ROI mede de forma real se o projeto está dando certo. Ou seja, é uma forma direta de medir se os resultados estão compatíveis com os planos de operação. Para o cálculo do ROI, use a fórmula:
ROI = ( ( RECEITA – CUSTO ) / CUSTO ) * 100
ROI = ( ( R$ 20.000 – R$ 16.000 ) / R$ 16.000 ) * 100
ROI = 25 %
Quais as variáveis que interferem nesses valores?
Ressaltamos que todos os custos devem contemplar valores específicos relativos à gestão de franquias. Acompanhe, agora, algumas das principais variáveis que devem ser consideradas nesse cálculo.
Taxa de aquisição de franquias
A taxa de aquisição de franquia será cobrada uma única vez, sendo obrigatória ao franqueado. No momento da assinatura do contrato com a franqueadora, essa taxa será paga e comporá os cálculos de custos para medir o ROI.
Somente após essa aquisição é que o franqueado tem direito ao uso da marca e à instalação e à operação de uma nova unidade. Portanto, saber esse valor é fundamental para ter a perspectiva correta sobre o retorno do investimento.
Royalties
Já os royalties são pagos periodicamente ao franqueador pelos serviços prestados. A marca tem liberdade, mediante lei, de definir essa periodicidade e o empreendedor precisa compreender esse sistema para compor os seus cálculos. Normalmente, esse valor gira em torno de 5 % sobre o faturamento total mensal da unidade.
Capital de giro
Para a operação, principalmente nos meses iniciais, é fundamental que o investidor separe uma verba para compor o caixa e manter o funcionamento diário da unidade.
Por ser um valor transacionado mensalmente, também compõe a base de cálculos para medir os custos do investimento. Lembre-se de que a franquia exigirá gastos recorrentes com fornecedores e operação para a continuidade dos serviços.
Aquisição de ponto comercial
Esse é mais um fator de oneração, já que é de responsabilidade do franqueado. Nesse caso, é preciso avaliar se o aluguel ou a compra do espaço são mais viáveis em relação ao retorno do investimento.
Outros aspectos em cima disso são eventuais reformas ou adaptações que precisem ser feitas ou um valor muito alto de aluguel que, a longo prazo, acabaria gerando prejuízos. Ter um imóvel em vista ou uma negociação bem encaminhada nessa parte pode ser um diferencial muito importante para otimizar a estratégia financeira e fazer com que o seu ROI seja mais alto.
Outros gastos
Como falamos, todos os custos precisam ser considerados. Além dos gastos normais com energia elétrica, água e esgoto, telecomunicações e outros, a franquia também pode exigir:
- gastos com publicidade e propaganda;
- custos com marketing digital;
- gestão de estoque de materiais;
- pagamentos a funcionários; dentre outros.
Chegamos ao final do nosso artigo. Agora, você tem uma boa base sobre a perspectiva de retorno sobre o seu investimento. Não deixe de organizar e registrar as ideias e montar um plano financeiro inteligente e consciente.
Nós podemos oferecer informações muito mais precisas caso deseje saber em quanto tempo a franquia vai dar lucro. Entre em contato agora mesmo e fale conosco!