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Dentista: saiba como usar o Marketing de Conteúdo para atrair mais pacientes

O que você faz para atrair novos pacientes à sua clínica? Panfletagem na rua? Conta com a indicação de amigos e de quem já foi atendido por você?

Esses meios funcionavam bem há alguns anos, mas hoje o mundo é digital. Um dos modelos que você precisa levar em consideração é o Marketing de Conteúdo para dentistas.

A criação de conteúdo relevante faz parte da estratégia de Inbound Marketing, que por sua vez é uma ação de Marketing Digital. Para saber como o Marketing de Conteúdo pode trazer mais pacientes para o seu negócio, é preciso antes entender bem esses conceitos.

Nas próximas palavras, você entenderá tudo sobre o assunto! Vamos lá?

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é uma forma de fazer Marketing por meio da internet. Nele, você pode usar os canais online para promover os seus produtos ou serviços.

Vale dizer que essa é uma forma muito econômica de divulgar o seu serviço, pois não demanda os mesmos recursos que os meios tradicionais de publicidade. Por isso, muitas empresas têm utilizado essa estratégia dentro do seu escopo de negócio.

O Marketing Digital pode ser aplicado de duas formas: por mídia paga (chamados também de links patrocinados, como Google Adwords e Facebook Ads, por exemplo), e também por mídia orgânica (ou gratuita), que compreende o SEO, o Marketing de Conteúdo, entre outros.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é o oposto ao Outbound Marketing, estratégia à qual muitos já estão acostumados.

O Outbound Marketing é a forma tradicional de fazer Marketing. Ou seja, toda a publicidade que você está acostumado a ver em outdoors, busdoors, TV, rádio, jornal e revistas.

Já o Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma forma de gerar valor para o seu público para que ele venha até você, e não o contrário.

Para que isso ocorra, é preciso produzir conteúdos úteis e relevantes, com o objetivo de gerar engajamento maior com a sua marca, estabelecer um relacionamento duradouro e, ao final, fechar um negócio.

Ou seja, levar o usuário através das etapas do funil de vendas.

Por isso, o Marketing de Conteúdo é a essência do Inbound Marketing. Ao fazer conteúdos que não falam sobre o seu serviço, mas prestam serviços e divulgam informações e dicas adequadas à persona, ela vai concluir que o criador desses conteúdos é uma autoridade no assunto.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é um nicho do Marketing Digital em que, por meio da geração de conteúdos num blog corporativo, você pode atrair pessoas interessadas no que você tem a oferecer.

Por isso, embora algumas pessoas pensem que sua aplicação se resuma a ter um blog e produzir textos, esse conceito é errado.

Essa prática é mais do que isso. Por meio da produção de textos, e-books, webinars, vídeos e outros formatos de conteúdo, ela permite atrair um público qualificado a fim de converter parte dele em pacientes para a sua clínica.

Para isso, primeiro, é preciso ter um blog e produzir conteúdos de forma periódica.

Nesse momento, algumas pessoas se perguntam porque ter um blog ao invés de simplesmente usar o espaço do site.

O site é a forma como você se apresenta ao seu público, de modo que ele conheça os serviços que faz. Já um blog é um canal pelo qual você produz artigos ligados ao seu segmento.

Quanto mais postagens você tiver no seu blog, maiores as chances dele aparecer nos buscadores como o Google quando alguém buscar algo sobre odontologia.

Mas, para fazer Marketing de Conteúdo do jeito certo, existem quatro passos que você deve seguir. Vejamos agora cada um deles.

Persona

Persona é um personagem semifictício que representa o seu público-alvo, em outras palavras, é o perfil do seu cliente ideal.

Porém, existe uma diferença entre público-alvo e persona. Vejamos exemplos de cada um a seguir.

Público-alvo: homens e mulheres, de 15 a 45 anos, com renda acima de R$ 3.000,00, que residem na região metropolitana de São Paulo.

Persona: Joana, 25 anos, muito cuidadosa com a aparência e com a estética. Como acredita que um sorriso bonito é fundamental, sempre procura cuidar bem dos dentes e não mede recursos para isso.

Percebeu a diferença? É mais fácil se comunicar com a Joana do que com o público-alvo, não é mesmo? Portanto, ao produzir um conteúdo voltado à persona, você poderá atingir o seu público como um todo.

Funil de Vendas

O funil de vendas representa a jornada de compra do seu paciente, isso é, os caminhos que ele percorre até chegar à sua clínica por meio da internet. Esse funil pode ser dividido em três partes:

  • Topo do funil: momento em que a persona descobre ter um problema;
  • Meio do funil: aqui ela começa a buscar soluções para esse problema;
  • Fundo do funil: nessa última fase, ela encontra quem pode resolver esse problema.

Portanto, a produção dos seus conteúdos precisam seguir essas mesmas etapas da jornada de compra do seu paciente. Vejamos, então, exemplos de títulos de conteúdos voltados à persona Joana, cuja dor é evitar o tártaro:

  • Topo de funil: “Descubra o que causa tártaro nos dentes”.
  • Meio de funil: “Conheça as 7 melhores práticas para evitar o tártaro”.
  • Fundo de funil: “Você está com tártaro? Conheça os melhores tratamentos para o tártaro”.

Palavras-chave

Cada conteúdo precisa ter como base uma palavra-chave, ou seja, o termo que a pessoa insere nos buscadores para encontrar uma resposta em qualquer etapa do funil.

Para conteúdos de topo, é recomendado usar palavras com maior volume de buscas, que tragam mais visitas. Como, por exemplo, “tártaro nos dentes”. Já no meio do funil usa-se palavras que são mais específicas, como “práticas para evitar o tártaro”.

Por fim, no fundo, as palavras têm uma especificidade ainda maior — “tratamentos para tártaro”, por exemplo — por serem voltadas àqueles que já procuram uma solução.

Landing page

A persona, o funil de vendas e as palavras-chave são os caminhos para trazer visitantes ao seu site. O próximo passo é pensar na geração de leads, ou seja, pessoas com possível interesse nos seus serviços.

Uma das formas mais eficazes de gerar leads quentes é por meio de uma landing page, isto é, uma página de captura com um formulário que o visitante deve preencher informando nome, telefone, e-mail etc. Assim, ele se torna um lead quente para o seu consultório.

Porém, é difícil que alguém ceda essas informações de forma gratuita, não é mesmo? Por isso, você deve ter uma moeda de troca como um e-book. Assim, seu público ficará mais disposto a informar os seus dados se a oferta for “Preencha o formulário e baixe gratuitamente o nosso e-book O Guia do Sorriso Perfeito”, por exemplo.

Como o Marketing de Conteúdo para dentistas pode ser feito?

Agora que você pôde entender como o Marketing de Conteúdo funciona, fica mais fácil compreender como ele pode ser aplicado à odontologia.

Uma pessoa procura um dentista porque está com algum problema bucal ou quer evitar que isso aconteça, certo? Por isso, é comum que dentistas deem dicas para o paciente cuidar da higiene bucal em casa.

Logo, tudo o que diz respeito ao universo do paciente pode ser usado para a composição desses conteúdos: como escovar da maneira correta, quais são os cuidados necessários para manter os dentes saudáveis, de quanto em quanto tempo é preciso ir ao dentista, o que fazer se um dente quebrar etc.

Todos esses assuntos podem ser aproveitados para a criação de conteúdos no seu blog, pois, assim, você está passando dicas para resolver os problemas que ele tem.

Claro que para um dentista esses assuntos são muito simples, mas devemos lembrar que eles são voltados à persona. Portanto, se ela tem dificuldades para escovar os dentes adequadamente, dicas de como fazê-lo será muito útil para ela.

Sendo assim, tanto no blog quanto em outros canais (como redes sociais e e-mail marketing), é fundamental focar na dor que a sua persona sente e nas soluções que eles buscam na web. Isso é a base fundamental para que a estratégia de conteúdo gere valor ao público, de modo que eles fiquem mais propensos a se tornarem pacientes na sua clínica.

Agora que você já sabe como fazer Marketing de Conteúdo para dentistas, que tal aprender a fazer uma estratégia de Marketing Digital completa para a sua clínica? Baixe este nosso e-book e aprenda agora mesmo!

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